Porque o cubo não é uma figura plana?

Perguntado por: ogois . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.2 / 5 15 votos

As figuras geométricas podem ser planas ou espaciais dependendo da quantidade de dimensões necessárias para a sua construção. Por exemplo, um plano é necessário e suficiente para a construção de um quadrado. Por outro lado, é impossível construir um cubo sobre o plano, uma vez que o cubo possui três dimensões.

Formas Não Planas
São figuras com três dimensões: comprimento, altura e largura. As formas não planas também são chamadas de sólidos geométricos. Eles são classificados em poliedros e não poliedros. Para saber mais sobre os sólidos geométricos, leia também geometria espacial.

Figuras geométricas podem ser planas ou espaciais, e, nesse último caso, são chamadas de sólidos geométricos. A maior diferença entre as figuras planas e espaciais tem a ver com a quantidade de dimensões necessárias para construí-las.

São nove os planos de simetria do cubo, ou seja, os planos que o dividem em duas partes, sendo uma a imagem reflectida da outra.

Formas planas são aquelas que possuem duas dimensões, como o triângulo e o quadrado. Polígonos são figuras planas fechadas por segmentos de reta. Não polígonos são figuras planas que não satisfazem a definição de polígono. Formas espaciais são aquelas que possuem três dimensões, como o cubo e o cone.

O plano é uma figura geométrica que possui duas dimensões.
São exemplos dessas figuras: ponto, retas, semirretas, segmentos de retas, triângulos, quadriláteros, círculos, curvas etc. Qualquer figura que pode ser construída dentro de um plano, mas não pode ser construída em uma reta, é uma figura plana.

O que são figuras planas? Conhecemos como figuras planas as formas geométricas que podemos fazer em um plano. Algumas figuras planas recebem nomes especiais, como círculo, retângulo, quadrado, trapézio, entre outros. As figuras planas estão sempre presentes no cotidiano, nas superfícies dos objetos.

Alguns exemplos de formas não planas:

  • Cone.
  • Esfera.
  • Pirâmide.
  • Cilindro.

Para as figuras planas:
Possuem lados, e o que os alunos chamam de “pontas” são os vértices. As figuras não possuem altura, estão planas no papel. Algumas possuem lados com a mesma medida. Exemplo: o quadrado do cubo, o triângulo do tetraedro, etc...

A planificação do cubo é a representação das seis faces quadradas que compõem esse sólido geométrico em um plano.

Objetos não-planos: bola de futebol, caixa de sapato, dado, livro. Primeiramente, é importante lembrarmos que existe diferença entre a Geometria Plana e a Geometria Espacial.

Principais Figuras Planas

  • Triângulo Equilátero: apresenta lados e ângulos internos iguais (60°);
  • Triângulo Isósceles: apresenta dois lados e dois ângulos internos congruentes;
  • Triângulo Escaleno: apresenta todos os lados e ângulos internos diferentes.

As formas geométricas planas possuem largura e comprimento, mas não espessura, sendo bidimensionais. Essas formas são divididas em polígonos e não polígonos. Triângulos, quadrados, retângulos e pentágonos são exemplos de formas geométricas planas.

O quadrado é apenas uma forma de se demonstrar uma figura de quatro vértices, o cubo mostra uma estrutura de doze vértices.

"O cubo simboliza o caráter sólido, a estabilidade, sabedoria, verdade e perfeição." Além disso, todo o simbolismo associado a essa forma, que traduz tão bem no que a gente acredita e como trabalhamos. O cubo simboliza o caráter sólido, a estabilidade, sabedoria, verdade e perfeição.