Porque o roxo é a cor da Quaresma?

Perguntado por: aalmeida . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.6 / 5 12 votos

O roxo simboliza o luto da Igreja pelo sofrimento de Cristo, sendo utilizada no período da quaresma. Nesse momento, a Igreja silencia e apenas reza. Além das quatro cores específicas, temos mais duas cores litúrgicas, que são usadas em dias característicos.

Os católicos entendem que o roxo é a cor que simboliza a Quaresma. Quaresma são os 40 dias que antecedem a celebração da Páscoa e são entendidos, em algumas vertentes do cristianismo, como momento de reflexão e realização de penitências.

O Missionário Redentorista, padre Luiz Carlos de Oliveira explicou ao Portal A12 que a cor roxa, usada na Quaresma, no Advento e nas missas funerais, indica tempo de reflexão, penitência, conversão e mesmo sofrimento de morte.

Alguns historiadores levantam a hipótese de que a criação da Quaresma se deu por influência de antigos cristãos orientais que faziam jejum dias antes da Páscoa. Uma prática muito comum eram os batismos pascais, e os envolvidos com o batismo faziam um jejum rigoroso. A duração desse ato variava de lugar para lugar.

Cores Litúrgicas: usa-se o preto na sexta-feira Santa, roxo-lilás no Sábado, amarelo (Cristo, o sol nascente) e branco no domingo da Ressurreição.

O roxo simboliza o luto da Igreja pelo sofrimento de Cristo, sendo utilizada no período da quaresma. Nesse momento, a Igreja silencia e apenas reza.

Essas cores são frequentemente mencionadas juntas em textos antigos e têm significado simbólico e religioso até hoje. "Na antiguidade, o traje púrpura era associado à nobreza, aos sacerdotes e, claro, à realeza", disse Naama Sukenik, líder do estudo, em comunicado.

A cor lilás ou violeta, principalmente, são cores do divino, da fé católica e da espiritualidade.

Os símbolos quaresmais, bem como os gestos e sinais, já são bem conhecidos: Oração, Jejum, Abstinência, Esmola, Cinzas, o Roxo na Liturgia, Penitência, Confissão, Rezar a Via Sacra, os Ramos, a Palavra de Deus… E no Brasil, temos ainda a Campanha da Fraternidade, criada e organizada pela CNBB.

A palavra 'Quaresma' significa 'quadragésima', palavra oriunda do latim, que antecede a maior festa do cristianismo, que é a Páscoa. Toda festa requer uma boa preparação, é necessário limpar a casa, organizar os móveis, abrir as janelas para arejar a casa.

A Quaresma se inicia 40 dias antes da celebração da Páscoa. Para os católicos, esse é um um momento de profunda reflexão e conexão espiritual, pois lembramos a passagem de Jesus pelo deserto e as tentações que enfrentou; é um momento de preparação e conexão com Deus.

Ao velar o crucifixo, até a Sexta-feira Santa, e as imagens dos santos, até a Vigília Pascal, a Igreja antecipa o luto pela morte de seu Senhor, incutindo nos fiéis uma mortificação à sua visão.

Nesses 40 dias, a Igreja nos propõe algumas práticas para viver melhor esse tempo. Podemos estabelecer 3 pilares essenciais: a oração, o jejum, e a caridade (ou esmola). Na oração, buscamos a Deus e nos colocamos em diálogo com Ele, abertos à sua vontade.

Na Quaresma, fiéis evitam carne vermelha, doces e até conversa.

O período da quaresma corresponde então a preparação para a Páscoa. Durante os quarenta dias que antecedem a Semana Santa e a Páscoa, os cristãos relembram os quarenta dias que Jesus Cristo passou no deserto. É um momento voltado para reflexões e serviços religiosos como orações, caridade e abstinência de carne.

No 4º domingo da quaresma, denominado domingo da alegria, a liturgia usa a cor rosa para nos recordar que o tempo de preparação para a Páscoa está chegando ao fim e a grande festa está próxima.

A Quaresma é uma prática da Igreja Católica que se consolidou no século IV d.C., mais precisamente no ano de 325, quando ocorreu o primeiro Concílio de Niceia. Esse concílio foi basicamente um encontro de bispos para debater questões importantes relativas à fé cristã nos primórdios da Igreja.

Usa-se a cor roxa, símbolo da dor e da penitência, no Tempo do Advento e da Quaresma, podendo também usar-se nas Missas de defuntos em vez do negro (cf. IGMR 346 d). A cor preta, símbolo do luto na cultura europeia (mas não nas culturas orientais e africanas), pode usar-se, onde for costume, nas Missas de defuntos (cf.

O preto transmite introspecção, favorece a autoanálise e sugere o silêncio, por isso é usado por pessoas que acabaram de perder um ente querido como sinal de luto. Utilize esta cor para ter dinheiro e sabedoria.

Durante os quarenta dias que precedem a Semana Santa e a Páscoa, os cristãos dedicam-se à reflexão e a conversão espiritual. Normalmente se recolhem em oração e penitência para lembrar os 40 dias passados por Jesus no deserto e os sofrimentos que ele suportou na cruz.

Glória e Aleluia são palavras de louvação e que não devem ser expressas neste tempo. Por isso, durante a quaresma, estes cantos não são entoados pelas equipes litúrgicas, também como não se devem bater palmas, e levantar os braços em ato de louvação.