Qual o inox que enferruja?

Perguntado por: uguimaraes9 . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.7 / 5 13 votos

Isso porque o aço inoxidável 304, devido à sua composição, assegura a elevada resistência à oxidação e corrosão do material, processos estes responsáveis pela ferrugem na superfície.

A diferença do Aço 304 para o 316 é que o segundo conta com cerca de 2,50% de molibdênio em sua composição. Essa liga garante a essa classe de Aço Inox uma qualidade superior para as mesmas aplicações do Aço 304, este muito usado em linhas farmacêuticas.

O aço inoxidável é caracterizado pela presença de cromo como agente de liga. O aço inoxidável típico conterá pelo menos 10,5% de cromo contra apenas 1,5% de carbono. A presença do cromo e de outros agentes de ligas efetivamente impede o enferrujamento que normalmente ocorre com o aço carbono.

O material 304 é usado da mesma forma em churrascos e churrasqueiras, mas a resistência à corrosão do 304 é maior do que a do 430. O material 430 é resistente a componentes de ácido nítrico, mas tem menos resistência à corrosão que outros agentes corrosivos.

O Inox 304 pode ser a sua melhor escolha, caso a aplicação demande uma excelente conformabilidade. O maior teor de molibdênio no Grau 316 pode ter efeitos adversos na conformabilidade. Quando a sua preocupação é com custos, o grau 304 é normalmente mais acessível do que o grau 316.

Para tirar a ferrugem de aço inox, basta esfregar bem as manchas com uma esponja macia e uma solução de vinagre de vinho branco ou bicarbonato de sódio e água. Após esfregar bem a superfície, retire o produto com um pano levemente umedecido e seque bem para evitar novas manchas de ferrugem.

Para identificar um Aço inox de um Aço não inox a maneira mais fácil é a utilização de um Imã. Se este não for atraído pelo Imã, esta liga deve ser inox. Se o imã for atraído pelo metal, é provável que este não seja Aço Inox, salve raras exceções de inox especiais.

Este metal não oxida, não descasca, não escurece, permitindo o contato com a água salgada e maresia.

O Aço Inox 410 faz parte da família dos martensíticos, aços à base de cromo, são temperáveis, o que combina à grande resistência ao desgaste das ligas de alto carbono com a excelente resistência à corrosão do aço inoxidável ao cromo. É um aço magnético e com uma grande resistência mecânica.

Dos downpipe de aço inox dois são os mais vendidos, um é o de aço inox 409, que tem um ronco bem grave, e o outro é um pouco mais caro do que o 409 que é o de aço inox 304, que tem um ronco mais metálico e é bastante polido e estético.

Quando produzido com aço inoxidável de aço de boa qualidade, o equipamento pode ter durabilidade de até 30 anos, às vezes mais, desde que tenha os cuidados necessários de higienização, limpeza e transporte.

E o evox é fácil de identificar, pois é mais escuro que o inox! Sua cor é cinza chumbo, enquanto o inox é prateado. Além disso, é fosco, enquanto o inox é bem brilhante, tá? O evox é fácil de limpar, é igual ao inox.

Aços comuns enferrujam, a menos que sejam completamente protegidos do contato com o oxigênio. O aço inoxidável também pode enferrujar (ainda que a chance seja muito baixa), mas em vez de uma película de óxido de ferro corrosiva, é uma película de óxido de cromo que se forma na superfície, quase invisível e protetora.

O aço inoxidável é um material que não é encontrado na natureza. É uma liga produzida manualmente ou mecanicamente para ser usada em acessórios. Além do brilho da liga, também é muito resistente, não escurece e não risca com facilidade.

O aço inoxidável mais comum e caro, portanto, é o 304, que contém aproximadamente 18% de cromo e 8% de níquel. E o tipo de aço mais popular é o 430, que contém 17% de cromo e 0,12% de carbono. É o cromo que dá suas propriedades resistentes à corrosão.

AISI 904L:
É tipo de inox austenítico mais resistente em todos os sentidos. Tem adição de cobre, além de molibdênio, o que faz com que se torne o aço ideal para ambientes extremamente corrosivos, como os de celulose e petroquímicas.

Diferença entre inox 304 e Série 200
Por exemplo, o inox Série 200, um dos modelos mais utilizados no mercado, tem em sua composição os elementos níquel, na variação de 1% a 5%, e cromo, entre 16% e 18%. Já o inox 304 possui de 17% a 25% de cromo e de 7% a 20% de níquel em sua estrutura química.

Saiba que a realização de um teste com gel decapante é o suficiente para diferenciar o aço 304 da série 200. Durante o teste, o gel decapante reagirá mais rápido no aço da série 200, assim como a mancha é muito mais escura, comprovando, assim, qual é o verdadeiro aço inox 304.

O aço inoxidável AISI 201 possui preços mais baixos e estáveis, já que ele usa manganês como alternativa ao níquel. Tendo muitas propriedades e característica semelhantes com o aço inoxidável 304 além de ter uma aparência muito próxima ao 304, o aço inox 201.