Porque o funk se chama funk?

Perguntado por: ocavalcante . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.2 / 5 17 votos

Este gênero musical surgiu da combinação de vários ritmos negros populares como o blues, gospel, jazz e soul, que faziam sucesso nos Estados Unidos. A palavra “funk” ou “funky” era usada pelos músicos de jazz como uma forma de pedir aos colegas de banda que pusessem mais “força” ao ritmo.

Funk é um gênero musical com ritmo forte e que incita a dança. O funk teve origem nos Estados Unidos nos anos 60, e foi criado através de uma mistura de outros gêneros musicais afro-americanos, como o jazz, blues e soul. Uma das figuras mais reconhecidas do início do funk foi o artista James Brown.

O funk nem sempre foi como conhecemos hoje em dia. Inicialmente derivado da soul music – gênero musical inspirado no Rhythm and blues e no gospel dos EUA, entre o fim dos anos 1950 e início dos anos 1960, especialmente entre os negros – o gênero, com o passar dos anos, sofreu diversas transformações.

1. [ Música ] Diz-se de ou estilo de música popular com ritmo muito sincopado.

Mas foi o Swing de James Brown que deu popularidade ao gênero, razão pela qual ele é conhecido como rei do Funk.

Anos 2000 e o funk tamborzão
A produtora Furacão 2000 popularizou o baile funk em todo o Brasil e lançou grandes nomes do gênero, como os grupos Gaiola das Popozudas e Os Hawainos, sucessos da época.

Ao sair do Brasil e da América Latina, o funk tem como primeiro destino a Europa. Mesmo assim, porém, o país que ouve funk no Spotify fora do Brasil são os Estados Unidos, seguidos por Portugal e Argentina.

Para as comunidades, o funk é uma maneira de expor as vivências do cotidiano. Ao mesmo tempo em que o funk é visto como uma forma de manifestação cultural, pode também ser responsável pela inserção dos jovens no meio artístico e no ativismo social.

Um dos nomes mais importantes para o desenvolvimento do funk foi o Fernando Luís Mattos da Matta, o DJ Marlboro. Ele foi um dos principais responsáveis por fazer do funk um sucesso no país todo, introduzindo a bateria eletrônica no gênero e levando o funk para todo o país com o disco “Funk Brasil”.

O marco do surgimento do gênero no Brasil é setembro de 1989, quando foi lançado o LP Funk Brasil, do DJ Marlboro, pela Poligram.

O FUNK é defensável como expressão de arte legítima na medida em que ele nasce de uma vivência do povo, ou seja, as pessoas que moram na periferia efetivamente utilizam aquela linguagem, assim como os temas transcritos para as músicas fazem parte do cotidiano daquelas pessoas.

A definição de música é a junção de ritmo, melodia e harmonia, e como a quase totalidade dos funk não têm melodia, não deve.

O funk é um ritmo que possui alta rejeição por uma parcela da sociedade brasileira – e às vezes, o funk passa até por uma certa “criminalização”, mas isso não significa que ele deixa de ser considerado uma produção cultural. Afinal, cultura é todo o tipo de conhecimento, tradições e leis produzidas por um grupo social.

Como o funk é um movimento que atrai muitos jovens, o uso de palavrões passa a ser incorporado às letras de música e não é visto como algo estranho; compõe a variante linguística daquele grupo, porém, para a sociedade dominante, que preza como referencial o uso da língua à base da norma culta, os palavrões são ...

funk {subst.} blue funk {subst.} a funk music lover {subst.}

O tamborzão é um ritmo característico do funk carioca que surge no final dos anos 90 quando o ex-locutor, dj e produtor Luciano Oliveira, que depois ficaria conhecido como Mc Sabãozinho, buscava acrescentar mais percussão nas batidas eletrônicas que eram tão características no funk (até porque o funk é a música ...

O funk surge no sul dos Estados Unidos, nos anos 60, criado por músicos negros como Horace Silver, James Brown, George Clinton, entre outros. Escrito em compasso quaternário, a característica marcante do funk é o primeiro tempo acentuado, em relação aos outros três tempos.

Óculos espelhados, correntes e roupas de time estão entre as roupas presentes nos vestuários dos cantores de funk no Brasil, principalmente dos Mc's. Assim como os outros estilos musicais, os artistas do funk brasileiro se vestem a partir da influência que sofrem desse gênero musical.

2 anos depois, quando a vertente passava por seu auge, surge um nome que é pouco conhecido na cena do funk, Konrad Dantas, o “Kondzilla” com sua visão que revolucionou o funk. Ele foi responsável por introduzir os videoclipes nas músicas e dar a estética que o funk precisava para crescer em proporção nacional.

7 de julho

Em 7 de julho é celebrado o Dia do Funk.