Porque o marido se afasta da esposa quando ela está grávida?

Perguntado por: tmoreira . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.3 / 5 13 votos

A grande maioria dos homens que rejeitam suas esposas grávidas na verdade não está conseguindo desapegar de anseios e temores sobre o futuro. Ou seja, a rejeição masculina tem mais a ver com ansiedade e a insegurança de ser um bom pai e bom provedor.

Homens, assim como as mulheres, precisam sentir que está tudo bem, e que eles serão ouvidos e respeitados. E quando eles percebem que sua parceira não está realmente ouvindo ou interessada em quem eles realmente são ou como eles realmente se sentem, eles vão começar a se desligar pouco a pouco.

Exemplos de comportamentos que distanciam o casal:
Não olhar para o rosto do companheiro enquanto ele fala – o esposo (a) pode sentir que a pessoa não está prestando atenção ao que ele diz. Debochar ou desmerecer os sentimentos do outro – desestimula o amado falar sobre os seus sentimentos.

Na verdade, o fim do relacionamento neste período é comum porque as relações amorosas mudam muito ao longo dos nove meses da gestação. Elas passam por incontáveis altos e baixos. Alguns deles ocasionam reflexões acerca do vínculo com o parceiro e da própria capacidade de educar uma criança.

A primeira é a falta de, digamos, entusiasmo do seu marido em relação ao bebê. Em parte, isso pode ser normal, já que você já está sentindo na pele (ou dentro dela) a existência do seu filho e ele, não. Ele pode estar se acostumando ainda com a ideia de virar pai – embora isso não o isente de participar da gravidez.

Para isso, não seja drástica. Dessa forma, comece a dar gelo aos poucos, deixando ele perceber que está te perdendo. Se você é muito simpática, manda mensagens todos os dias, fala com ele direto, é excessivamente carinhosa, pare agora! Isso mesmo, deixe ele sentir sua falta, mas comece aos poucos.

“Então, quando o marido não dá toda atenção, ela se sente rejeitada e, instintivamente, recua para evitar mais rejeição”. A orientação, portanto, é estar bem atento às palavras da esposa para perceber quando ela começar a recuar.

Ele não fala sobre o futuro
Outro indício muito forte de que ele quer terminar é quando ele não consegue falar sobre o futuro com você. Ele não faz mais planos, como mudar de casa, comprar um carro, fazer uma viagem ou até mesmo avançar no relacionamento.

Quando marido e mulher demonstram desprezo um pelo outro é sinal de que, se não houver uma intervenção para ajudá-los, o relacionamento dificilmente sobreviverá. A raiz desse problema pode começar de mansinho, com atitudes que ferem o outro sem pedido de perdão, e falta de diálogo.

Relacionamento frio: dicas para combater o problema

  1. Apimentem a vida sexual. Novidades são sempre bem-vindas na rotina sexual de um casal. ...
  2. Façam mais coisas juntos. ...
  3. Tenham momentos exclusivos para o casal. ...
  4. Reduzam o uso de TV e celular. ...
  5. Revisem a decoração do quarto. ...
  6. Relembrem sempre os primeiros momentos.

Dificuldades financeiras, a chegada e a educação de um filho, a política familiar, os maus tratos psicológicos, a infidelidade, as diferenças de caráter: são basicamente esses os problemas mais frequentes e que mais afastam os casais.

Se você tiver uma gravidez fora do casamento, terá que escolher uma das quatro opções: casamento, adoção, ser mãe solteira ou aborto (ver Manual Geral , item 38.6.1, “Aborto induzido”, para uma explicação dos motivos pelos quais a Igreja não apoia o aborto, exceto em raras circunstâncias).

O estresse na gravidez também pode favorecer: O baixo peso no nascimento,devido à diminuição da quantidade de sangue e oxigênio que chega ao bebê; Ocorrência de maior resistência à insulina e maior risco de obesidadena vida adulta, devido à exposição às citocinas inflamatórias; O aumento do risco de doenças cardíacas.

A lei em vigor desde 2008 determina que o pai contribua com todas as despesas referentes à gravidez durante a gestação. Após o nascimento, o pai continua com suas obrigações, mas já na forma de pensão alimentícia.

Reforce a sua dose de paciência e carinho, e embarque nessa com ela. Entenda que o papel do homem é fundamental em todas as etapas da gravidez. Pesquise e procure ficar por dentro dos assuntos ligados à gestação e aos bebês até para compreender melhor cada fase que sua mulher vem passando.

De fato, a maternidade é um período que traz momentos de tristezas e sentimentos de solidão, ainda que você esteja rodeada por muitas pessoas que possam lhe auxiliar. Na fase da gestação ocorrem significativas mudanças de sentimentos ocasionadas pelas alterações hormonais, de vida e reflexões acerca disso.

É normal engordar mais na segunda gestação.
A barriga costuma aparecer mais rápido devido à flacidez da musculatura já provada pela primeira gestação. No entanto, isso não reflete no ganho de peso.

Fique de olho em tudo que ele diz.
As coisas que fala podem indicar que ele a está traindo. Algumas coisas a se observar: Se a elogiava o tempo inteiro e não faz mais isso, ele pode estar pensando em outra pessoa. Se era quieto e na dele, mas agora a elogia toda hora, ele pode estar tentando compensando a traição.