Porque aveia faz mal para os rins?

Perguntado por: ifurtado . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.9 / 5 15 votos

Não, o consumo de aveia não tem relação com formação de cálculos renais. Ao contrário, é um alimento rico em fibras como a betaglucana e também rico em cálcio e magnésio. Os cálculos renais podem ser de diferentes tipos, o mais comum é oxalato de cálcio.

Contraindicações. O consumo de aveia é contraindicado para quem tem a doença celíaca, que é causada pela intolerância ao glúten, uma proteína encontrada na aveia (por contaminação do trigo) e em outros alimentos, que provoca dificuldade no organismo de absorver os nutrientes, vitaminas, sais minerais e água.

De acordo com a Fundação Pró-Rim, verduras, legumes, grãos integrais, carne, peixe, frango e ovos estão na lista dos alimentos que ajudam a preservar os rins. Além de uma alimentação saudável, a ingestão de líquidos — em especial a água — ajuda os rins a trabalhar melhor.

Sódio – presente em alimentos ultraprocessados, como embutidos, enlatados, refrigerantes, salgadinhos, biscoitos recheados e outras guloseimas. Estes, aliás, são os alimentos que prejudicam os rins de forma mais severa. Prefira produtos frescos e habitue-se a cozinhar sem ou usando muito pouco sal.

Uma dieta hipoproteica, com restrição sobretudo de carne vermelha de origem animal é recomendada. Pacientes com problemas renais devem também restringir sal, alimentos muito ricos em potássio ( como água de coco, banana ) e obrigatoriamente evitar carambola.

Laranja e limão
O citrato, presente nessas frutas, previne a formação dos cristais nos rins. Os especialistas recomendam o consumo destas frutas para quem apenas tem casos de pedras nos rins na família, como forma de prevenção. Vale consumir na forma de suco também.

Não existem evidências científicas de que o alho possa prejudicar o funcionamento dos rins.

Um exemplo são os produtos ricos em potássio, que pode ser danoso para pacientes renais crônicos. Geralmente eles são encontrados na banana, abacate, mamão, melão e uvas, além de grãos como feijão, ervilha e grão de bico, frutas secas e oleaginosas, chocolates e cafés.

Porém, deve ter em conta que a aveia leva ao inchaço, cólicas e até flatulência quando é ingerido em excesso. Pode sentir acumulação de gases e dor abdominal causados por uma má digestão da aveia. Há ainda três tipo de pessoas que devem evitar ao máximo este cereal: os celíacos, os anémicos e os diabéticos.

Pode causar inchaço: Por causa do conteúdo de fibra da aveia, o processo de digestão pode causar algum inchaço. Pode levar ao aumento de peso: Comer uma porção enorme de aveia pode levar ao ganho de peso, especialmente se não for consumida simples.

A aveia dá gases? A aveia, assim como os produtos e receitas à base de aveia, pode provocar gases intestinais em excesso por conta do teor elevado de fibras solúveis que é encontrado no alimento. O ideal é adicionar a aveia aos pouquinhos na dieta para permitir que o organismo tenha tempo de se ajustar a ela.

Os chás que valem a pena conferir são os de folha de urtiga e raiz de dente-de-leão. A ideia é que esses chás estimulam os rins e causam um aumento da produção de urina. Como tal, mais creatinina pode ser eliminada do corpo.

Uma forma de baixar a ureia alta naturalmente é diminuir o consumo de alimentos ricos em proteínas e aumentar a ingestão de água. Níveis elevados de ureia no sangue muitas vezes estão relacionados com uma dieta rica em proteínas e desidratação.

É muito importante ressaltar que, embora a maior parte dos cálculos seja composta de cálcio, NÃO devemos evitar o consumo de alimentos ricos nessa substância. Em outras palavras, o paciente com pedra nos rins pode e de tomar consumir leite e derivados.

Veja como:

  1. Diminua o consumo de sal nos alimentos. O máximo permitido é de cinco a seis gramas por dia.
  2. Beba bastante água, mantenha uma alimentação saudável e pratique exercícios físicos com regularidade.
  3. Não fume e mantenha um peso adequado.
  4. Meça a sua pressão arterial.
  5. Cuidado na hora de utilizar algum medicamento.

Os sinais e sintomas mais conhecidos são: hipertensão arterial, urina com sangue, urina com espuma (presença de proteínas na urina), edemas, eliminação de urina muito clara (como água), anemia (palidez, cansaço, dor no peito e sonolência).