Porque Jacó adotou os filhos de José?

Perguntado por: oresende . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.7 / 5 19 votos

Ele tinha um único pedido: Ser enterrado na terra que Deus prometera a ele, seus pais e sua posteridade. Antes de morrer, Jacó designou as responsabilidades de primogenitura. Geralmente, o primeiro filho a nascer recebe a bênção e as responsabilidades da primogenitura.

- A descendência: Foi com Lia que Jacó gerou Judá, que veio a gerar o Senhor Jesus, o responsável por abençoar todas as famílias da terra.

Após se passar pelo irmão para obter a bênção do pai, Isaque (já em leito de morte), Jacó entra em pé de guerra com Esaú. Sua mãe aconselha-o a sair de casa, prometendo-o chamar de volta quando o irmão se acalmasse. Neste ponto a idade de Jacó é de 40 anos.

A tribo de José foi uma das tribos de Israel, embora desde Efraim e Manassés juntos tradicionalmente constituíssem a tribo de José, que era muitas vezes não listada como uma das tribos, em favor de Efraim e Manassés a listada em seu lugar.

“Israel amava mais a José do que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica de várias cores. Vendo, pois, seus irmãos que seu pai o amava mais do que a todos eles, odiavam-no, e não lhe podiam falar pacificamente.” (Vv. 3-4) Para complicar mais a mãe do rapaz era a amada do pai.

Cada um dos filhos de Jacó se tornou uma tribo de Israel. Manassés e Efraim foram adotados por Jacó, cada um se tornando uma tribo, em vez de serem apenas uma (José). Apesar da bênção maior ir para Efraim, os descendentes de Manassés também se tornaram uma tribo muito grande.

Jacó abençoa seus filhos e a semente deles — Rúben, Simeão e Levi são castigados — Judá governará até que venha Siló (Cristo) — José é um ramo frutífero junto à fonte — Seus ramos (os nefitas e os lamanitas) se estenderão sobre o muro — O Pastor e a Pedra de Israel (Cristo) abençoará José temporal e espiritualmente — ...

A tribo de Judá, as suas conquistas e a centralidade de sua capital em Jerusalém para a adoração do deus Javé figuram proeminentemente na história deuteronomista, abrangendo os livros de Deuteronômio a II Reis, que a maioria dos estudiosos concorda que foi reduzida a forma escrita, embora sujeito a alterações e emendas ...

Até aquele momento Jacó era o enganador – este é o significado de seu nome, mas Deus estava começando a escrever uma nova história com Jacó. Jacó passou longo período no exílio. Casou, teve filhos e foi enganado diversas vezes por seu sogro, Labão, um vilão assumido.

Após longos anos, Jacó entende que Lia foi escolhida por Deus e se declara: “Eu te amo”

Deus permitiu porque era Lia que Ele tinha escolhido, não Raquel. A que chamou atenção de Deus: Deus viu o desprezo que Lia passava e abriu a sua madre (Gn 29:31). Enquanto não fez o mesmo por Raquel que também era estéril.

Isaque e Rebecca sabiam que Jacó seria maior que Esaú. Mas Isaque amava a Esaú, enquanto Rebecca amava a Jacó. Sabendo da promessa, Rebecca e Jacó enganaram e mentiram para Isaque para receber sua benção. Gênesis 29: 18.

Tinha Davi trinta anos quando começou a reinar e reinou durante quarenta anos. Jesus tinha cerca de trinta anos de idade quando iniciou seu ministério.

1644 a.C., Egito

Além de que todos os filhos de Lia nasceram antes do nascimento de José, que é designado como “filho da sua velhice” (Gn 37:3). José nasce em 2259, 14 anos depois da chegada de Jacó a Harã.

Na época, ele vivia no Egito, pois desde que deixou a terra de Canaã para reencontrar o filho José (Juliano Laham), nunca mais retornou. As escrituras dizem que o patriarca viveu ao lado de José no Egito durante 17 anos. Sendo assim, como Jacó viveu no total 147 anos, ele chegou na terra do faraó aos 130 anos de idade.