Porque meu filho me trata muito mal?

Perguntado por: nleiria7 . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 11 votos

Por que os filhos maltratam os pais? Os motivos podem ser muitos. Um deles pode ser entendido pela má educação dos pais. Por exemplo: o pai que faz as vontades dos filhos, e depois se recusa a lhes dar tudo o que querem, pode ser vítima de maus-tratos.

Ouça-o e entenda por que ele está magoado
Muito provavelmente, você quer que as pessoas te entendam, tenham empatia com você e que seus sentimentos sejam validados. Embora seja difícil ouvir sobre o quanto você magoou seu filho, você precisa fazer isso para entender exatamente como você o machucou e por quê.

Os filhos rebeldes que se arrependerem desfrutarão da salvação e de todas as bênçãos que a acompanham, mas a exaltação é muito mais do que isso. Ela precisa ser plenamente merecida. Saber quem será exaltado é uma questão que deve ser deixada para o Senhor em Sua misericórdia.

Os motivos podem ser muitos. Um deles pode ser entendido pela má educação dos pais. Por exemplo: o pai que faz as vontades dos filhos, e depois se recusa a lhes dar tudo o que querem, pode ser vítima de maus-tratos.

Entenda o que motivou a raiva
Para ajudar a criança a se acalmar é preciso, antes, buscar entender o que fez com que ela ficasse irritada. "A melhor forma de lidar com a irritação dos nossos filhos é primeiro de tudo entender o que está acontecendo, o contexto da criança para ela estar mais irritada.

As diferenças geracionais, os maus-tratos na infância e que deixam marcas profundas nos filhos, problemas com heranças, mau relacionamento familiar desde cedo, entre outras, são as principais causas desta tomada de posição de muitos filhos que optam por seguir a sua vida distantes dos pais.

Confira as 4 dicas para melhorar a relação entre pais e filhos

  1. Dedique-se a conhecer seus filhos. Para melhorar o vínculo afetivo entre pais e filhos, é importante se dedicar e investir em conversas e momentos juntos. ...
  2. Tenham um hobbie em comum. ...
  3. Saiba respeitar suas opiniões. ...
  4. Desenvolva sua Inteligência Emocional.

Dói, é verdade, mas mesmo assim luto contra a frustração e jamais vou desistir. Enquanto me restarem vida e forças, terei esperança em que seu coração enxergará. Todos atravessamos diferentes fases na vida, todos erramos, uns mais outros menos, e eu quero que você saiba, meu filho, que quando quiser, estarei aqui.

Quando a criança diz “eu te odeio, mãe”, é um ódio de sentir-se impotente. Não é fácil ter alguém ditando as regras a todo tempo. Na disputa por poder o foco da criança é a autonomia que ela deseja e não o amor que ela sente.

Se o seu filho te despreza, deve ser porque você não aceita as escolhas que ele faz. Sabemos que é inevitável colocar expectativas nos filhos, mas o problema é quando você não aceita que ele vá para um caminho diferente do qual você traçou.

Quando os filhos nos decepcionam, nosso sorriso pode parecer igual, mas nosso coração nunca mais se alegra da mesma forma. Uma mãe magoada com o filho tem a capacidade de perdoar muitas vezes, mas nunca esquece os sofrimentos que passou. A pior decepção da velhice é constatar que os filhos não nos honraram.

Independentemente da situação, seu filho entenderá que precisa ser independente. Antes de decidir expulsar seu filho de casa, ouça o que ele tem a dizer e explique os seus motivos para pensar nesse assunto. Adultos de verdade estão sempre dispostos a conversar e ouvir o outro na hora de resolver problemas.

Dicas para lidar com filhos rebeldes

  1. Estabeleça regras. O jovem precisa entender que, para viver em sociedade, é preciso seguir diversas regras — que começam dentro de casa. ...
  2. Não encoberte os erros. ...
  3. Converse e explique o motivo de suas decisões. ...
  4. Maneire nas críticas.

Expurga-me tu dos que me são ocultos. Também da soberba guarda o teu servo, para que se não assenhoreie de mim. Então serei sincero, e ficarei limpo de grande transgressão. Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, Senhor, Rocha minha e Redentor meu!”