Quando bebê tem olho cinza fica Que cor?

Perguntado por: lmedeiros6 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 16 votos

De que cor ficarão os olhos cinzentos do meu bebê? Ao nascer, os olhos de sua filhinha podem ser cinza ou azul devido à falta de pigmento. Uma vez exposto à luz, a cor dos olhos provavelmente mudará para azul, verde, castanho ou marrom entre 6 meses e 1 ano de idade.

Pai e mãe com olhos azuis têm grandes chances de o bebê nascer com olhos azuis; Pai e mãe com olhos castanhos, mas com um dos avós com olhos azuis, existe a chance de o bebê nascer com olhos azuis; Se um dos pais tem olhos azuis e o outro com olhos castanhos, a cor escura tem maior predominância.

Basta um pouquinho de melanina e seu bebê terá olhos azuis; adicione um pouco mais e você obterá verde, cinza ou avelã; ainda mais e os olhos de um recém-nascido serão castanhos ou até pretos.

O arco senil é uma condição comum e, geralmente, causada pelo envelhecimento. Ele surge como um círculo branco, cinza claro ou azulado no contorno da córnea e é constituído por depósitos de gordura. Embora não acarrete desconforto ou dor, pode sinalizar outros tipos de problemas de saúde.

Desta forma, é comum a criança nascer com olhos azuis, verdes e tons acinzentados e depois se tornar castanhos. Apesar disso, vejo casos menos prováveis de crianças que nascem de olhos escuros e com o tempo eles clareiam até tons claros. Por isso, qualquer comportamento é possível no padrão das cores da íris.

Alterações da cor dos olhos ao longo do tempo
Com o tempo, se os melanócitos secretarem apenas um pouco de melanina, seu bebê terá olhos azuis. Se eles segregarem um pouco mais, seus olhos ficarão verdes ou castanhos.

Pouca melanina na íris faz com que a sua aparência seja azul. Um pouquinho mais, e ela se torna verde ou cor de mel. Muita melanina faz a íris ser castanho escuro. Saffra compara o aumento de melanina na íris dos bebês com o surgimento de penas em pintinhos.

Como saber se o bebê vai ficar escuro
Ao longo do tempo, a tendência é o engrossamento dos fios e um cabelo mais pesado, muitas vezes com a perda dos cachinhos”, explica a pediatra Fabíola Peixoto do Hospital Leforte. A cor dos cabelos também tende a mudar. Elas costumam escurecer durante os dois a três anos de vida.

“A partir do segundo dia, a pele do recém-nascido pode ficar meio amarelada devido à icterícia fisiológica, que afeta praticamente metade dos bebês”, observa Fabíola Peixoto. Após isso, com o tempo a pele do bebê tende a escurecer. Quando o bebê tiver 6 meses, a cor da pele já deve ser definitiva.

Aos três meses de idade, os bebês já têm uma visão tridimensional e se tornam capazes de seguir objetos e pessoas com o olhar. Aos 4 meses conseguem enxergar todas as cores e podem prever o movimento de um objeto.

Portanto, as mamães precisam segurar a ansiedade para saber como será exatamente o cabelo do bebê, já que mesmo após o parto os fios passam por transformações de cor e textura. A partir dos 6 meses eles começam a ficar como de fato serão: lisos, cacheados, crespos, finos ou grossos.

Uso de lentes de contato coloridas
Esta é a técnica mais conhecida e mais utilizada para alterar a cor da íris dos olhos e consiste no uso de lentes de contato artificias que ficam sobre o olho, alterando a cor que está por baixo.

Atualmente, somos quase todos uma mistura de vários genes e colorações. É comum pessoas nascerem com uma coloração ocular específica — com olhos cinzas ou azuis, por exemplo — e mudarem com o tempo.

Olhos cinza são raros, sendo uma variação dos olhos azuis (sempre mais claros, possuindo menos melanina). Há uma grande variedade de sombras cinza, do quase branco (cinza claro) ao escuro. Tendo como característica a sua versatilidade, olhos cinza parecem mudar de cor dependendo das cores que o cercam.

Muitas vezes, os bebês nascem com olhos claros devido à pouca quantidade de melanina, que é um pigmento natural do corpo. Quanto mais melanina uma pessoa tiver na pele, nos olhos e nos cabelos, mais escuros eles serão. Pouca melanina na íris, por exemplo, faz com que a sua aparência seja azul.

Podemos dizer que isso ocorre entre os 6 e 9 meses de vida. Depois de passado esse tempo, a íris já ganhou pigmentação suficiente para que o bebê tenha a coloração dos olhos definida.

Pessoas com olhos claros, azuis ou verdes, podem perceber a mudança de cor de acordo com a incidência da luz do sol, flash ou claridade em excesso, mas isso não passa de uma ilusão de ótica. O fato se dá devido à luz, que ao tocar na íris, cria essa ilusão em olhos claros.

Heterocromia

Heterocromia: a variação de cores nos olhos de uma pessoa - Instituto da Visão Assad Rayes. Você com certeza já deve ter visto alguém com olhos de cores diferentes, seja pela internet ou mesmo pessoalmente. O fato é que esse fenômeno, conhecido como heterocromia, deixa muitas pessoas curiosas.

A maioria dos bebês nasce com olhos azuis, que podem escurecer em seus primeiros três anos. O escurecimento se dá porque a melanina, pigmento marrom, normalmente não está presente no nascimento, ele vai sendo produzido com a idade.

Porque olhos verdes são os mais raros do mundo
Olhos verdes são tão raros que apenas 2% da população mundial possuem essa característica. No entanto, de acordo com pesquisadores, em alguns lugares do mundo, os olhos castanhos são mais incomuns do que os verdes.

Resumindo: Pai e/ou mãe - AA , todas as combinações terão ao menos um A no material genético, por isso 100% de chance do(s) filho (s) nasceram com olhos escuros.