Porque os pelos engrossam quando raspados?

Perguntado por: ereal . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 8 votos

Quando o pelo é raspado, não é realizada a retirada integral do fio pela raiz, mas sim um corte em seu maior eixo, que corresponde à parte mais grossa do pelo. Assim, tem-se a falsa impressão de que o pelo, ao crescer, adquire uma espessura maior.

Você pode inibir o crescimento dos pelos com métodos tradicionais como cera ou até se aventurar nas soluções caseiras, mas a verdade é que nenhum deles consegue brecar o ciclo de crescimento dos pelos. Apenas o laser ou a eletrólise.

O açafrão em pó, conhecido como açafrão da terra ou cúrcuma, é bastante eficiente para a eliminação dos pelos e cuidados com a pele. Ele é um alimento termogênico, que consegue entrar na estrutura do pelo, fragilizando-o desde a raiz e, com o uso contínuo, leva a afinar e reduz a quantidade de pelos!

Aplique cremes depilatórios para “dissolver” o pelo sobre a pele, deixando-o menor e mais fino. Ainda que cresçam mais rapidamente do que após a depilação, os pelos podem ficar mais finos e menores, devido aos componentes químicos e a propriedade alvejante desses produtos.

Raspar ou depilar área íntima pode resultar em pelos encravados, pele ferida, infecções e até abrir caminho para DSTs. Seja com lâmina, cera ou a laser, depilar os pelos pubianos é algo incômodo. Mesmo assim, o número de homens e mulheres aderindo à prática não para de crescer em todo o mundo.

Em alguns casos, podem ocorrer traumas locais, como pequenos cortes, que favorecem o surgimento de infecções. “A pele lesada pós-depilação fica mais suscetível à invasão pelas bactérias presentes por ali mesmo. Depilação sempre é um método traumático para a pele – seja via lâmina, cera ou mesmo laser.

Esse contato constante da pele com a lâmina aumenta as chances de irritações e cortes na pele. Além disso, o excesso de depilações pode deixar a região depilada um pouco mais escurecida do que o tom natural de seu corpo. Em contra partida, a remoção dos pêlos com a lâmina não faz sujeira, é rápida e prática.

Isso acontece por um desequilíbrio nas glândulas adrenais ou nos ovários. Outra causa dessa condição é a Síndrome do Ovário Policístico (SOP), um distúrbio endocrinológico que faz com que pessoas do gênero feminino produzam mais hormônios sexuais masculinos.

Depilar com gilete é o jeito mais comum de remover pelos das pernas. Esse método pode não arrancar o fio pela raiz como depilação com cera, mas é relativamente fácil e indolor. Compre uma lâmina de qualidade da seção de higiene pessoal de um supermercado local.

Como acabar com os pelos da virilha tem três alternativas no mercado: a fotodepilação, a eletrólise e o laser. Na fotodepilação os pelos voltam a crescer cerca de 6 meses depois. A eletrólise é um tratamento longo e doloroso. Já o laser pode entregar a depilação efetiva.

Mel e limão
Misture 1 colher de chá de suco de limão com 3 colheres de sopa de mel e aplique a solução na pele. Deixe agir por dez minutos e remova com uma toalhinha umedecida com água morna. Repita o procedimento de duas a três vezes por semana para diminuir o crescimento dos pelos na região.

A depilação com cera morna e demais métodos que eliminam o pelo pela raiz, quando repetidos muitas vezes, podem afinar o pelo ou provocar falha na região depilada, diminuindo o volume de pelos. Neste caso, a haste precisa renascer inteiramente e o pelo nasce aparentemente mais fino.

2) Depilar a região íntima com cera quente afina gradativamente a espessura dos pelos. Outro método já conhecido entre nós é a depilação íntima com cera, que pode ser fria ou quente. No caso da depilação com cera quente, o produto é derretido em um aparelho e, só então, aplicado na região íntima.

O BIOXET é um creme dérmico que reduz e enfraquece significativamente os pêlos indesejáveis. A chave do sucesso do BIOXET deve-se à alta eficácia da sua formulação e à facilidade de utilização.

Segundo a dermatologista Cláudia Sá, "não passa de impressão". O que acontece é que, com os pelos mais claros, o crescimento fica mais evidente, já que a raiz escura se destaca. De acordo com a médica, os produtos para descolorir pelos não atingem a raiz do fio e, com isso, não alteram seu crescimento ou formação.

Pressione a lâmina levemente para baixo, puxe a pele e faça movimentos curtos e firmes na direção do crescimento do pelo. Enxágue a lâmina após cada passada para manter a lâmina limpa. Para uma depilação mais próxima, reaplique o gel de depilação e depile cuidadosamente contra a direção do crescimento do pelo.