Porque o povo escolheu Saul como rei?

Perguntado por: eassis . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

Seguindo o padrão que usamos na Igreja atualmente, Saul foi chamado por alguém que tinha autoridade do Senhor (ver Regras de Fé 1:5), foi designado por alguém com autoridade, foi treinado e foi apresentado ao povo para voto de apoio.

Desobedeceu também quando o Senhor mandou destruir tudo durante um ataque aos amalequitas, inimigos dos israelitas, e ele não o fez. Por isso, perdeu a unção e o poder conforme 1 Samuel 15.23. Ao desobedecer, Saul teve seu reinado cancelado.

Segundo a lenda, o primeiro rei nasceu em segredo, filho de uma mãe sacerdotisa. Ela o deixou à deriva em um rio, onde foi encontrado por um homem comum. Sua história ainda chama a atenção de muitas pessoas.

Deus mudou o coração de Saul no momento em que ele se despediu de Samuel. E naquele dia aconteceu tudo o que Samuel tinha dito. Quando Saul e o seu empregado chegaram a Gibeá, um grupo de profetas o encontrou. O Espírito de Deus tomou conta de Saul, e ele se juntou a eles, agindo como um profeta.

Dá-nos um rei que nos governe, à maneira de todas as outras nações. Os textos manifestam a dialética entre um governo teocrático, existente até à data, em que Deus governava através dos seus juízes, e um governo monárquico..» 6Samuel ficou aborrecido por lhe pedirem um rei para os governar e foi falar com o Senhor.

Saul era filho de Quis, um homem de posses da tribo de Benjamim. O nome Saul (ou Saulo) em hebraico significa "pedido a Deus". O que muito bem se aplica ao pedido feito pelo povo de Israel por um rei, à semelhança dos outros povos.

Samuel unge a Saul rei de Israel (1 Samuel 10.1-8)

De acordo com o relato bíblico, Saul foi ungido apenas uma vez. Portanto, não existe contradição alguma entre essas passagens.

Saul novamente desobedeceu ao Senhor não cumprindo Seu mandamento de destruir os amalequitas e todos os seus animais, e o Senhor rejeitou Saul como o rei de Israel.

O rei Saul cometeu o pecado de desobediência e orgulho . Ele temia e obedecia a voz do homem em vez da voz de Deus.

1° Erro De Saul: Buscar Glória Para Si
Jônatas atacou os filisteus em Gibeá, então, Saul mandou informar, e todo Israel ouviu a notícia de que ele tinha atacado os filisteus (1 Samuel 13:3).

Em termos simples, Saul não tinha autorização divina para oferecer sacrifícios a Deus. Mas, ansioso para buscar a ajuda de Deus antes de entrar no campo de batalha, ele se precipitou e ofereceu um sacrifício sem autorização. Esse grave erro de presunção foi o começo do fim para o primeiro rei de Israel.

A diferença estava no coração. Davi valorizou mais o SER do que o TER, enquanto que Saul deu mais valor no TER do que no SER.

Davi fugiu de Saul, e ele e os homens que se uniram a ele receberam ajuda de várias pessoas. Enquanto estava escondido numa caverna, Davi teve a oportunidade de matar Saul, mas decidiu deixá-lo viver porque um profeta de Deus havia ungido Saul.