Porque o pirarucu é remoso?

Perguntado por: ecastro . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.4 / 5 18 votos

Pirarucu (Arapaima gigas) é um peixe carnívoro que habita a Amazônia e é considerado um dos maiores e mais importantes peixes da região. O consumo de peixe na região norte do Brasil é maior do que em qualquer outra região do país e pode ser um risco à saúde humana devido à bioacumulação de MeHg no pescado.

Peixe reimosos são os peixes que não possuem escamas. São chamados de peixes de couro. Os peixes que possuem escamas Não são reimosos.

Segundo Cavalcante, os peixes são ricos em proteínas, minerais, contém vitaminas do Complexo “B”, fósforo e, no caso do pirarucu, ricos em ômega 3 e 6, antioxidante natural. O antioxidante, protege as veias do envelhecimento precoce, além de reduzir as células cancerígenas.

Há um mito que diz que não se pode comer carne de porco, ovo, peixe porque ocorreria inflamação da cirurgia. É só mito.

No outro extremo, a carne de alguns peixes de pele escamosa, como a Pescada Branca (Cynoscion leiarchus), é indicada como alternativa alimentar para pessoas em recuperação de cirurgias.

Alguns peixes remosos são o viola, tubarão, peixe-serra, peixe-porco, moréia, peixe-espada, enguia, cavala, cavalinha, caçonete, cação, bonito, bagre, arraia, vongole, anjo, entre outros. Os peixes de dieta restritiva, como os peixes cascudos, caranguejos e camarões, também são considerados remosos.

Muita gente acha que o ovo é remoso, mas, em sua composição, ele não tem muitos dos itens que provocam a reima. Além disso, é um alimento natural. O ovo pode apresentar um pequeno grau de reima, mas sabe-se que as proteínas existentes no ovo ajudam na recuperação, pois são base para a regeneração dos tecidos.

Com o intuito de deixar a pele preparada para o antes e o depois do procedimento cirúrgico, Paula também recomenda que os peixes apareçam à mesa. “Eles são fontes de ômega-3, uma gordura de ação anti-inflamatória. Nesse quesito, as melhores opções são sardinha, atum e salmão”, elenca.

Também chamados de “alimentos carregados”, o que os reimosos costumam ter em comum é a alta concentração de proteína e gordura animal. Carne de porco e de pato, camarão, caranguejo, moluscos e ovos encabeçam a lista.

Na lista de alimentos a serem evitados, estão açúcar, refrigerante, embutidos (salsicha, linguiça, presunto) e carne processada, principalmente a de porco. Comidas ultraprocessadas, como fast food, também se enquadram na lista de alimentos remosos.

Um dos maiores peixes de água doce, o Filé de Pirarucu Swift tem uma carne de sabor suave e rica em ômega 3. Originário da Amazônia brasileira, seus filés altos sem pele de sabor único são ideais para o preparo de ceviches e caldeiradas com bastante tempero, além de ficarem deliciosos também na churrasqueira.

O pirarucu é um animal onívoro, pois se alimenta de seres animais e vegetais. Na alimentação do peixe, podemos encontrar frutas, vermes, insetos, moluscos, crustáceos, peixes, anfíbios, répteis e até mesmo aves aquáticas.

A lenda do pirarucu
Pirarucu era filho de Pindarô, chefe dos Uaiás e conhecido por sua bondade. Pirarucu, porém, não herdou do pai o bondoso coração. O rapaz era cheio de vaidade e egoísmo; vivia se vangloriando de sua força e poder; e ainda reclamava dos deuses.

Depois da cirurgia, em quanto tempo poderá ser consumido carnes e frutos do mar ? Não há restrições quanto a ingesta desses alimentos após colecistectomia vídeo laparoscópica. Orienta-se a evitar frituras e gordura animal nas primeiras duas semanas.

Peixes. Ricos em Ômega 3, a sardinha, o salmão e o atum são ótimos alimentos pós-cirúrgicos. Isso porque essa substância ajuda a reduzir processos inflamatórios, favorecendo a cicatrização.

As frutas remosas são: Abacate. Abacaxi. Ata (fruta semelhante à pinha)

No vocabulário popular amazônico, comidas remosas são comidas fortes derivadas de carne de porco; mariscos, como caranguejo e camarão; peixes de pele e cascudos, como tamuatá; aves, como patos; e algumas caças, como paca e capivara, que não devem ser consumidas por pessoas em situação de risco, como, por exemplo, em ...

Como dissemos, o ovo pode ser um alimento utilizado no processo de cicatrização, pois contém propriedades essenciais para a regeneração dos tecidos. A proteína do ovo, por exemplo, é de alto valor biológico, sendo quase totalmente aproveitada pelo organismo.

Para você que não sabe o que é um alimento reimoso, trata-se de alimentos com alta concentração de proteína e gordura animal, como carne de porco e de pato, camarão, caranguejo, moluscos e ovos. Algumas frutas cítricas, apesar de não terem proteína animal, são consideradas “frutas reimosas”.

Segundo a cultura popular, o peixe é remoso quando não possui escamas, sendo o corpo coberto de couro. Dessa forma, várias espécies são vistas como (remosas) que “fazem mal” aos doentes, como bagres, enguias e lampreias.