Porque o Japão apoiou a Alemanha?

Perguntado por: acardoso . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 19 votos

Os três principais parceiros da aliança do Eixo eram a Alemanha, a Itália e o Japão. Estes parceiros tinham dois interesses em comum: a expansão territorial e a criação de impérios com base na conquista militar e na derrubada da ordem internacional do período após a Primeira Guerra Mundial.

Na Segunda Guerra Mundial, estiveram envolvidos dois grupos de países: os do Eixo (Alemanha, Itália e Japão) e os Aliados (Reino Unido, França, União Soviética e Estados Unidos).

Pouco antes da agressão japonesa aos Estados Unidos, o Japão assinou o Pacto Tripartite e tornou-se membro do Eixo e aliado militar da Alemanha e Itália, em 1940. No final de 1941, o Japão atacou a base naval americana de Pearl Harbor e, assim, iniciou o conflito armado contra os Estados Unidos.

A grande tarefa do Japão era reconstruir a infraestrutura e economia do país. Esse processo de reconstrução econômica do país foi realizado, em parte, com ajuda financeira americana.

1 – O importante papel da indústria
A participação de 22,9 por cento da indústria no valor acrescentado bruto da Alemanha é a maior entre todos os países do G7. Os setores mais fortes são a construção de automóveis, a indústria eletrônica, a engenharia mecânica e a química.

Abrindo caminho para a guerra
"A principal razão pela qual o Japão estava se expandindo no Pacífico é porque seu próprio território não é muito rico em recursos naturais, então eles queriam obter possessões coloniais que forneceriam a eles os recursos de que careciam.

Desde o fim da Segunda Guerra Mundial, o Japão não tem capacidade militar para atingir alvos inimigos de longa distância devido à sua Constituição pacifista e ao seu acordo bilateral de segurança com os Estados Unidos, país que garante a defesa do arquipélago contra qualquer ameaça contra o seu território.

União Soviética

Dos 26 países envolvidos no conflito, a União Soviética sofreu as maiores perdas, com 26 milhões a 27 milhões de mortos.

Polônia

Em 1º de setembro de 1939, a Alemanha invadiu a Polônia.

Após 1945, com a Alemanha derrotada nos dois conflitos mundiais, e com isso o país acabou sendo dividido em duas partes: uma ocidental e outra oriental.

Após anos em guerra com os Estados Unidos, o Japão oficialmente se rendeu em 14 de agosto de 1945 após os Estados Unidos lançarem bombas atômicas sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki.

O conflito entre os Estados Unidos e o Japão na Segunda Guerra Mundial foi iniciado após um ataque surpresa dos japoneses contra a base naval americana de Pearl Harbor, localizada no Havaí, em 7 de dezembro de 1941 .

A parceria com os EUA era o principal pilar dessa política, confiando a eles a segurança do arquipélago durante a Guerra Fria, o que permitiu ao Japão dedicar todos os seus recursos para o desenvolvimento econômico, sem se preocupar com sua segurança e a do mundo.

Os Estados Unidos consideram o Japão como um dos seus aliados mais próximos, e os japoneses por sua vez, já expressaram o seu apreço pelo apoio consistente dos norte-americanos na Ásia Oriental.

Batalha de Stalingrado

A Batalha de Stalingrado foi a maior batalha travada ao longo da Segunda Guerra. Após meses de combates, os nazistas foram derrotados ao custo de dois milhões de mortos. A Batalha de Stalingrado aconteceu na cidade de Stalingrado, localizada na União Soviética, durante a Segunda Guerra Mundial.

Qual o país mais rico em 2022? O país mais rico do mundo, atualmente, é Luxemburgo, um pequeno país da Europa, com pouco mais de 630 mil habitantes.