Quem é maior do Reino de Deus?

Perguntado por: agentil . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.7 / 5 11 votos

' Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles e disse: 'Em verdade vos digo, se não vos converterdes, e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus. Quem se faz pequeno como esta criança, esse é o maior no Reino dos Céus. '” (Mt 18,1-5.10).

Jesus foi aos poucos manifestando aos seus discípulos o que era determinante e fundamental no seu seguimento.

Deixemos que a Bíblia fale por nós, mostrando-nos que Jesus, realmente, não é todo-poderoso ou onipotente como o é o Deus Pai, absoluto e único, enquanto que Jesus é também Deus, mas relativo. E isso não o diminui em nada, pois, como Ele mesmo ensinou, Ele é Deus Filho, enquanto que o Deus mesmo é o Deus Pai.

Quem quiser ser o maior entre vós seja aquele que vos serve, e quem quiser ser o primeiro entre vós seja o escravo de todos. Pois o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate por muitos”. Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.

Porém, o mérito no Reino de Deus é ser o menor, é não se colocar acima dos outros ou sentir-se mais importantes do que os outros.

E ao conjugar o texto de Mateus 19 com o Sermão do Monte (Mt 5), podemos afirmar que o Reino dos céus é dos que choram, dos pobres em espírito, dos humildes e dos perseguidos por causa da justiça. Podemos até mesmo afirmar que o Reino dos céus pertence aos fracos e desvalidos deste mundo.

O Reino de Deus é o próprio Jesus, e o seu crescimento em nós e entre nós é medido pela qualidade da “fé” que o reconhece como Senhor da história. Se a pequenina semente do Reino não cresce em nós é porque não a acolhemos em terreno.

“Precisamos reconhecer os nossos sentimentos de raiva. É preciso humildade para fazer isso, mas se nos ajoelharmos e pedirmos ao Pai Celestial que nos conceda a disposição de perdoar, Ele nos ajudará.

Jesus diz que o Reino de Deus está entre nós. No evangelho de São Tomé, que é apócrifo, essa expressão é mais ou menos a seguinte: em vez de dizer que “o Reino de Deus está entre vós”, Tomé diz que “o Reino de Deus está em nós”.

No reino do céu o maior tem sentido de menor, isto é, quem quer ser grande no reino de Deus terá que ser pequeno que nem uma criancinha aqui na terra. Ser como as crianças, é ser simples e dócil para assumir encargos e, ao mesmo tempo, ser capaz de entregar-se, de abandonar-se para ser dependente de Deus.

É o “ídolo” ocupando o lugar de Deus. É isso que o livro do profeta Ezequiel nos chama à atenção. O próprio Deus reivindica o seu lugar no coração dos israelitas que haviam erguido ídolos em seus corações, e poderiam sofrer punições em face de seus pecados de idolatria, (Ez. 14: 4-8; e 23: 30,49).

Então o pai o levou a um aeroporto e ao chegar próximo de um avião perguntou: E agora, qual o tamanho desse? O menino respondeu: Nossa pai, esse é enorme! O pai então disse: Assim é Deus, o tamanho vai depender da distância que você estiver dele. Quanto mais perto você está dele, maior Ele será na sua vida!

Porque o SENHOR é Deus grande, e Rei grande sobre todos os deuses. Nas suas mãos estão as profundezas da terra, e as alturas dos montes são suas.

6 Pois eu vos digo que está aqui quem é maior do que o atemplo. 7 Mas, se vós soubésseis o que significa: aMisericórdia quero, e não sacrifício, não condenaríeis os inocentes. 8 Porque o Filho do Homem até do asábado é Senhor.

' Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles e disse: 'Em verdade vos digo, se não vos converterdes, e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus. Quem se faz pequeno como esta criança, esse é o maior no Reino dos Céus. '” (Mt 18,1-5.10).