Porque me preocupo tanto com o que os outros pensam de mim?

Perguntado por: hgaspar . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.3 / 5 4 votos

Por exemplo, a preocupação excessiva com o que os outros pensam costuma se originar do medo de julgamentos. Este, por sua vez, pode ter raízes em um pensamento (“se acharem que eu sou uma pessoa X ou Y, algo ruim vai acontecer”) ou uma emoção (vergonha, ansiedade, hesitação, falta de confiança).

Confira as dicas, respire fundo e acredite que tudo dará certo:

  1. Faça uma lista. Listas sempre ajudam a ter uma visão mais ampla de uma situação. ...
  2. Trabalhe bastante. Com muita coisa para fazer, simplesmente não haverá espaço no seu cérebro para preocupações. ...
  3. Puxe assunto. ...
  4. Medite. ...
  5. Faça algum exercício. ...
  6. Saia da internet.

A preocupação crônica também pode ser um sintoma importante do Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), um transtorno de ansiedade comum que envolve tensão, nervosismo e um sentimento geral de mal-estar que afeta toda a sua vida. Nesse caso, o ideal é sempre procurar um especialista.

O que o outro pensa sobre mim, é apenas o que ele pensa e somente isso. Não me define, não me limita, não me descreve. Esse poder, apenas eu tenho. Os outros sempre serão espectadores daquilo que acham que sabem...

Pare de falar sobre essa pessoa com seus amigos.
Não fofoque sobre ela nem a insulte pelas costas. Fazer isso é entrar no jogo dela e falhar em fortalecer o respeito por si mesmo. Quando alguém perguntar o que aconteceu entre vocês, diga algo parecido com: "Cansei de lidar com ele/ela".

7 dicas para superar os seus medos

  1. Aceite os seus medos. Uma das piores coisas que você pode fazer é negar que tem determinado medo. ...
  2. Escreva sobre os seus medos. ...
  3. Cultive pensamentos positivos. ...
  4. Ressalte as suas vitórias. ...
  5. Converse sobre os seus medos com amigos e familiares. ...
  6. Foque na sua respiração. ...
  7. Faça terapia.

A paroxetina é o medicamento mais estudado com metodologia duplo-cega, com melhores resultados e com boa tolerância. Atualmente, os indivíduos que têm sua vida prejudicada pela fobia social podem, com o tratamento eficaz, adquirir uma postura mais segura em situações sociais.

Uma boa estratégia para mudar o hábito de falar por impulso é exercitar se calar e praticar o silêncio quando sentir raiva ou o desejo de ofender alguém. Em outro momento, com mais serenidade, uma conversa difícil pode ser retomada, se necessário.

Perceba quando estiver preocupando-se com a opinião alheia.
Quando perceber que está se focando no que pensa outra pessoa, pare e encontre outro ponto de foco para o seu pensamento. Para conseguir não ligar para o que os outros pensam, é necessário treinar melhor os pensamentos e conseguir redirecioná-los.

Significado de Indiferente
A quem nada comove; que não se importa: homem indiferente. substantivo masculino e feminino Pessoa que se mostra desinteressada; quem não possui preocupações, interesses ou sentimentos pessoais acerca de algo ou de alguém; insensível. Etimologia (origem da palavra indiferente).

Como saber se seu parceiro se importa com você de verdade?

  1. O interesse pelas pequenas coisas. O interesse não está em que nos perguntem simplesmente “dormiu bem?”, “que horas você volta do trabalho?”, “que hora nos vemos?”. ...
  2. O compromisso. ...
  3. A necessidade de estarem juntos. ...
  4. A importância da comunicação.

Especialistas acreditam que o complexo de inferioridade seja ocasionado pela repetição de situações que levam uma pessoa a se sentir “menos” que as outras. Isso pode acontecer em diferentes contextos — na escola, na vida profissional ou na própria família, por exemplo.

A pessoa que se preocupa de forma excessiva não aproveita o seu presente, pelo fato de sua mente estar sempre querendo desvendar o futuro ou então não sai do passado. Por isso, ela fica nervosa, e não consegue achar uma saída suas preocupações, sendo incapaz de se desfazer do hábito nocivo.

Quem se preocupa demais com o que os outros pensam pode perder a criatividade, pois para oferecer algo novo ao mundo devemos eliminar as amarras. Exemplo:As pessoas podem acabar sendo “vitimas da moda” pois alguns podem seguir à risca o que a mídia apresenta como o que deve ser usado.

O que os outros pensam é problema deles. Você não precisa se achar feia porque te disseram isso. A beleza não vem do que os outros pensam e sim do que existe dentro de você. O que os outros pensam de nós teria pouca importância se não influenciasse tão profundamente o que pensamos de nós mesmos.