Qual Água Viva dá choque?

Perguntado por: amartins . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

Ferimento causado por água-viva pode causar insuficiência cardíaca e choque anafilático.

A queimadura por água-viva é provocada por uma substância tóxica – popularmente chamada de veneno. A especialista em queimadura explica que seus sintomas são dor, ardência e vermelhidão – sintomas que ocorrem de imediato.

Não tocar na água-viva com a mão no caso de estar aderida à pele.

Água-viva-juba-de-leão (Cyanea capillata)
A água-viva-juba-de-leão, apesar do tamanho importante que pode alcançar, não é perigosa para uma pessoa saudável, já que seu contato não causa mais que uma irritação.

As correntes elétricas que chegam a matar são aquelas cuja intensidade está compreendida na faixa entre 100 mA e 200 mA. Com intensidade próxima dos 100 mA, as paredes do coração executam movimentos descontrolados, o que é chamado de fibrilação.

Águas-vivas podem ser vistas em águas rasas ou encalhadas na areia das praias. Não toque nelas. Mesmo os animais encontrados mortos na praia podem eliminar veneno pelos tentáculos, se forem tocados.

Nunca tente retirar tentáculos ou parte de tentáculos de uma água-viva, mesmo que com um pano, nem tocar diretamente no animal. Essas ações só causarão mais lesões. Para executar essas tarefas, use luvas e uma pinça. Esfregar a pele também está proibido, pois pode fazer com o que veneno se espalhe ainda mais.

Com o aumento da temperatura da água, o ambiente fica propício à reprodução das águas-vivas, fazendo com que elas venham a aparecer com mais frequência nas praias, principalmente as adultas e maiores. Outro fator que ajuda a aumentar o número de águas-vivas nas praias são as correntes marinhas.

As águas-vivas são sim capazes de queimar as palmas das mãos das pessoas, basta entrar em contato, o que acontece é que é dificil elas chegarem até a mão, já que elas não ficam na superfície da água, por isso elas geralmente atacam as pernas.

Mito. Muitas pessoas acreditam que a urina, o limão e até a água do mar podem auxiliar no tratamento de queimaduras de água-viva, o que não passa de um mito.

Localizados nos tentáculos, os cnidócitos contêm estruturas semelhantes a agulhas, onde é armazenado o veneno que o animal usa como defesa. Como o contato é entendido como uma ameaça pela água-viva, ela dispara essas “agulhas” contra a pele em alta velocidade.

Uma espécie de cnidário conhecida como Turritopsis dohrnii consegue driblar a última e mais preocupante etapa do ciclo e, por isso, é considerada imortal.

A queimadura dói de forma intensa por até 30 minutos, mas, depois, a pessoa deve permanecer apenas com uma sensação dolorosa, que pode durar 24 horas. Para aliviar esse incômodo, é recomendado fazer compressas com água morna. Nesse caso, pode ser água doce, mineral ou da torneira.

Choque elétrico.
O pior choque é aquele que se origina quando uma corrente elétrica entra pela mão da pessoa e sai pela outra. Nesse caso, atravessando o tórax, ela tem grande chance de afetar o coração e a respiração.

Na hora que o dedo encosta acidentalmente num fio da rede, o choque de 220 volts é duas vezes mais forte que um de 110 volts. Isso porque, no caso do corpo humano, quanto maior a tensão na tomada, maior a corrente elétrica que causa o choque, tornando mais perigoso.

A voltagem de um raio encontra-se entre 100 milhões e 1 bilhão de Volts. Sua corrente é da ordem de 30 mil Ampères, ou seja, a mesma utilizada por 30 mil lâmpadas de 100 W juntas. Em alguns raios, a corrente pode chegar a 300 mil Ampères!

A água-viva é carnívora, ou seja, ela come outros animais; as menores comem algas e outros plânctons minúsculos, as maiores comem crustáceos e outros animais aquáticos grandes. Ela não procura pessoas para atacar porque seu sistema nervoso é simples demais para isso.

As águas-vivas são constituídas por uma camada de epiderme, gastroderme e uma espessa camada gelatinosa chamada mesogleia que separa a epiderme da gastroderme. Se você nunca foi picado por uma água-viva, então você tem muita sorte, pois eles têm uma picada dolorosa e algumas podem até matar.

Antes de qualquer coisa, coloque a região lesionada em água fria corrente por pelo menos quinze minutos. Após, cubra a região com uma gaze totalmente esterilizada ou uma toalha limpa umedecida. Em queimaduras de segundo grau, é comum o surgimento de bolhas. Caso elas surjam, evite furá-las!