Porque os japoneses atacaram a base de Pearl Harbor?

Perguntado por: lfreitas . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 16 votos

O objetivo do Japão com o ataque realizado em 7 de dezembro de 1941 era a destruição completa da frota naval americana no Pacífico, o que garantiria ao Japão caminho livre para expandir-se.

A entrada do Japão na Segunda Guerra Mundial aconteceu oficialmente a partir do ataque à base naval de Pearl Harbor em 7 de dezembro de 1941. O ataque japonês aconteceu sem uma declaração formal de guerra e tinha como objetivo a destruição total da frota americana do Oceano Pacífico.

Nos dias 6 e 9 de agosto de 1945, os Estados Unidos fizeram uso, pela primeira vez na história da humanidade, de armas atômicas contra as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki. Essas bombas foram utilizadas para forçar a rendição japonesa e evitar que as tropas americanas precisassem invadir o Japão por terra.

Pearl Harbor ou o Porto das Pérolas é uma base naval dos Estados Unidos e o quartel-general da frota norte-americana do Pacífico, na ilha de O'ahu, no Havaí, perto de Honolulu. Em livros mais antigos em português, usa-se por vezes a designação Porto das Pérolas.

A resposta americana ao ataque de Pearl Harbor foi declarar guerra ao Japão. Em 1945, os Estados Unidos lançou a Bomba Atômica nas cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki. Esse evento pôs fim a Segunda Guerra Mundial.

Há 80 anos, duas horas de bombardeio no meio do Pacífico mudaram drasticamente o rumo da Segunda Guerra Mundial.

A entrada dos EUA foi fator primordial para a vitória dos Aliados (Inglaterra, França, Rússia), os norte-americanos possuíam um forte e organizado exército e uma enorme capacidade bélica.

A parceria com os EUA era o principal pilar dessa política, confiando a eles a segurança do arquipélago durante a Guerra Fria, o que permitiu ao Japão dedicar todos os seus recursos para o desenvolvimento econômico, sem se preocupar com sua segurança e a do mundo.

Após anos em guerra com os Estados Unidos, o Japão oficialmente se rendeu em 14 de agosto de 1945 após os Estados Unidos lançarem bombas atômicas sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki.

Em dezembro de 1941, o Japão atacou Cingapura, Malásia e Hong Kong. Além disso, o Japão invadiu e dominou rapidamente a Tailândia.

Truman utilizou essa frase para descrever a bomba atômica, arma que ele ordenou que fosse usada no ataque aéreo contra as cidades japonesa de Hiroshima, em 6 de agosto de 1945 e Nagasaki, três dias depois, durante a ofensiva de arrasamento total do Japão no final da Segunda Guerra Mundial.

Cerca de 263 mil pessoas viviam em Nagasaki. Com o ataque nuclear, a bomba enviada pelos Estados Unidos atingiu entre 39 mil e 80 mil pessoas. Hoje, a cidade tem cerca de 450 mil habitantes.

Quantidade de combustível nuclear
Quando o reator explodiu, calcula-se que foram liberadas sete toneladas de combustível nuclear. No total, o desastre emitiu 100 vezes mais radiação que as bombas que caíram sobre Hiroshima e Nagasaki.

Foi em 1941, contudo, que os Estados Unidos entraram oficialmente na guerra, após a base naval de Pearl Harbor ter sido atacada por aviões japoneses.

Aviões japoneses atacam de surpresa a base naval norte-americana de Pearl Harbor, no Havaí, sem prévia advertência ou declaração de guerra. O ataque destrói ou danifica ao menos 21 navios e 347 aviões e deixa cerca de 2.400 mortos e 1.200 feridos. O ataque era esperado.