Qual médico trata trismo?

Perguntado por: eoliveira . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.2 / 5 4 votos

Procure um cirurgião bucomaxilofacial. Problemas de abertura bucal normalmente estão relacionados a articulação temporomandibular e seus desarranjos internos.

Tome suplementos de glucosamina. Muito utilizada para tratar a artrite, já que é benéfica às articulações, a glucosamina também poderá fornecer bons resultados em caso de trismo. Ministre um suplemento diário e analise os resultados.

Trismo é considerado a limitação de abertura bucal cuja etiologia está associada a diversos fatores tais como disfunção temporomandibular, complicações exodônticas, lesão cancerosas, entre outras.

Concluiu-se que as duas terapias se mostraram válidas no controle do edema e trismo, sendo aassociação terapêutica dedexametasona e meloxicam mais eficiente no controle da dor, apresentando significância estatística durante o tempo de estudo.

Trismo é uma contração dolorosa da mandíbula. Pode ocorrer durante o ato de bocejar ou mastigar. Em casos mais graves, o trismo atrapalha e até impede a abertura da boca. A diferença entre o tamanho da abertura bucal em casos normais e em casos de trismo pode chegar a 15 milímetros.

– Aplicar toalhas quentes e úmidas aliviam a dor. – Uma colher de chá de sal em 350 ml de água morna mantida na boca do lado que dói também ajuda aliviar o desconforto do trismo. – Evitar tratamento dentário na região enquanto o trismo não é solucionado.

Massageie todo o maxilar onde há dor com as pontas dos dedos em movimentos leves e circulares. Belisque suavemente a região com o dedo indicador e o polegar para soltar a pele do músculo por algumas vezes. Com as duas mãos, alongue sua mandíbula para baixo, abrindo lentamente a boca para cada um dos lados.

Se você apresenta limitação de abertura bucal, consulte-se com um especialista em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial para um melhor diagnóstico. Resumindo, limitação de abertura bucal tem várias causas potenciais e seu tratamento dependerá da identificação da causa do problema.

A palavra trismo, que vem do grego trismos, é definida como um espasmo tetânico prolongado dos músculos da mandíbula que limita ou dificulta a abertura normal da boca.

  1. Placas de mordida. Indicadas especialmente a pessoas que costumam ranger os dentes enquanto dormem.
  2. Exercícios fonoaudiólogos. Eles visam treinar a “postura” da mandíbula e fazer o alongamento e o fortalecimento dos músculos.
  3. Exercícios de fisioterapia. ...
  4. Medicamentos. ...
  5. Acupuntura. ...
  6. Cirurgias.

O Trismo se configura como a dificuldade de abrir a boca devido a uma contração dos músculos da face responsáveis por este trabalho. Esta contração pode ocorrer após procedimentos cirúrgicos na face ou pescoço e, também, após procedimentos realizados nos dentes.

Trimusk (cafeína + carisoprodol + diclofenaco sódico + paracetamol) apresenta uma composição relaxante muscular, anti-inflamatória e analgésica (ação contra a dor), indicada no tratamento do reumatismo, o qual em geral, está associado a queixas como a dor e sinais inflamatórios como inchaço, calor local e eventual ...

A melhor opção quanto a potência analgésica e segurança é o ibuprofeno (400-800 mg), que também pode ser utilizado em crianças. Outras alternativas são o diclofenaco (50-100 mg) e o ácido acetilsalicílico 1000 mg, mas estes têm mais efeitos adversos e não podem ser usados em crianças de pouca idade.

O Trismo pode ser conceituado como uma grande dificuldade para realizar atividades que demandam a abertura da boca, como falar e mastigar. Essa dificuldade pode ocorrer devido a uma contração dos músculos da face responsáveis por este trabalho.

Uma pessoa de tamanho normal pode abrir a boca pelo menos 4 centímetros.

Os remédios podem ser indicados pelo médico ou dentista, e costumam ser analgésicos e anti-inflamatórios, como Dipirona ou Ibuprofeno, para aliviar crises de dor. Nestes períodos, o uso de um relaxante muscular, como Ciclobenzaprina, também pode ser recomendado, para diminuir a tensão na musculatura.

Colocando uma mandíbula deslocada de volta ao seu lugar
Colocam os outros dedos ao redor da parte inferior do maxilar inferior. Pressionam para baixo sobre os dentes de trás e empurram o queixo para cima, até que as articulações da mandíbula retornem para sua posição normal.

Sentado, incline lateralmente seu pescoço e com a ajuda da mão realize uma leve pressão de maneira que sinta alongar levemente a região contralateral. Mantenha 40 segundos e repita do outro lado. Num segundo momento, leve o queixo em direção ao peito e com as duas mãos empurre levemente e mantenha por 40 segundos.

Dor e alterações nos maxilares em movimentos de abertura e fechamento de boca deve ser cuidadosamente avaliados por um cirurgião Bucomaxilofacial. Esse profissional é especializado e capacitado a tratar as alterações relacionadas aos ossos da face.

Continuar lendo O que é trismo severo?