Porque o imã não atrai o aço inox?

Perguntado por: acavalcanti6 . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

A atração do ímã pode ocorrer em materiais que têm maior nível de carbono. De forma geral, aços inoxidáveis ferríticos e martensíticos são magnéticos, enquanto os austeníticos não são. Os austeníticos são conhecidos pela nomenclatura 300. Nesse caso, o inox tende a ser menos suscetível à atração do ímã.

O magnet é um teste que realiza a distinção dos materiais por meio do magnetismo, ou seja, utilizando um ímã. Basta aproximar o ímã do metal e, se ele for atraído e se aderir ao metal, será aço inox, pois no alumínio esse processo não acontece.

De forma geral, aços inoxidáveis ferríticos (TP 439 / TP 444) são magnéticos, enquanto os austeníticos (TP 304 / TP 316) não são.

Nem todos os metais são ferromagnéticos. Os metais das medalhas olímpicas, por exemplo, o ouro, a prata e o cobre não são atraídos pelos imãs.

Afinal, o aço inox é ou não magnético
Saiba, então, que, via de regra, os aços inoxidáveis ferríticos (TP 439 / TP 444) são magnéticos, à medida que os austeníticos (TP 304 / TP 316) não são.

Isso acontece devido os componentes de sua estrutura. O aço inox é constituído por uma combinação entre cromo e ferro. Essa mistura resiste com mais intensidade a ação de agentes corrosivos. Contudo, não impede totalmente que o material sofra algum tipo de desgaste com o tempo.

Pegue seu pedaço de metal e teste sua magnetização colando um imã nele. Se o metal adere ao ímã, o metal pode ser ferro fundido ou aço. Se o metal não aderir ao ímã, o seu metal pode ser cobre, latão, solucionador ou alumínio. Determine se o de aço observando a sua cor.

Se você quer saber qual chapa metálica não enferruja, o aço inox é a resposta. E por que isso acontece? Porque o aço inoxidável possui uma composição distinta: ferro, cromo, níquel e outros metais. Essa composição torna o material extremamente resistente.

Deve saber que a prata é paramagnética, ou seja, os seus efeitos magnéticos não têm apenas força pelo que quando aproximar um imã, o objeto apenas o notará. Pelo contrário, se o que tiver for prata falsa, o objeto ficará aderido ao imã porque é feito de materiais metálicos.

Já nos quesitos resistência e durabilidade, o aço inox é superior, além de ter melhor absorção a impactos.

A principal diferença entre o inox e o aço cirúrgico é a quantidade de carbono presente na composição do material para determinar a corrosão. Peças com menores quantidades de carbono têm menos risco de sofrerem corrosão intercristalina ou desintegração da solda, e isso é proporcionado pelo aço cirúrgico.

O teste do ímã
Ele é possível pois o ouro é um metal não-magnético, ou seja, não é atraído por ímãs.

Uma curiosidade interessante: o ouro não é um metal magnético. Isso significa que ele não será atraído por imãs. Desse modo, quando há uma peça que é composta por outros metais, como o ferro — que é um dos principais materiais utilizados em joias falsificadas — e o níquel, ela será puxada pelo ímã automaticamente.

A atração do ímã pode ocorrer em materiais que têm maior nível de carbono. De forma geral, aços inoxidáveis ferríticos e martensíticos são magnéticos, enquanto os austeníticos não são. Os austeníticos são conhecidos pela nomenclatura 300. Nesse caso, o inox tende a ser menos suscetível à atração do ímã.

Este metal não oxida, não descasca, não escurece, permitindo o contato com a água salgada e maresia.

A principal diferença entre o Aço Inoxidável 304 e o 316 é a composição química, com o 316 contendo uma quantidade significativa de molibdênio; tipicamente 2 a 3 por cento em peso, enquanto apenas vestígios são encontrados no 304. O Aço 316 conta com cerca de 2,50% de molibdênio em sua composição.

Ácidos e produtos químicos
Alguns tipos de produtos químicos e ácidos para piscina, ácido muriático, ácido de bateria, removedores de tinta ou produtos semelhantes podem danificar a superfície do aço inoxidável.