Quem está amamentando pode tomar café?

Perguntado por: lzagalo . Última atualização: 11 de janeiro de 2023
4.7 / 5 12 votos

Não há qualquer problema em consumir cafeína enquanto amamenta desde que não exagere. Isto significa que deve limitar o seu consumo a uma ou duas chávenas de café por dia (ou não mais do que 200 mg por dia).

A recomendação é tomar no máximo duas xícaras de café por dia, o que equivale a 200 mg de cafeína, ou também pode-se optar pelo café descafeinado.

Alimentação durante a amamentação evita cólicas no bebê
Para evitar cólicas no bebê, é importante que a mãe não coma em excesso alimentos que provocam gases, como feijão, ervilhas, nabo, brócolis ou couve-flor, por exemplo. Além disso, o uso de alguns chás na amamentação também pode provocar cólicas no bebê.

O café é estimulante do sistema nervoso. Na fase da amamentação a sua ingestão deve ser reduzida, pois é prejudicial à qualidade do sono da mãe. O excesso de cafeína pode acumular-se no leite, podendo deixar o bebê agitado e com dificuldade em dormir, além de afetar a quantidade de ferro do leite materno.

Desse modo, quem amamenta pode, sim, comer ovos, exceto se houver a presença de alergia. A quantidade indicada por nutricionistas é de três a quatro ovos por semana. Os especialistas alertam apenas para que haja moderação, porque, assim como outras comidas, a ingestão de ovo em excesso pode fazer mal ao organismo.

Camomila: além das propriedades calmantes, o chá também ajuda a diminuir a frequência das cólicas; Erva doce: auxilia no sistema digestivo e no alívio de gases e cólicas, além de ser bem aceito por conta do sabor naturalmente adocicado; Capim-santo: excelente para ajudar no funcionamento do intestino do bebê.

"Alimentos ricos em açúcar, pão branco e arroz branco também devem ser evitados. São extremamente calóricos e, por isso, contribuem para o ganho de peso materno e do bebê", explica Luciana. Mesmo assim, a nutricionista ainda destaca que não existe um alimento específico que cause cólicas ou dores no bebê.

Frutas cítricas: os cítricos podem ser prejudiciais na função digestiva e causam azia no bebê. Outros alimentos a serem evitados durante a amamentação: pimenta, cebola, alimentos processados, alimentos crus, peixes de carne escura e bebidas alcoólicas.

Paloma explica que, entre o 3º e o 4º dia de vida do bebê, a mãe vai ter um pico de produção de leite, que é conhecido como apojadura — a famosa “descida do leite”. Nesse período, o corpo da mãe começa a se transformar para receber esse leite mais gorduroso.

O que não pode fazer amamentando

  • Mãe. ...
  • Bebê ...
  • Tingir os cabelos. ...
  • Tomar remédios sem prescrição médica. ...
  • Praticar exercícios pesados. ...
  • Bebidas alcoólicas. ...
  • Alimentos.

Os seguintes sinais mostram que seu bebê não está recebendo leite suficiente:

  1. Baixo ganho de peso. É normal nos primeiros dias o recém-nascido perder 5% a 7% do peso que tinha ao nascer – alguns perdem até 10%. ...
  2. Fraldas molhadas ou sujas em número insuficiente. ...
  3. Desidratação.

Chás para aliviar a cólica do bebê

  • Chá de camomila. O chá de camomila é calmante e antiespasmódico, ajudando a melhorar a digestão e acalmar o bebê, além de aliviar a cólica. ...
  • Chá de funcho. Esse chá possui propriedades antiespasmódicas, digestivas e relaxantes, que melhoram a digestão e diminuem as cólicas e os gases.

Para identificar se o bebê mamou o suficiente, a mãe deve verificar se o peito que o bebê mamou está mais vazio, ficando ligeiramente mais mole do que antes. Outra opção para confirmar se o peito esvaziou é pressionar perto do mamilo para verificar se ainda sai leite.

Evite leite e seus derivados
Por isso, nos primeiros meses de amamentação pode ser interessante manter os alimentos ricos em lactose longe do cardápio da lactante. E, caso a mãe ingira algum destes alimentos, é importante observar se o bebê irá apresentar cólicas ou gases, num período de 6 a 8 horas.

Não. Embora a mulher tenha que ter cuidado ao ingerir chocolate enquanto estiver amamentando, ela não precisa cortar esse alimento da dieta. O problema de comer chocolates na lactação é que algumas substâncias passam para o leite materno, provocando reações alérgicas no bebê.

Altos níveis de cafeína durante a gravidez podem causar aborto espontâneo e bebês com baixo peso ao nascer, podendo levar ao ganho excessivo de peso nos primeiros anos da criança, o que pode aumentar o risco de problemas de saúde mais tarde na vida.

Não existem evidências de que a fruta possa causar as desconfortáveis cólicas no bebê, sendo que a banana é um dos alimentos indicados para a lactante, já que a fruta é uma fonte nutriente e rica em fibras, que vai auxiliar no bom funcionamento do intestino.

A princípio quem amamenta está completamente liberada para comer de tudo, incluindo vegetais como brócolis, couve-flor, couve, couve-de-bruxelas e leguminosas como feijão, grão-de-bico, lentilha e ervilha.

O documento orienta a não oferecer água, chás e quaisquer outros alimentos para bebês de até seis meses de idade. Isso porque o leite materno possui a quantidade ideal de água e de outros nutrientes e vitaminas essenciais para o desenvolvimento adequado do bebê nessa faixa etária.

As cólicas surgem entre a 2ª e a 3ª semanas e duram até cerca das 12 semanas de vida, tendo o seu pico de incidência pela 6ª semana. Cerca de um terço dos bebês vai apresentar esses sintomas.