Porque os bebês ficam olhando para cima?

Perguntado por: umoraes5 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 8 votos

Isso geralmente é normal. À medida que a coordenação visual melhora, os olhos do bebê trabalham juntos para se concentrar e seguir um objeto em movimento. Se você não perceber isso acontecendo consistentemente aos três meses de idade, converse com seu pediatra.

Há algumas hipóteses: pode ser que as crianças olhem para os vilões na intenção de puni-los, concentrando-se neles até que saiam de cena. Outra ideia é que os bebês fiquem de olho na expectativa de que o agressor receba alguma consequência por sua ação.

Os pais costumam notar que os olhos de seus recém-nascidos parecem se cruzar o olhar de vez em quando. Nos primeiros seis meses de vida, isso pode ser normal.

  1. Olhar fixo. Desde o momento que ele nasce, você está sendo observada. ...
  2. Opinião que importa. A partir dos 9 meses, seu bebê vai tentar dividir todos os desejos com você. ...
  3. Sempre perto. Seu filho fica aflito quando você não está por perto. ...
  4. Sorriso pede sorriso. ...
  5. Confiança e aconchego.

A partir dos quatro meses de idade, o bebê começa a interagir mais ativamente com o mundo ao seu redor. Mais esperto, já alcança objetos com as mãozinhas, consegue se virar sozinho e começa a se sentar.

Segundo o pediatra Dr. David Geller, a maioria dos bebês começa a sorrir socialmente entre 6 e 12 semanas de idade. A princípio, esses sorrisos sociais serão raros e distantes entre si, mas aos 5 ou 6 meses de idade, muitos bebês dão sorrisos que iluminam os lugares e atraem estranhos no supermercado.

6 sinais de autismo em bebês

  1. 1- Bebê não reage aos estímulos sonoros. ...
  2. 2- Não emite contato visual quando é chamado pelo nome. ...
  3. 3- Não possui expressões faciais. ...
  4. 4- Não brinca com outras crianças e não gosta de gestos carinhosos. ...
  5. 5- Não conseguem e nem tentam falar. ...
  6. 6- Faz movimentos repetitivos.

Nesta fase dos 4 aos 6 meses, é habitual ver um bebé a largar a mama de repente, a puxá-la, a distrair-se facilmente durante as mamadas – olhando em volta quando ouve algum som e parando para brincar com o mamilo e rir-se para a mãe.

O que acontece para que o seu filho dê aquele belo sorriso enquanto dorme, é que ele chegou à fase REM (Rapid Eye Movement ou Movimento Rápido dos Olhos, em português) do sono, quando ocorre uma atividade muito intensa no cérebro, fundamental para o desenvolvimento neurológico do seu bebê.

Aposte nas roupinhas leves e confortáveis
Ou seja, o algodão permite que o corpinho do pequeno respire durante a noite e não retenha o suor. Assim, se torna muito confortável para ele dormir durante a noite. Dessa forma, fica muito mais fácil tornar o sono do pequeno mais confortável.

Ao nascer, a visão do recém-nascido é limitada e ele só consegue focalizar algo se estiver a 20 ou 30cm de distância dele—como seu rosto quando você o segura, ou o canto do bercinho. Ele ainda não consegue ver claramente além de 30 cm. Dentro dessa distância, ele examinará tudo de perto.

O desenvolvimento do “olho no olho”
Entre 6-10 semanas, o bebê começa a dirigir o olhar mais intencionalmente, olhando diretamente para seus pais ou cuidadores e sustentando o olhar com os olhos bem abertos. Aos 3 meses, o bebê pode seguir os movimentos de seu pais ou cuidadors a partir de certa distância.

Se você tem notado desalinhamento nos olhos da criança, ou se ela já relatou ter uma visão embaçada, ela pode estar sofrendo de olho preguiçoso.

“Mesmo que não enxergue muito bem ao nascer, o bebê 'percebe' a mãe desde o início”, explica o pediatra neonatal Luiz Renato Valério, do Hospital Pequeno Príncipe (PR). Além do olhar, esse reconhecimento, de acordo com o especialista, se dá também por meio do cheiro, da voz e do toque.

Demonstração do amor pelo bebê
Apesar de amar os pais praticamente desde o nascimento, até os oito meses de vida o bebê demonstra seu amor de uma maneira mais sutil. Algumas dessas demonstrações podem ser olhar para os pais e sorrir e chorar quando deixa o colo dos pais para ir com outras pessoas.

De modo geral, os bebês não ficam em pé com essa idade, especialmente porque a musculatura ainda não está pronta. Em situações raríssimas, porém, alguns bebês podem tentar ficar de pé sozinhos e até gostam dessa posição, normalmente quando estão no colo.

Aos 3 meses, os bebês podem ficar nas cadeirinhas que têm todo o apoio para as costas e também para a cabeça. Entre 5 e 7 meses, podem se sentar com apoio correto para a coluna. Depois dessa idade, já não precisam de suporte para permanecer nessa posição.

“Para se sentar, o bebê deve passar primeiro pela fase de sustentar a cabeça, que deve ocorrer até os 3 meses. A partir do 4º mês, é preciso adquirir a capacidade de rolar lateralmente. Com 6 meses, o bebê deve conseguir aprender a rolar e a se sentar com apoio.