Porque jogos viciam tanto?

Perguntado por: emendes6 . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.8 / 5 20 votos

Segundo o artigo, o contato excessivo com jogos eletrônicos pode causar mudanças no comportamento dos adolescentes. O texto faz relação com a dopamina, um neurotransmissor ligado diretamente à dependência em jogos, inclusive os eletrônicos.

Um estudo realizado pela universidade de Oxford comprovou que os jogos eletrônicos podem ser um grande aliado de quem sofre com transtornos mentais, como depressão e ansiedade. De acordo com o estudo realizado pela faculdade britânica, pessoas que jogam por até quatro horas por dia notam que se sentem mais alegres.

Transtorno do jogo compulsivo é doença
Refere-se a um quadro psiquiátrico, que se caracteriza por comportamentos persistentes e problemáticos relacionados a jogos, e que demanda atenção médica, pois pode acarretar um nível de sofrimento muito grande ao indivíduo, além de outros prejuízos nas demais áreas de sua vida.

5 sinais de que você pode estar viciado:

  • Não tem mais controle sobre a busca ou não consegue parar de usar/fazer algo;
  • Aumento do consumo ao longo do tempo;
  • Tolerância menor a cada vez que usa;
  • Sinais de abstinência quando para o consumo;
  • Ter um padrão disfuncional que traga prejuízo à sua rotina diária.

“No caso dos jogos, especificamente, a prática excessiva pode causar problemas ortopédicos, como lesões por esforço repetitivo, tendinites e acentuar quadros de sedentarismo, caso a pessoa não use algumas horas do dia para a prática de exercícios”.

Criação de dívidas, dificuldade de concentração, descontrole emocional, diminuição das habilidades sociais, problemas de visão, dores musculares, desenvolvimento de transtornos graves como ansiedade e até mesmo depressão.

Hellblade: Senua's Sacrifice

Hellblade: Senua's Sacrifice
O jogo foi criado a partir de eventos reais após a invasão viking nas ilhas Orkney e a personagem Senua viaja para um dos mundos da Mitologia Nórdica. Enquanto a jornada dela acontece, o game mostra com clareza como se comporta uma pessoa com ansiedade e até mesmo com episódios de psicose.

O uso excessivo de jogos online leva ao desestímulo de atividades escolares e sociais, e causa sintomas de abstinência quando retirados, segundo o estudo. Também faz com que o adolescente se isole e tenha comportamento agressivo.

A pesquisa aponta um dado interessante, os primeiros lugares na lista de jogos mais tóxicos estão DOTA e CSGO, ambos da empresa Valve Corporation, com taxas acima de 75% de má experiência durante as partidas. Assim, nessa lista também estão outros jogos famosos como Overwatch, PUGb e League of Legends.

O estudo, que começou em 2019 pelo site, teve o Dota 2 como jogo mais tóxico na época e também em 2020. Contudo, em 2021 o VALORANT surgiu como o jogo online mais tóxico com aproximadamente 79%, um 1% a mais do Dota 2.

Call of Duty, Fortnite e World of Warcraft são os games mais estressantes. É o que apontou uma pesquisa feita pela empresa norte-americana Comfy Sacks. De acordo com o estudo, que ouviu mais de 1000 pessoas, 61,5% de quem joga quase diariamente sente estresse durante os jogos.

Em contrapartida, o profissional diz que alguns autores sugerem que muitos dos usuários que fazem uso excessivo de videogames e internet apresentam formas exacerbadas de vulnerabilidade pessoal, como, por exemplo, uma baixa tolerância à frustração, ansiedade social, e problemas relacionados à autoestima.

Segundo Lima (1996), o jogar compulsivo estaria entre os "transtornos do espectro obsessivo-compulsivo" devido às suas similaridades formais dos sintomas, mas deve ser considerado à parte do transtorno obsessivo-compulsivo porque os indivíduos experienciam certo prazer na sua execução.

Segundo a entidade, o diagnóstico não é simples e precisa ser baseado em uma série de sintomas que incluem a falta de controle sobre o impulso de jogar videogame, a tendência em priorizar o jogo em detrimento de outras obrigações e um envolvimento contínuo e intensificado, apesar das consequências negativas, que ...