Porque o choque queima?

Perguntado por: eribeiro . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.8 / 5 13 votos

Ao passar a corrente elétrica pelos músculos, ocorre tanto uma contração quanto um congelamento e é por isso que a pessoa não consegue largar do condutor quando tomada por uma corrente elétrica. A corrente pode queimar o tecido e provocar mau funcionamento de um ou mais órgãos internos.

Correntes superiores a 100 mA são muito perigosas com alto poder de matar, pois atacam direto o coração, fazendo com que ele funcione a rápidas contrações e de formas irregulares, é a chamada fibrilação cardíaca; Não pare agora...

A rede de 220V dá um choque muito mais forte, podendo, até mesmo, matar uma pessoa. Um choque de 127V, por sua vez, pode ser mais perigoso em decorrência do risco de se ficar grudado ao fio, o que não ocorre no choque de 220V.

A voltagem de um raio encontra-se entre 100 milhões e 1 bilhão de Volts. Sua corrente é da ordem de 30 mil Ampères, ou seja, a mesma utilizada por 30 mil lâmpadas de 100 W juntas. Em alguns raios, a corrente pode chegar a 300 mil Ampères!

Afinal, tal evento pode gerar temperaturas em torno de 50 mil graus Celsius, tão quente quanto a superfície do Sol.

Andar descalço resolve? Principal "remédio" nas rodas de conversa sobre o choque, andar descalço no chão frio ou na terra pode, sim, ser uma forma de evitar o armazenamento da carga elétrica no corpo. O físico explica que o choque ocorre quando a carga se dissipa no objeto ou na pessoa tocada.

Resposta verificada por especialistas. Não se deve dar água para beber quando a pessoa leva um choque elétrico, já que ela pode gerar uma espécie de "descarga interna'" no corpo, produto da estática que fica nele após o choque elétrico, o que pode gerar uma parada cardiorrespiratória.

Afaste a vítima da fonte elétrica, mas não toque na pessoa
Utilize materiais não condutores de energia, como madeira, borracha, isopor e plásticos, para mover a pessoa. Nunca toque sem proteção adequada em quem sofreu um choque elétrico.

A passagem da eletricidade diretamente pelo coração pode levar ao óbito por parada cardíaca ou respiratória decorrente de fibrilação ventricular. Se atravessar um órgão importante, como fígado ou rins, a corrente elétrica poderá queimá-los totalmente, provocando a morte por falência dos órgãos.

Para a mesma voltagem de 220 V, a intensidade de corrente elétrica que atravessa o corpo dessa pessoa é de: Nesse caso, a corrente elétrica pode ser fatal para a pessoa, causando parada cardiorrespiratória e queimaduras.

O choque elétrico (AO 1945: choque eléctrico) é a passagem de uma corrente elétrica através do corpo, utilizando-o como um condutor. Esta passagem de corrente pode causar um susto, podendo também causar queimaduras, parada cardíaca ou até mesmo a morte.

O choque pode ser classificado em 4 tipos principais, baseados tradicionalmente no seu perfil hemodinâmico: hipovolêmico, cardiogênico, obstrutivo e distributivo.

Choque elétrico.
O pior choque é aquele que se origina quando uma corrente elétrica entra pela mão da pessoa e sai pela outra. Nesse caso, atravessando o tórax, ela tem grande chance de afetar o coração e a respiração.

Existem três tipos de choque: o choque hipovolêmico, choque séptico e choque cardiogênico.

Nesse processo, formam-se pequenas descargas elétricas no interior da nuvem entre suas regiões negativas e positivas. Em seguida, uma descarga elétrica geralmente não visível, chamada líder escalonado, deixa a nuvem em direção ao solo – sua velocidade pode chegar a até 400.000 km/h!

Os cabos para-raios como o próprio nome diz são utilizados para fornecer um caminho para as descargas atmosféricas que podem atingir o circuito de uma linha de transmissão aérea visto que ela se encontra ao tempo.

Os pára-raios são hastes metálicas que ficam conectadas a terra através de cabo de cobre nu, essas hastes são colocadas nos mais variados tipos de edifícios residenciais , comerciais e industriais com a função de criar um caminho para a passagem da descarga elétrica, impedindo assim que o raio provoque acidentes em ...

Na Terra, ocorrem 44 descargas elétricas atmosféricas a cada segundo (quase 4 milhões por dia). Estima-se que só 20% delas atinjam o solo e que o restante ocorra no interior das nuvens. O lugar do planeta onde há mais raios é o lago de Maracaibo, no oeste da Venezuela, o maior da América do Sul.

No caso dos Raios UVA, a incidência ocorre todos os dias do ano, independente do Clima, faça chuva ou faça sol eles estarão ali.