Porque o estômago possui rugas?

Perguntado por: acosta . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4 / 5 16 votos

O estômago possui pregas formadas pela mucosa e submucosa. Quando o estômago não está distendido, é possível observar claramente essas dobras, denominadas rugas, entretanto, quando ocorre a ingestão do alimento, elas se diminuem, tornando a mucosa mais lisa.

O epitélio que recobre a superfície do estômago é cilíndrico simples com células secretoras de muco. Esse epitélio sofre invaginações em direção à lâmina própria, formando as fossetas gástricas.

A parede do estômago está formada pelas seguintes partes: Mucosa. A camada mais interna, onde as enzimas digestivas e o ácido gástrico são produzidos. A maioria dos cânceres de estômago se iniciam nesta camada.

O que muda com a idade: Redução das vilosidades intestinais e possível diminuição na absorção de algumas vitaminas, ferro, cálcio e vitamina D. Por conta disso, há uma predisposição a diarreia e osteopenia e também um pequeno declínio da função imunológica intestinal.

Segundo a tradição popular, a espinhela é um osso pequeno, flexível, "parecendo um nervo", que se encontra no meio do peito, entre o coração e o estômago, e que pode envergar para dentro.

1 – Coma maçã: A maçã ameniza a produção de ácidos no estômago e também é capaz de reduzir a sensação de queimação. Em poucos minutos ela pode neutralizar os ácidos estomacais. 2 – Beba água: o mais simples e um dos mais eficazes remédios naturais.

Diminuir o consumo de alimentos que aumentam a acidez do estômago, como comidas picantes, álcool e café, é o caminho indicado para atenuar o ataque às paredes do estômago.

As paredes internas do estômago são revestidas por células epiteliais responsáveis pela excreção de uma substância que as protege. A camada formada por essas substâncias é chamada de muco e é responsável, além da proteção das paredes estomacais, pela neutralização do ácido estomacal.

Anatomia e Histologia do Estômago
Anatomicamente, o estômago é dividido em quatro partes: cárdia, fundo, corpo e piloro. Cárdia: Corresponde a transição entre esôfago e estômago. Nessa região existem glândulas secretoras de muco. Fundo e Corpo: O fundo corresponde a curvatura superior do estômago.

A digestão inicia-se na boca, com a ação da saliva e dos dentes. O bolo alimentar segue para a faringe, para o esôfago e atinge o estômago, onde sofre a ação do suco gástrico e transforma-se em quimo.

A mucosa do estômago está ligada a três tipos de glândulas — cárdica, gástrica e pilórica 3que produzem e secretam suas enzimas para a digestão dos alimentos e as secreções protetoras.

Estômago: responsável por sintetizar enzimas digestivas, armazenar o bolo alimentar e transformá-lo numa massa de textura pastosa, chamada quimo, que deve ser encaminhada para o intestino.

O estômago apresenta quatro camadas histológicas, de interna para externamente denominadas: mucosa, submucosa, muscular externa e serosa.

As 4 dimensões:

  • I.Biológica. Do ponto de vista biológico, envelhecer é um processo multifatorial. ...
  • II.Cronológica. Esta dimensão refere-se ao tempo transcorrido a partir de um momento específico: a data de nascimento do indivíduo. ...
  • III.Psíquica. ...
  • IV.Sociocultural.

Quais Problemas Gastrointestinais são comuns na Terceira Idade?

  • Xerostomia ou secura na boca.
  • Problemas no esôfago.
  • A estomatite angular (afta)
  • Intestino.
  • Prisão de ventre.
  • Diabetes tipo 2.

Para saber cuidar de cada problema corretamente, descubra as 3 fases do envelhecimento e confira como e em que idade acontece cada uma delas.

  • 1ª fase: linhas de expressão e perda de luminosidade. ...
  • 2ª fase: rugas marcadas e início da perda de firmeza. ...
  • 3ª fase: perda de densidade e do contorno facial.

Pode-se dizer que o estômago médio comporta de 1 a 1,3 litro. Para os obesos, chega a 1,5 litro.

Geralmente, este incômodo não é preocupante e pode indicar alteração no estômago, esôfago ou início do intestino, como gastrite, refluxo ou má digestão. E costuma estar associada a outros sintomas, como azia, enjoo, vômito, gases, distensão abdominal ou diarreia.

Isso ocorre porque, em situações de tensão, o sistema nervoso é acionado e estimula a produção de ácido clorídrico no estômago. Assim, o suco gástrico fica mais ácido e a agressão é maior.

Gengibre: O Gengibre ajuda no bom funcionamento dos órgãos digestivos e evita dores de estômago. Ele é rica em fibras e ajuda a estimular a saliva, bile e suco gástrico, que auxilia a digestão. Ele ajuda na redução de gás e flatulência e deve ser, portanto, consumido logo após uma refeição.