Porque o Brasil não foi colonizado pela Espanha?

Perguntado por: lmarinho4 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

Temor social. Preocupações econômicas e sociais também contribuíram fortemente para assegurar a unidade do Brasil. Segundo Graham, fazendeiros e homens ricos das cidades acabaram aceitando uma autoridade central por dois motivos: a ameaça de desordem social e o apelo de uma monarquia legítima.

Por que o Brasil continuou um só enquanto a América espanhola se dividiu em vários paises? Para o historiador brasileiro José Murilo de Carvalho no Brasil, parte da sociedade era muito mais coesa ideologicamente do que a espanhola. Carvalho argumenta que isso se deveu à tradição burocrática portuguesa.

Assim, durante 60 anos, entre 1580 e 1640, o Brasil pertenceu ao maior império do mundo. E nós fomos espanhóis.

Esta é, sem dúvida, a marca dos brasileiros em qualquer lugar do mundo. É impossível não relacionar o brasileiro a um povo feliz e acolhedor. Os espanhóis têm essa impressão positiva do nosso país e sabem que, apesar das dificuldades, estamos sempre levando a vida felizes, com positividade e simpatia.

A cidade de Sorocaba, no estado de São Paulo conta com uma numerosa e importante colônia espanhola. Mais de 30% da população da cidade tem ascendência espanhola, sendo considerada a cidade mais espanhola do Brasil, por ter a maior colônia de hispano-brasileiros do país.

Ao todo, 171 países foram ocupados pelos britânicos; Brasil está na lista. Você sabia que a Inglaterra é a nação que mais invadiu países em toda a história do mundo?

Porém, uma versão alternativa da história diz que quem chegou primeiro às terras tupiniquins foi o navegador espanhol Vicente Yañez Pinzón. Segundo relatos, Pinzón desembarcou no litoral nordestino 3 meses antes de Pedro Álvares Cabral —que tem os créditos da descoberta.

Na verdade, a primeira viagem comprovada ao atual território brasileiro foi do espanhol Vicente Yáñez Pinzón, que chegou à costa de Pernambuco em janeiro de 1500, vários meses antes de Cabral. Apesar disso, não pode reclamar o território para a coroa da Espanha graças ao Tratado de Tordesilhas.

Resposta verificada por especialistas
A Independência do Brasil em 1822 não foi prontamente aceita em todas as províncias do Brasil, visto que após sua proclamação, deu-se início às Guerras de Independência, que duraram até 1824 e encerraram-se oficialmente em 1825.

Temor social. Preocupações econômicas e sociais também contribuíram fortemente para assegurar a unidade do Brasil. Segundo Graham, fazendeiros e homens ricos das cidades acabaram aceitando uma autoridade central por dois motivos: a ameaça de desordem social e o apelo de uma monarquia legítima.

A pergunta que permeia esse questionamento é como pode o Brasil ter sido descoberto se antes da chegada dos portugueses, e durante milhares de anos, já havia pessoas habitando as terras brasileiras? A utilização do termo descobrimento está ligada ao etnocentrismo dos portugueses, e também dos europeus.

A parte oriental pertencia a Portugal e a ocidental, à Espanha.

A Espanha é hoje o terceiro maior investidor no Brasil, depois da Holanda e dos Estados Unidos”, ressaltou. “Representa cerca de 10% a 12% do total do investimento estrangeiro no Brasil, resultando em uma balança comercial de três a quatro bilhões de USD anuais de exportações e importações.”

Se posteriormente fosse colonizado pelo Japão, o que implicaria retirar a soberania sobre este território à coroa portuguesa, existiriam muitos mais imigrantes japoneses. Ou seja, mais asiáticos que europeus. Em termos raciais a raça amarela poderia superar a raça caucasiana.

Havia mais terras a serem exploradas a oeste da linha, dessa forma a Espanha pôde colonizar a maior parte do que conhecemos hoje como América Latina. Por isso países como Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru e Venezuela (entre outros) falam espanhol.

Franceses, norteamericanos e espanhóis tomam um banho por dia.

Trabalho
Como qualquer estrangeiro em um país que não é o seu, trabalho pode não ser tão fácil de se conseguir. O desemprego na Espanha é um problema estrutural. A taxa se mantém alta há muitos anos e a situação piorou em decorrência da crise econômica do coronavírus.

Brasileiros na Espanha buscam por qualidade de vida e segurança. O número de brasileiros na Espanha não para de crescer e vários motivos fazem o país ser um dos destinos favoritos dos imigrantes na Europa. É certo que muita gente pensa em fazer o mesmo e não sabe bem por onde começar.

Segundo estimativas, existem 15 milhões de descendentes de espanhóis no Brasil e, sobre eles, curiosamente se estende um véu de mistério e silêncio.

Foram quatro guerras nas quais o Brasil invadiu território estrangeiro para intervir na política local: a da Cisplatina (1825-1828), do Prata (1851-1852), do Uruguai (1864) e do Paraguai (1864-1870).

Etiópia, o único país africano que nunca foi colonizado.