Porque o tijolo trinca?

Perguntado por: alima . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 17 votos

A trinca vertical é causada pela expansão dos tijolos, quando à absolvição de umidade, o fissuramento ocorre no canto da edificação, nas paredes de alvenaria (figura 6) mostra Trinca vertical causada pela expansão de tijolos.

As trincas podem aparecer em áreas de junta, partes da parede nas quais ocorrem junção de dois materiais diferentes (como tijolo com concreto ou com madeira). Isso acontece porque a ligação dos dois materiais não foi bem executada ou porque a dilatação do material é diferente.

Se a rachadura ou trinca na parede estiver na diagonal, o problema pode ser na estrutura da casa e isso é sério. Deve ter ocorrido algum problema na fundação ou em alguma viga. Saia da casa e chame um engenheiro ou acione a defesa civil do município com urgência.

Como evitar o surgimento de trincas e fissuras na concretagem

  1. 1 – Utilizar aditivos plastificantes no concreto. ...
  2. 2 – Umedecer as formas antes da concretagem. ...
  3. 3- Realizar a cura do concreto corretamente.

Aprenda a evitar fissuras e trincas

  1. Utilize produtos específicos no concreto. A aplicação de aditivos plastificantes durante a aplicação do concreto reduz a quantidade de água e cimento necessários. ...
  2. Umedeça as fôrmas. ...
  3. Contrate um especialista. ...
  4. Faça uma prevenção inteligente.

A trinca, que vem na sequência, ocorre quando esta abertura aumenta (entre 1 e 3 mm) a ponto de dividir a estrutura, como as paredes, em duas partes distintas. Já as rachaduras são caracterizadas por aberturas (acima de 3 mm) através das quais podem passar o vento e a água das chuvas, por exemplo.

Quando as fissuras começam a ficar cada vez maiores, é preciso ligar o sinal de alerta. Primeiramente, pois essas aberturas são pontos críticos de infiltração, e podem comprometer a parede tanto interna quanto externamente. Além disso, trincas grandes são indicativos de problemas mais sérios de fundação.

Fissura: é o início de um possível problema. Ela corresponde a aberturas finas (de até 1 mm) e são alongadas. Na maior parte das vezes elas são superficiais e não são perigosas. Trinca: quando a abertura aumenta para até 3 milímetros, essa fissura se transforma em uma trinca.

Os mais recentes casos de desabamentos no Brasil só reforçam que o perigo existe e não se pode fechar os olhos ou deixar para mais tarde. Se o imóvel começou a apresentar rachaduras, trincas e infiltrações nas paredes mantenha o alerta ligado. Esses são indícios básicos de qualquer desabamento.

Entenda de uma vez por que o reboco racha
Porém, nem sempre a construção cede por igual, e quando uma parte desce mas que a outra, formam-se as rachaduras; cálculo errado da sobrecarga de uso: além do peso dos elementos da construção, é preciso calcular o peso do uso do imóvel, o que inclui móveis e tráfego de pessoas.

Para tratamento de pequenas fissuras a mais tradicional solução é aplicar duas demãos da massa acrílica para trinca em toda superfície que apresente as fissuras, lixar e posteriormente aplicar a tinta emborrachada na cor desejada.

As rachaduras inclinadas na diagonal e profundas indicam problemas na estrutura, que pode estar cedendo por algum problema na fundação, nas lajes, na estrutura de suporte da casa ou por excesso de peso.

As trincas se diferenciam das fissuras, por serem mais abertas (variando de 1 a 3 mm), profundas e acentuadas.

  • Trinca horizontal próximo do teto. ...
  • Fissuras nas paredes em direções aleatórios. ...
  • Trincas no piso. ...
  • Trincas no teto. ...
  • Trincas inclinadas nas paredes. ...
  • Abaulamento do piso. ...
  • As trincas horizontais próximas do piso. ...
  • Trinca vertical na parede.

A fissura é um corte na parede, causado por falhas no projeto da construção, materiais errados ou execução da obra. Como os tipos de fissuras em paredes são variados, é preciso entender cada situação para saber como resolver e manter a sua casa mais segura.

A Suvinil Selatrinca é ideal para isso, já que veda as trincas nas paredes. A trinca na parede é um problema que pode afetar a qualidade da pintura e gerar retrabalho. Com a Suvinil Selatrinca, é possível garantir que a superfície esteja pronta para receber as demãos de tinta.

O tratamento das trincas normalmente é simples, sendo resolvido com apenas uma mão de argamassa ou massa acrílica. Porém, quando a fissura passa dos 0,5mm é necessário contratar um engenheiro habilitado para realizar a análise, já que é possível que o problema seja resolvido com reforço estrutural.

Retardar o tempo de secagem também é fundamental para evitar rachaduras e fissuras no chão. Proteja o piso do sol e do vento nas primeiras 72 horas e, depois, umedeça a superfície a cada 8 horas por mais 4 dias. O objetivo desse processo é deixar o cimento secar lentamente para que fique mais resistente e uniforme.

Há um jeito de curar a mistura de forma que o fissuramento não aconteça. “A cura só necessita de um componente, que é a água. Passado o tempo de pega do cimento, é preciso deixar uma lâmina d'água sobre a superfície do piso executado.