O que o corticoide faz na cicatrização?

Perguntado por: upires . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.1 / 5 14 votos

Aplicar corticoide diretamente no tecido cicatricial pode evitar que ele cresça e se torne uma cicatriz hipertrófica ou queloniídea. No entanto, esse procedimento só é útil até os 6 primeiros meses após o fechamento da ferida.

Os efeitos colaterais comuns com corticosteroides tópicos incluem afinamento da pele (atrofia), estrias, vasos sanguíneos dilatados e clareamento ou escurecimento da pele.

O corticóide tópico é indicado nesses casos como tratamento sendo utilizado em um ambulatório de feridas da região metropolitana, o qual possui atendimento voltado a pessoas com lesões crônicas vasculogênicas.

Os corticosteroides têm sido usados no período perioperatório para evitar o edema e as equimoses após cirurgia plástica facial.

Já outros medicamentos, como os anti-hipertensivos, antibióticos e corticoides de uso crônico, precisam ser mantidos e tomados mesmo no dia da cirurgia, pois a sua interrupção pode provocar picos hipertensivos ou uma descompensação hormonal durante a cirurgia.

Hoje vamos entender o que são os corticoides. Por vezes, eles podem ser muito mais nocivos que os antibióticos.

A substância ativa do Prelone é a Prednisolona, um medicamento pertencente a classe dos corticoides ou corticosteroides. Esses medicamentos, por agirem dentro da célula, diretamente no DNA, não tem início de ação imediata. Sua ação se inicia cerca de 4 a 6 horas após a dose.

A dexametasona é o mais potente corticoide sintético e seus efeitos colaterais incluem ganho de peso, diabetes, hipertensão, e outros comemorativos da Síndrome de Cushing, detalhada no post anterior. Tabela de equivalência entre os glicocorticoides. A dexametasona é 30 vezes mais potente que o cortisol.

Não! Corticóides não clareiam manchas. Pelo contrario, o uso prolongado pode facilitaqr o aparecimento das mesmas.

A insônia trazida pelo uso de corticoide, é caracterizada pela incapacidade de conciliar o sono, se tornando frequente em todo o ciclo do sono, impedindo o sono reparador. E, assim inicia a jornada insone do usuário de corticoide.

Isto ocorre porque os corticoides alteram o efeito do hormônio cortisol, interferindo no funcionamento de células de todo o corpo como pele, tecido gorduroso ou ossos, por exemplo.

Essas injeções são administradas pelo médico, uma vez ao mês, podendo levar a uma redução significativa da cicatriz, especialmente aquelas lesões pequenas ou de início recente. Em média cerca de 3 sessões são necessárias.

A prednisona é receitada para diversas condições clínicas mais intensas por sua alta eficácia no controle de inflamações.

Entretanto, o medicamento pode demorar até 30 dias para sair totalmente do corpo após a última dose.

“O uso prolongado de corticoide causa retenção de líquido em nosso organismo, devido a alteração na eliminação de sódio, o que leva ao inchaço neste paciente.

Contra-indicações: infecções sistêmicas, hipertensão, depressão, úlceras pépticas, diabetes, tuberculose em atividade, osteoporose, glaucoma e gravidez.

O uso prolongado de corticóides pode ainda ocasionar distúrbios de coagulabilidade vascular. Seu uso é contra-indicado em pacientes com infecção fúngica sistêmica, e deve-se evitar o uso de vacinas com vírus vivos durante o tratamento.

6 dicas para recuperar mais rápido da cirurgia

  1. Cuidados com o curativo. ...
  2. Fazer repouso. ...
  3. Ter uma alimentação saudável. ...
  4. Levantar da cama corretamente. ...
  5. Tomar banho com cuidado. ...
  6. Tomar os remédios nos horários certos.