Porque não pode usar boné na mesa?

Perguntado por: lmendes . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.8 / 5 14 votos

A prática de tirar o chapéu quando se está à mesa é uma demonstração de respeito, seja pela pessoa que cozinhou a refeição ou pelo dono da casa. Os pais começam bem cedo a ensinar às crianças a tirar os chapéus.

"Tirar o chapéu" é uma expressão popular da língua portuguesa e significa "fato extraordinário", que merece homenagem, coisa digna de admiração. A expressão completa é "de se tirar o chapéu" e está ligada ao gesto de tirar o chapéu para cumprimentar alguém, como sinal de respeito.

Instrução Normativa DIVISA/SVS Nº 16 DE 23/05/2017, legislação estadual do Distrito Federal: “Os manipuladores de alimentos devem utilizar uniformes conservados, limpos e de cor clara; toucas, bonés ou gorros que protejam totalmente os cabelos.”

A tendência atual permite e em alguns casos até indica o uso do boné à noite, a depende do local e ocasião. Os modelos são os mais variados possível, sendo escolhido de acordo com o estilo de cada pessoa, ou ainda, conforme o visual que deseja montar. A regra geral é evitar o acessório em eventos ou com looks sociais.

Só não é permitido votar sem camisa ou com roupa de banho. Portanto, é possível ir de bermuda, boné, chinelo ou e de regata, por exemplo, aos locais de votação.

Usuários: Estão proibidos de usar chapéus, capacetes, bonés ou toucas. Óculos escuros para fins estéticos, fones de ouvidos e aparelhos eletrônicos também são vetados.

Não obstante, sempre que o chapéu – em especial quando a sua aba é longa – possa obstruir ou comprometer a visibilidade do outro (por exemplo, numa sala de teatro de concerto ou à mesa) deverá ser retirado permanecendo a cabeça descoberta.

Dessa forma, é bom ter um acessório para a lida e outro para ocasiões sociais. Quando você pega com no seu chapéu com as mãos oleosas ou sujas acaba estragando a superfície. Cuidado com a forma das abas: O chapéu country precisa ser manuseado com todo cuidado para evitar que a copa ou as abas acabem sendo amassadas.

O chapéu é visto como um condutor que exprime as ideias e os pensamentos que seu portador deseja manifestar. Segundo o dicionário dos signos, de Lexicon (1998, p. 54), o chapéu 'simboliza muitas vezes a cabeça ou os pensamentos; mudar de chapéu pode significar também mudar de ideia.

Na cultura do velho oeste estadunidense, quando um homem tirava o chapéu à mesa, ele demonstrava que não tinha desavenças com ninguém e que veio em paz. A remoção do chapéu para mostrar o rosto envolvia uma demonstração de respeito pelas pessoas ao redor e de intenções pacíficas.

Terceira razão: o boné expõe o aluno a risco por atrair a ambição de ladrões. Quarta razão: o boné descaracteriza o uniforme. Quinta razão: o boné quebra o decoro social, denota incivilidade, desrespeito, falta de etiqueta no convívio social.

Segundo a dermatologista Luiza Ottoni, especialista em tricologia, o uso de bonés não aumenta a queda dos fios, pois o processo que os torna mais finos e, posteriormente, leva à queda de cabelo é, geralmente, decorrente de ação hormonal. Mas fique atento: a testosterona nem sempre é a única causa da calvície.

O principal problema no uso contínuo do boné é que ele abafa o couro cabelo e isso contribui para o aumento de oleosidade, aparecimento de caspas, podendo derivar até para uma dermatite. Mas calma! Isso é só em casos de uso constante e diário.

Porque usar boné faz mal para a saúde dos fios? Há diferentes casos em que o boné pode causar danos aos fios. Um deles é o uso em excesso. Usar o boné diariamente e por muitas horas pode provocar o abafamento do topo da cabeça, trazendo disfunções para o couro cabeludo e, consequentemente, para os fios também.

Em dias de sol, o acessório é indispensável para a prática de exercícios físicos ao ar livre. Além de proteger o rosto, ajuda a absorver um pouco o suor, evitando que escorra pelo rosto.

Os bonés podem ser usados quase em todas as ocasiões, sejam em festas de aniversário e outras comemorações, só não recomendamos em eventos mais formais como casamentos.

Não é permitido o uso de boné em horário de trabalho.

Brasília, 13/05/2009 – O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu manter a proibição para a entrada de pessoas trajando calção, short, bermuda, camiseta regata, minissaia, miniblusa, “blusa com decote acentuado”, chapéus e bonés em dependências judiciárias.