Porque não se deve tomar café requentado?

Perguntado por: asalazar . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.1 / 5 14 votos

Quando você requenta o café, os compostos responsáveis por esse aroma delicioso começam a evaporar. Isso significa que, mesmo que o gosto do café ainda seja aceitável, ele não será capaz de proporcionar a mesma experiência sensorial que um café fresco oferece.

Você sabia? Um dos fatores que influenciam decididamente no sabor (gosto, aroma e sensação tátil) do café é o modo de preparo. Os baristas recomendam nunca ferver o café (pó) para evitar a perda das substâncias que atuam na formação do sabor.

Segundo isso, o ato de sempre consumir o café que foi esquentado, pode prejudicar a saúde a longo prazo. Sobretudo, este também deixa a boca com gosto amargo durante um extenso período de tempo, o que pode ser muito ruim.

Tente consumir o café em até no máximo 1 hora após o preparo. LEMBRE-SE: café feito no dia precisa ser consumido no dia. Nada de preparar o café na segunda-feira e bebe-lo na terça, pois o café mesmo depois de preparado também perde potencial de aroma e sabor.

12 horas

As garrafas térmicas de qualidade são capazes de manter o café quente por até 12 horas, mas o ideal é consumi-lo o mais breve possível. Se o café não for consumido em até 2 horas, é recomendado descartá-lo. Caso contrário, a bebida pode sofrer oxidação e perda de sabor.

R: Café amanhecido ou requentado é ruim, porque sofre alteração de sabor e odor, devido a oxidação de alguns de seus componentes, como óleos e polifenóis. Oxidação é o processo que acontece quando uma matéria orgânica entra em Page 2 contato com o oxigênio, causando alterações nas suas propriedades.

Café só até o início da tarde
O recomendado é consumir a bebida até as 14h, já que os níveis de cafeína continuam presentes no organismo até sete horas após a ingestão. Isap ensina que, durante o dia, o cérebro produz adenosina, hormônio associado ao sono.

Se você tiver acesso a um micro-ondas, pode jogá-lo por alguns minutos. No entanto, você perderá um pouco desse bom gosto. Alternativamente, você pode aquecer o café no fogão, o que ajudará a manter o sabor.

A oxidação do café acelera quando ele fica exposto à luz, umidade ou extremas temperaturas (frias ou quentes). Nesse sentido, o processo de torra e moagem já contribuem para que este determinado café já tenha um certo “período de vida” e, se você não se preocupar em como armazená-lo, pode perdê-lo mais rapidamente.

Um estudo de longa duração publicado no European Journal of Preventive Cardiology descobriu que o café filtrado, ou seja, o coado, é a forma mais saudável para o consumo.

Provavelmente a sua avó coloca o açúcar junto com a água na hora de preparar o café, mas esse é um erro dos graves. Essa prática altera o sabor da bebida, muda o ponto da ebulição, além de ser um hábito descortês para receber as visitas, já que muita gente aprecia um cafezinho puro ou com adoçante.

Porém, ao ser requentado, o café (que já ficou oxidando durante o tempo que levou para esfriar) acelera o processo de oxidação e, assim, sua degradação. Além de aroma e sabor serem alterados, o café requentado pode causar enjoos, azia, e demais complicações.

Limpeza, adubo, auxiliar para espantar formigas… O pó de café usado possui diversas utilidades, confira!

  1. Fertilizar plantas. ...
  2. Combater a dengue. ...
  3. Como repelente de formigas. ...
  4. Esfoliante para revigorar a pele. ...
  5. Sabonete perfumado. ...
  6. Para absorver odores.

Portanto, o hábito de requentar o café para consumo, não é recomendado. O correto é que ele seja sempre consumido logo após o preparo. Um café fresco é capaz de proporcionar benefícios à saúde, além de ser muito mais gostoso.

Normalmente após 3 dias, já pode tomar o café quente, caso esteja tudo bem.

Apesar das mudanças que estão ocorrendo, você pode deixar o seu café preto coado de fora por mais de 24 horas em temperatura ambiente e ainda será seguro para beber. Dito isso, nesse ponto, você pode dizer adeus ao seu sabor original.