Porque o ouro fica preto em contato com a pele?

Perguntado por: ltrindade . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.7 / 5 12 votos

O fato ocorre por conta da quantidade de ácido úrico que cada pessoa tem na pele. Esse ácido expelido pelo nosso corpo, em contato com os materiais que formam a liga de ouro 18k, deixam a peça opaca, escura e muitas vezes acobreada.

Dilua detergente de coco na água; Deixe a joia de molho por 15 minutos; Enxágue a joia e dê uma leve esfregada com o pano; Quando terminar o processo de como limpar folheado a ouro, guarde-a limpa em locais adequados.

Já o suor, é composto basicamente de água e sais minerais, principalmente o cloreto de sódio que ajudam a superfície da Joia em Prata a se misturar com esse gases, facilitando a reação formadora da camada escura.

Limpe bem a joia de ouro com uma flanela e aplique duas ou três gotas de vinagre. Espere um pouco e observe a cor da peça. Se não ocorrer mudança de cor, realmente é ouro de verdade (metal nobre não oxida). Se existir uma reação e a joia começar a ter outra cor, então é apenas uma peça banhada.

Teste do imã: o teste mais famoso é o do imã. O ouro é um metal não-magnético, não se atraindo por ímãs, assim, quando a peça é aproximada do ímã e ocorre algum tipo de atração, quer dizer que sua joia não é feita de ouro ou pode ser que possui outros metais. Para esse teste, o imã utilizado precisa ser mais forte.

Entretanto, o que causa o escurecimento da joia é a camada de sulfato de prata que se forma sobre ela. Essa camada tem cor escura e aparece por conta da reação do objeto com os compostos de enxofre existentes no ambiente, geralmente gases.

Embora seja um metal nobre, a prata é submetida à oxidação natural quando entra em contato com certos elementos como o suor e o enxofre. Isso acontece porque a prata sofre reação, principalmente ao enxofre e acaba formando uma camada de sulfeto que possui coloração escura, escurecendo consequentemente a prata.

Removendo a oxidação de metais com água morna e bicarbonato:
Este método funciona muito bem para prata e ouro. Não funciona com latão e cobre. Você precisará de: uma tigela, bicarbonato de sódio, um pedaço de papel alumínio e água quente. Coloque as joias oxidadas sobre o papel alumínio dentro da tigela.

O que danifica o ouro? O mercúrio é altamente prejudicial ao ouro, podendo dissolvê-lo. Dependendo da área de contato, a recuperação da joia não será mais possível, portanto, cuidados com os termômetros!

SIM, VOCÊ PODE MOLHAR! Diferente das semijoias ou até mesmo algumas peças em prata, a joia em ouro 18k pode ser molhada sim, sem risco de danificar. O mito surgiu por conta de algumas questões que vamos explicar detalhadamente. Não há nenhuma ligação com a água em si, mas o uso da joia diariamente pode torná-la opaca.

O aço 316L não escurece ou muda de cor com o tempo, além disso, tem menos risco de a pessoa ter alergias. Outros tipos de joias em aço pode escurecer sim! Mas… O aço 316L não escurece ou muda de cor com o tempo, além disso, tem menos risco de a pessoa ter alergias.

O ouro amarelo 18K é a liga mais famosa da joalheria, principalmente por preservar, com relativa fidelidade, a cor original do ouro: um dourado reluzente, inconfundível e não encontrado em nenhum outro metal.

5- Teste da mordida
O teste da mordida, como o próprio nome já diz, consiste em você morder o ouro e observar as marcas que são deixadas na peça pelos seus dentes. Morda o ouro com uma força razoável, observe como o material irá reagir após isso.

Banhados ou preenchidos a ouro
Esse tipo de peça pode deixar sua pele esverdeada, ainda que isso não ocorra imediatamente. Com o tempo, a camada fina de ouro irá se desfazer e restarão as ligas que ficam por baixo, gerando a reação na pele.