Porque meu aparelho não vai até o último dente?

Perguntado por: amoura . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 3 votos

Olá. Geralmente não é colocado, mas se o dente estiver em posição errada ou atrapalhando alguma movimentação dentária o ortodontista tende a instalar o aparelho nele também.

Ele fica atrás dos dentes frontais e consiste basicamente em um fio de aço preso aos dentes. Ao contrário do móvel, a manutenção e a retirada só devem ser feitas por um ortodontista.

Desse modo, então, colocar o aparelho ortodôntico em cima e embaixo vai garantir o alinhamento dos dentes, assim como o realinhamento da mordida do paciente.

Geralmente, o tratamento ortodôntico pode levar entre 6 e 24 meses. Vale ressaltar, porém, que a duração do processo depende de uma série de fatores, variando de pessoa para pessoa.

Para sermos mais precisos, o tempo mínimo é de 8 meses e o tempo máximo que uma pessoa fica com aparelho nos dentes é de 30 meses — em raros casos.

No entanto, é possível ter uma estimativa: um tratamento ortodôntico normal dura, em média, entre 12 a 24 meses. Fatores que podem alterar essa duração são: a gravidade da má oclusão, necessidade ou não de extrações, idade do paciente, problemas hormonais, medicações e a mecânica utilizada.

Se você usa aparelho, é provável que tenha bandas (anéis metálicos) nos molares (dentes do fundo). As bandas são usadas para evitar descolamentos repetidos dos tubos dos molares e funcionam muito bem quando estão bem adaptadas à anatomia do dente.

Especialistas indicam as correções a partir dos 7 anos – quando as crianças apresentam a chamada dentição mista (dentes de leite e dentes permanentes) – mas em alguns casos isso pode mudar. Por isso a avaliação de um profissional é essencial para definir o planejamento adequado.

6 fatos que você vai descobrir quando tirar o aparelho

  1. 1.Infelizmente, não acabou totalmente...
  2. Talvez você não pare de sorrir e faça novos amigos.
  3. 3.Você pode estranhar seu novo sorriso.
  4. 4.E é possível que seus dentes estejam manchados.
  5. Não, a higienização bucal não deve afrouxar.
  6. Fim das restrições alimentares!

Saiba como acelerar o tratamento ortodôntico com essas 6 dicas

  1. Escolha profissionais experientes. ...
  2. Prefira aparelhos tecnológicos. ...
  3. Cuide bem da higiene bucal. ...
  4. Compareça às consultas de manutenção. ...
  5. Evite o que causa danos ao dispositivo. ...
  6. Respeite o tempo de uso do aparelho.

Por outro lado, na mordida correta, os dentes, quando cerrados, devem tocar uns nos outros de uma forma corretamente alinhada. Ou seja, os dentes superiores devem se encaixar com os dentes inferiores.

Para verificar se o aparelho é realmente necessário, é fundamental que você agende uma consulta com um ortodontista de confiança. Ele analisará os seus dentes e também solicitará exames complementares, como o raio-X, para ter uma visão ainda mais ampla da questão.

Azul marinho, verde escuro, roxo e preto são as cores mais escolhidas entre os adultos. Por serem mais fáceis de combinar com roupas e acessórios, são consideradas clássicas. Pelo contraste, as cores escuras também dão a impressão de dentes mais brancos.

Aparelhos ortodônticos e seu tom de pele
Se você tem a pele escura ou morena, opte por tons de joias brilhantes, como ouro, turquesa, violeta ou marinho. Se tem a pele clara, cores frias ficam melhores, então experimente prata, azul celeste, rosa claro ou lilás.