Porque o furo da orelha não cicatriza?

Perguntado por: ateles . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.1 / 5 9 votos

Pode ter ocorrido a formação de um cisto, granuloma, cicatriz hipertrófica ou mesmo um quelóide. O ideal é procurar um médico para te avaliar.

Diferencie os sinais de uma alergia dos sintomas de uma infecção. Em alguns casos, o corpo pode rejeitar a joia por causa de uma alergia. É possível reconhecer a reação alérgica pelos seguintes sintomas: sensação de queimação, coceira intensa, urticária ou uma secreção amarelada em volta do local.

Retire o brinco três vezes por dia. Limpe com álcool os brincos e os dois lados do lóbulo da orelha. Passe uma pomada antibiótica na haste e coloque o brinco novamente. Continue colocando a pomada 2 dias após a infecção desaparecer.

Inchaço, vermelhidão e dor. Qualquer corrimento ou pus no piercing. Episódios de febre ou calafrios. Geralmente, as contaminações se desenvolvem de duas a quatro semanas após realizar o furo, mas é possível que infecções ocorram anos após colocar o piercing.

De acordo com a médica, uma das principais causas da orelha inflamada, sem dúvidas, é a alergia ao material dos brincos. “Isso porque algumas mulheres possuem sensibilidade nas orelhas que pode demorar anos para se manifestar, mas, uma vez que aparece, ela pode ficar para sempre”, esclareceu.

3 opções para cicatrização do local do piercing

  • Bepantol® Baby / Derma Creme Multirrestaurador. ...
  • Bepantol Sensicalm® ...
  • Dersani Original® ...
  • Sulfato de neomicina / bacitracina zíncica (Nebacetin®) ...
  • Dipropionato de betametasona / sulfato de gentamicina (Trok-G®) ...
  • Mupirocina (Bactroban®)

Como saber se o local já cicatrizou? Quando o piercing puder ser retirado sem nenhum esforço, sem sangue e sem secreções, é sinal de que o local já está cicatrizado.

12) Não utilize álcool ou água oxigenada no piercing. Por mais que ajudem a esterilizar a perfuração, eles podem ressecar a área, matando a pele saudável e prolongando o tempo de recuperação.

A melhor opção de brincos que não causam alergia são os brincos feitos a partir de metais nobres. Esses brincos são feitos de ouro, prata ou platina por exemplo. Todas as joias verdadeiras são consideradas brincos antialérgicos.

Se tirar o acessório, corre-se o risco dos furinhos taparem. Os especialistas explicam que, sem os brincos, os buraquinhos podem fechar em cerca de um mês. Esse é o tempo que leva, geralmente, para a pele ao redor do brinco cicatrizar. A pele cria casquinha no local, formando um tipo de túnel.

Nebacetin® está indicado para o tratamento de infecções da pele e/ou de mucosas, causadas por diferentes bactérias, como por exemplo, nas “dobras” da pele, ao redor dos pêlos, na parte de fora da orelha, nos furúnculos, nas lesões com pus, na acne infectada, nas feridas abertas (como úlceras na pele) e nas queimaduras ...

“Boa higiene local com água e sabonete no banho, cessar o uso de brincos e produtos químicos na região e procurar atendimento médico para avaliar se há necessidade de introduzir algum medicamento”, orienta o dermatologista.

Ao colocar um piercing na cartilagem da orelha, é possível que apareça uma bolinha quando o furo estiver cicatrizando. Essa bolinha, também conhecida como granuloma, é a reação do corpo a algum tipo de trauma ou irritação, e geralmente você não precisa se preocupar!

Gire o brinco que está no furo
É importante também durante os primeiros dias, girar o furo na orelha. Isso porque durante a cicatrização o brinco pode criar uma aderência com a pele formando casquinhas indesejadas. Então, o ideal é girar os brincos pelo furo duas vezes por dia.

Higiene do furo
A limpeza pode ser feita com sabonete neutro, antibacteriano ou até mesmo com soro fisiológico e tem que ser feita diariamente. Junto com a limpeza (com a orelha ainda molhada) você deve girar o brinco com cuidado para que ele não fique sempre na mesma posição durante a cicatrização.

Evite passar álcool ou água oxigenada.
Essas substâncias ressecarão a área infeccionada e matarão os glóbulos brancos, que são necessários para curar a infecção. Se isso acontecer, a infecção ficará ainda pior.

As perfurações novas geralmente cicatrizam rápido e fecham por completo, mas é importante manter a região limpa, pois os furos são feridas abertas. Siga as instruções de cuidados que o piercer passou, ou limpe as perfurações com uma solução salina (soro fisiológico) duas vezes ao dia.

Por fim, utilizar uma agulha de piercing para furar a orelha é o melhor e mais seguro dos métodos. Normalmente o processo é feito em estúdios próprios para piercings, com profissionais da área. Além disso, a agulha é sempre completamente esterilizada, o que impede qualquer infecção.

A queloide é um excesso de colágeno no momento da cicatrização. Ela acontece quando o organismo não sabe o momento certo de parar de produzir um novo tecido. No lóbulo da orelha pode desenvolver, devido a perfuração para colocar o brinco ou piercing.

Pode fazer dois furos na orelha de uma vez? O furo no lóbulo é bem tranquilo e por isso é feito em crianças e bebês. Poderá furar dois de uma vez, mas o trabalho será dobrado. Se possível, fure o primeiro, se não sofrer nenhuma reação, faça o terceiro assim que o segundo cicatrizar.