Qual parte do ovo é Remoso?

Perguntado por: aperes . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.9 / 5 6 votos

Muita gente acha que o ovo é remoso, mas, em sua composição, ele não tem muitos dos itens que provocam a reima. Além disso, é um alimento natural. O ovo pode apresentar um pequeno grau de reima, mas sabe-se que as proteínas existentes no ovo ajudam na recuperação, pois são base para a regeneração dos tecidos.

Como dissemos, o ovo pode ser um alimento utilizado no processo de cicatrização, pois contém propriedades essenciais para a regeneração dos tecidos. A proteína do ovo, por exemplo, é de alto valor biológico, sendo quase totalmente aproveitada pelo organismo.

Segundo os defensores dessa recomendação, para a reconstrução muscular, o ideal é comer apenas a clara, parte do alimento rica em proteínas e baixa em gordura. A gema, por sua vez, teria apenas gordura e, portanto, não traria benefício nenhum. Pelo contrário.

O ovo é remoso, por exemplo, além de outros alimentos que veremos a seguir. Segundo a nutricionista Lúcia Endriukaite, os alimentos remosos podem estar relacionados a alergia ou processos inflamatórios em algumas pessoas, que podem apresentar sintomas como pruridos, diarreia e intoxicação.

Claro que o preparo do alimento pode destruir as bactérias, mas não elimina as toxinas, que são resistentes a altas temperaturas. É justamente isso que faz com que eles tenham maior chance de causar inflamações e interferir negativamente em um pós-cirúrgico, por exemplo.

Assim como você pode falar que o ovo é remoso, esse tipo de alimento é aquele que contém “reima”. Ou seja, podem ser os derivados da carne vermelha de porcos, galinhas e patos até a de animais silvestres, como capivaras e frutos do mar.

Assim, de modo a favorecer uma cicatrização de qualidade, é importante evitar o consumo dos seguintes alimentos:

  1. Abacate. ...
  2. Alimentos industrializados. ...
  3. Camarão. ...
  4. Carnes gordurosas e carne bovina. ...
  5. Embutidos. ...
  6. Fast food. ...
  7. Frituras. ...
  8. Soja.

Na lista de alimentos a serem evitados, estão açúcar, refrigerante, embutidos (salsicha, linguiça, presunto) e carne processada, principalmente a de porco. Comidas ultraprocessadas, como fast food, também se enquadram na lista de alimentos remosos.

O ovo cru ou mal passado pode conter a bactéria Salmonella sp., que causa febre, vômitos e diarreias fortes, sendo ainda mais perigosa nas crianças. Por isso, deve-se evitar o seu consumo mal passado e também os produtos que tem ovos crus como ingredientes, como mousses, maioneses, coberturas e recheios de bolos.

Não. O que faz inflamar ou infeccionar são bactérias da própria pele. Pode comer ovo. Cuide muito bem da higiene na região da cicatriz.

Em geral, a parte branca do ovo é a melhor fonte de proteína, com muito poucas calorias. A gema de ovo carrega o colesterol, gorduras e a maior parte das calorias em geral. É muito importante perceber que quase todos os nutrientes estão contidos na gema. Ou seja, não descarte a gema.

Se pensarmos nas claras e nas gemas, a ciência nutricional ainda diverge para saber qual é melhor para comer no dia a dia. Contudo, historicamente, a clara é considerada mais saudável para o consumo, pois possui menos calorias.

Parece um conceito difícil ao escutar o termo, mas alimentos remosos são aquelas opções no seu cardápio que atrapalham o processo de cicatrização, sendo ricos em açúcares e sal, gordura, óleo e afins.

Conheça 6 alimentos que são anti-inflamatórios

  • tomates;
  • frutas, como morango, laranja, limão e abacaxi;
  • nozes;
  • azeite de oliva extra virgem;
  • hortaliças, como espinafre, couve, brócolis e alface;
  • peixes como salmão, atum e sardinha.

Também chamados de “alimentos carregados”, o que os reimosos costumam ter em comum é a alta concentração de proteína e gordura animal. Carne de porco e de pato, camarão, caranguejo, moluscos e ovos encabeçam a lista.

Quais frutas são remosas?

  • Abacate.
  • Abacaxi.
  • Ata (fruta semelhante à pinha)

Desta forma, devido as substâncias benéficas para a cicatrização, é errado pensar que o repolho é remoso. Contudo, é importante destacar que esse vegetal é um alimento fermentativo. Os alimentos fermentativos podem provocar episódios de gases intestinais, flatulência e desconforto abdominal.

4 tipos de chás que auxiliam a cicatrização

  • Camomila. A camomila pode ser uma grande aliada para a cicatrização da cirurgia plástica devido às suas propriedades antibacterianas, além de acelerar em processos de edemas. ...
  • Aloe Vera (Babosa) ...
  • Carobinha. ...
  • Arruda.

O queijo pode ser considera um alimento remoso. Os alimentos remosos são assim classificados porque alguns estudos consideram que eles atuam de forma a estimular o processo inflamatório no organismo. Dessa forma, alimentos industrializados e alimentos ricos em gordura, são considerados alimentos remosos.

Frutas cítricas são ricas em vitamina C, têm potencial cicatrizante e anti-inflamatório. Quando se trata de fortalecer o sistema imunológico e combater inflamações, as frutas cítricas, como limão, laranja, abacaxi, acerola, ameixa e kiwi, funcionam como grandes aliadas.

Alguns passos que garantem uma cicatrização mais rápida e evitam o surgimento de cicatrizes feias e outras complicações, são:

  1. Lavar a ferida. ...
  2. Fazer um curativo. ...
  3. Resfriar a pele. ...
  4. Aplicar calor na ferida por 15 minutos. ...
  5. Manter a ferida elevada. ...
  6. Consumir ômega 3 e vitaminas A, C e E.
Continuar lendo Porque o ovo é remoso?