Porque neva nos Estados Unidos e no Brasil não?

Perguntado por: zcastro . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

Uma vez que os raios solares atingem a zona com maior intensidade. Então, quanto maior for a altitude, mais chances de cair neve no país. Como é o caso dos Estados Unidos, Canadá e alguns países da Europa. O nosso país está longe dos pólos, tendo a probabilidade de neve ser quase nula.

Os demais estados, incluindo todo o Norte, Nordeste e grande parte do Centro-Oeste possuem climas tropicais ou semiáridos e baixas latitudes e altitudes, tornando a neve (virtualmente) impossível. Não houve relatos de neve mesmo no ponto mais alto do Brasil, o Pico da Neblina.

Historicamente, não neva nos Estados Unidos nos seguintes lugares: Flórida, Arizona, Novo México, Oklahoma, Havaí, Texas e partes da Califórnia. Os melhores lugares para evitar a neve, portanto, estão nas partes sul e ocidental do país.

Registros de neve no Rio de Janeiro
Devido à elevada altitude, o inverno na região é marcado pelas baixíssimas temperaturas que, somadas a outros fatores, podem contribuir para a formação da neve. Os primeiros registros de neve no Rio de Janeiro aconteceram em 1920 e 1976.

A altitude elevada da Cordilheira dos Andes permite que os cenários fiquem nevados por mais tempo em alguns cartões-postais chilenos, até meados de setembro, quando a temperatura no hemisfério Sul começa a subir.

Comer neve para evitar a desidratação é um mito de sobrevivência que não pode ser levado a sério, e que pode inclusive provocar a morte. Algumas fontes afirmam que comer a neve ajuda a saciar a fome, mas na verdade ela pode baixar a sua temperatura corporal. Podendo até mesmo levar a hipotermia.

Em 1985, 1988 e 2012, houve ocorrência de neve no Parque Nacional de Itatiaia, na divisa com o estado do Rio de Janeiro. Há ainda registros não oficiais de neve em Monte Verde em 1979 e em 1999. Em 19 de junho de 1843 também há um relato de queda de neve em Ouro Preto, divulgado no Diário Oficial da União.

É mentira, no entanto, que há possibilidade de geada, neve ou qualquer tipo de precipitação invernal no Nordeste. As temperaturas ficarão mais amenas, mas não cairão o suficiente para formar qualquer tipo de fenômeno extremo no Estado.

Urupema é considerada a cidade mais fria do Brasil por apresentar uma temperatura média anual de 8°C, podendo ser maior ou menor dependendo da estação. No inverno, os termômetros da cidade catarinense chegam a registrar temperaturas abaixo de 0°C todos os dias. Geadas e até neve não ficam de fora em Urupema.

1. Palmas – Paraná Palmas é uma cidade no interior do Paraná que fica na divisa com Santa Catarina. Pelo fato de ser muito alta (está a mais de 1,1 mil metros de altitude) as chances de neve são muito grandes.

Sobre a possibilidade de neve, os especialistas ouvidos pelo CORREIO foram unânimes: impossível. “Não existe nenhum fenômeno meteorológico conhecido que possa fazer nevar na Bahia, mesmo em casos extremos”, cravou Cláudia Valéria, meteorologista do Inmet.

Descubra qual é o lugar mais frio do mundo! A Antártida, continente que fica no sul da Terra, é o lugar mais frio do planeta. Foi lá que os termômetros marcaram a primeira temperatura mais baixa já registrada: -89 graus Celsius, em 1983.

5 lugares com neve o ano todo para você conhecer

  • Tignes (França): uma geleira para esquiar até no verão. ...
  • Jungfrau (Suíça): alcance o topo da Europa. ...
  • Hintertux (Áustria): 365 dias de neve nos Alpes. ...
  • Titlis (Suíça): um dos lugares para ver neve o ano todo. ...
  • O Alaska tem muitas belezas nevadas para descobrir.

Death Valley (Vale da Morte, em português) é o nome dado à região desértica localizada a leste da Califórnia, próxima à fronteira com estado de Nevada.

Mas foi o que aconteceu. Não é a primeira vez – na história dos registros meteorológicos em São Paulo – que a capital paulista é atingida por uma massa de ar muitíssimo fria. Lá nos idos de 1918, mais especificamente no dia 25 de junho daquele ano, a população paulista foi tomada por uma surpresa vinda do céu: neve!

Nos países localizados na zona tropical, como Brasil, Equador, Peru, Tailândia, Venezuela e Quênia, não há muita mudança climática.

Para que a neve chegue no chão da mesma maneira que ela saiu da nuvem, é necessário que a atmosfera esteja com uma temperatura abaixo de zero em todo o trajeto — o que geralmente ocorre em locais de altitude mais elevada, onde é mais frio. Isso explica por que o fenômeno é tão raro no Brasil.

As 7 maravilhosas cidades da Argentina que nevam e merecem sua visita

  • Mendoza.
  • Cordoba.
  • Bariloche.
  • Ushuaia.
  • San Martin de los Andes.
  • Villa la Angostura.
  • Esquel.

Isso é particularmente para os meses de junho a agosto. O clima foi conhecido por ser extremo durante essa época possuindo ventos fortes e até neve em algumas ocasiões. Com uma altitude de 5,000 metros acima do nível do mar, quanto mais alto você subir, mais frio sentirá.

O inverno na Argentina vai de 21 de junho a 22 de setembro, sendo ideal para quem gosta de frio, pois o país costuma registar temperaturas bem baixas e muita neve. Mas, não em Buenos Aires, onde os termômetros marcam a média de 11°C na estação fria, dificilmente descendo abaixo dos zero graus.