Porque o álcool incha o corpo?

Perguntado por: dmachado . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.9 / 5 8 votos

“O consumo excessivo desses alimentos aumenta a retenção de líquidos. E alimentos gordurosos em excesso, como frituras, prejudicam a digestão, piorando o inchaço. Já o álcool provoca desidratação, fazendo com que o organismo retenha líquido”, adverte a nutricionista.

Para pessoas com alcoolismo leve ou moderado, a desintoxicação geralmente começa oito horas após a última bebida e dura entre cinco e sete dias. Para aqueles com alcoolismo grave, os sintomas de abstinência podem não diminuir por duas semanas ou mais. Detox é o processo de remoção de toxinas, como o álcool, do corpo.

Os açúcares tornam-se leveduras que se transformam em álcool. Então quem bebe cerveja todos os dias é alcoólatra e os efeitos do álcool afetam a saúde, pois o abuso de bebidas alcoólicas aumenta a mortalidade, podem causar doenças no fígado, câncer e doenças cardiovasculares.

Mito! Muitas vezes, culpamos a cerveja pelo aumento da gordura em nosso corpo, principalmente em regiões como a barriga. Entretanto, é bom lembrarmos que a cerveja não é uma bebida calórica e que o consumo moderado dela não causa barriga.

Beber bastante água é indispensável para evitar o inchaço, pois a hidratação adequada colabora com o bom funcionamento dos rins e a eliminação de toxinas do organismo.

Beba devagar e intercale a cerveja com água. "Assim reduz o número de calorias ingeridas, alivia a sensação de ressaca do dia seguinte e ainda ameniza o risco de desidratação. É que as bebidas alcoólicas possuem um efeito diurético.

"É muito comum escutar a pessoa dizer que só bebe nos finais de semana, então não tem problema. Mas isso não é verdade, esse comportamento é de risco e representa um perigo real", alerta a psiquiatra Carla Bicca, conselheira da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e Outras Drogas (Abead).

A ingestão excessiva de cerveja pode interferir nos níveis de açúcar no sangue, funcionar como diurético, causar doenças cardiovasculares, causar azia, aumentar os níveis de pressão arterial e interagir com certos medicamentos.

Ficar 30 dias sem bebida alcoólica pode melhorar os níveis de colesterol, de açúcar no sangue e deixar o fígado mais saudável, de acordo com Verônica Laino. Além disso, colabora com o emagrecimento.

Uma pessoa que bebe com frequência ou em grandes quantidades pode pensar que não é alcoólatra por conseguir ficar alguns dias sem consumir a bebida, mas ela pode sofrer de alcoolismo funcional.

Pelo menos 1 vez por semana, consumo de mais de 3 drinks em um único dia para mulheres ou mais de 4 drinks em um único dia para homens. 1 episódio de embriaguez por semana. Consumo de mais de 20 dias seguidos de bebidas alcoólicas em qualquer quantidade.

O consumo de álcool, mesmo em pequenas quantidades, irrita a mucosa do estômago à medida que aumenta a quantidade de ácido no órgão. Isso pode provocar dor constante na parte superior do abdômen, e ainda é possível que outros sintomas como inchaço, vômitos, náuseas e diarreias estejam presentes.

Segundo estudos científicos, não há nada específico na cerveja que cause gordura abdominal: as calorias que engordam, vêm do álcool. O problema de beber generosamente é que isso dá um grande trabalho extra para o fígado, que precisa se concentrar em queimar o álcool e eliminar suas toxinas, por assim dizer.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta que homens devam consumir, no máximo, 700 mililitros de cerveja por dia, o que equivale a duas latinhas de cerveja. Já as mulheres, o recomendado são 350 mililitros de cerveja por dia, o equivalente a uma latinha por dia.

Alimentos ricos em potássio, como bananas - além de abacates, kiwis, laranjas e pistaches –, previnem a retenção de água regulando os níveis de sódio em seu corpo e podem, assim, reduzir o inchaço induzido pelo sal. Bananas também têm fibra solúvel, que pode aliviar ou prevenir a constipação, que pode causar inchaço.

PARA INCHAÇOS E CONTUSÕES

  1. Relaxe. Pegue uma bolsa de gelo e coloque sobre o inchaço ou contusão por 15 minutos até oito vezes por dia durante dois dias para ajudar a controlar o inchaço.
  2. Lave. Se a pele estiver rompida ou houver arranhões, lave com água e sabão e aplique um curativo.

7 chás anti-inflamatórios poderosos no combate às inflamações

  1. Chá de hortelã ...
  2. Chá de dente-de-leão. ...
  3. Chá de cravo da índia e gengibre. ...
  4. Chá de cúrcuma. ...
  5. Chá de agrião. ...
  6. Chá de macela. ...
  7. Chá de erva-doce.