Porque o Reino de Deus é comparado na Bíblia?

Perguntado por: aalvim . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 8 votos

O Reino de Deus é algo muito mais sutil, menos perceptível. É um governo sobre os corações, cuja lei é a caridade e Jesus é o soberano. Deixar que Jesus reine em minha alma, em minha vida, significa abrir-lhe as portas para que Ele faça o que quiser comigo.

Acreditamos que o reino de Deus tem a ver com tudo aquilo que esteja relacionado à fé cristã, tal como a sua Palavra, a Santa Ceia, o Batismo, o crescimento da Igreja, a salvação das pessoas e a esperança da eternidade, nos céus.

17 Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo. 18 Porque quem nisso serve a Cristo agradável é a Deus e aceito pelos homens. 19 Sigamos, pois, as coisas que servem para a apaz e para a edificação de uns para com os outros.

Presente em Mateus 6:33, significa que acima de todas as coisas e preocupações da vida, o cristão deve buscar o Reino de Deus e sua justiça. Deve-se buscar isso antes de riquezas, prazeres, sonhos ou objetivos: porque o Reino de Deus é mais importante e superior.

“Entre vocês, o mais importante é aquele que serve os outros.” “Naquele momento os discípulos chegaram perto de Jesus e perguntaram: —Quem é o mais importante no Reino do Céu?

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44“O Reino do Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo. O Reino dos Céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas.

As parábolas de Jesus ajudam o ouvinte e o leitor a pensar de um modo diferente, olhar a realidade de um jeito novo, ultrapassando limites e despertando uma atitude mais comprometera com a vida e os acontecimentos bons e ruins. Tudo isso em vista do Reino de Deus.

Não diz que pertence aos ricos e poderosos, nem aos independentes e autossuficientes. O que a Bíblia diz é que o Reino dos céus pertence aos que são semelhantes às crianças (Mt 19.14). O texto bíblico mostra como a régua de Deus é diferente da dos homens.

O Reino de Deus é como um grão de mostarda que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes da terra. Quando é semeado, cresce e se torna maior do que todas as hortaliças, e estende ramos tão grandes, que os pássaros do céu podem abrigar-se à sua sombra”.

Mas a resposta da Bíblia também é simples, direta e objetiva – “Quem crê em Jesus não é julgado. Todo aquele que nele crê tem a vida eterna” (João 3.16-18). O que eu preciso fazer para entrar no céu? A Bíblia responde – Crer em Jesus, crer que Jesus é o Salvador enviado por Deus.

1 Estado ou país governado por um rei ou uma rainha. 2 A totalidade dos súditos do reino. 3 fig Local em que se exerce grande poder. 4 Cada uma das grandes divisões em que se agrupam os corpos da natureza: os minerais, os vegetais e os animais.

No evangelho de hoje, de Lucas 17,20-25, nós vemos que alguns homens piedosos do seu tempo, perguntaram a Jesus “sobre o momento em que chegaria o Reino de Deus. Jesus respondeu: 'O Reino de Deus não vem ostensivamente. Nem se poderá dizer: 'Está aqui' ou 'Está ali', porque o Reino de Deus está entre vós'”.

O amor é o caminho para herdar a vida eterna. À segunda pergunta do doutor da Lei, Jesus responde com a parábola do bom samaritano. No caso de conflito entre dois mandamentos, o amor e a misericórdia têm absoluta precedência.

Senhor! ' entrará no Reino dos Céus, mas só aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.” (Mt, 7,21) | Palavra de Vida de Junho 2021.

Em Mateus 6:33, Jesus disse que devemos buscar “o Reino de Deus e a sua justiça”. Tudo o resto depois seria acrescentado. Não precisamos ficar preocupados com outras coisas porque Deus está no controle e cuida de nós.

(Mateus 19:14)