Porque os poríferos são animais sésseis?

Perguntado por: ucurado . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

Os poríferos não apresentam a capacidade de locomoverem-se, sendo, portanto, animais sésseis. Eles podem ser encontrados vivendo sozinhos ou em colônias.

Alternativa correta: letra “c”
Os poríferos são esponjas, animais aquáticos que quase não se movimentam. Seu corpo é preenchido por inúmeros poros e se alimentam por meio da filtração.

Não possuem sistema nervoso, músculos e nem órgãos internos. Por apresentarem características tão diferentes de outros animais e por não reagirem a estímulos externos é que os poríferos, ou esponjas, foram classificados primeiramente como sendo plantas, devido ao seu comportamento séssil, isto é, de pouco movimento.

Respiração e Alimentação
Os poríferos são animais filtradores. Eles promovem uma corrente de água que entra pelos poros, passa pelo átrio e sai pelo ósculo. Ao entrar, a água fornece oxigênio e ao sair, carrega dióxido de carbono e resíduos. Assim, ocorre a respiração, através das trocas gasosas por difusão.

Os poríferos possuem grande importância ecológica – fazem simbiose com organismo fotossintéticos (zooxantelas – matriz amarelada ou cianobactérias – matriz verde, violeta, marrom), vivem em águas rasas e claras, aumento na taxa metabólica entre 33% e 80%. Abriga grande comunidade de organismos aquáticos.

Nesse cenário, os animais sésseis são aqueles estacionários em oposição ao movimento (móvel). Alguns desses animais também prendem os animais vivos, por exemplo, anêmonas anexadas a si mesmas às conchas (emprestadas) de caranguejos eremitas e cracas que se ligam a baleias.

As esponjas são animais filtradores que se alimentam de plâncton e de minúsculas partículas de matéria orgânica dissolvidas na água. A água penetra no corpo desses animais através de inúmeros poros, sendo esta a característica a que se refere o nome do grupo (do latim porus = poro e ferre = portador).

A principal diferença entre poríferos e cnidários é que os poríferos são animais mais simples, sem tecidos verdadeiros, e se alimentam por filtração, enquanto os cnidários possuem tecidos verdadeiros e possuem células urticantes chamadas cnidócitos, que são usadas para defesa e captura de presas.

Resposta. A água entra pelos poros laterais, passa pelo átrio,que é o espaço central do corpo dos poríferos, e sai pelo ósculo, que é a abertura maior,como a boca de um vaso.

- regeneração: as esponjas são capazes de sofrer regeneração, a partir de fragmentos que se desprendem de seus corpos. Quando uma esponja se desintegra, por ação mecânica ou casual, "brotos", ou massas de amebócitos são capazes de originar uma nova esponja.

PINACÓCITOS - células achatadas que revestem a parede externa das esponjas como uma espécie de epiderme. COANÓCITOS - células flageladas.

Os poríferos só realizam digestão intracelular,que é feita por difusão entre as células principais que compõem o corpo do animal(os coanócitos)e após isso,passam para as outras células como amebocitos.

Poríferos: exemplo de animais que não se locomovem ativamente.

artrópodes

O maior dos filos do reino animal, os artrópodes englobam milhares de espécies de insetos, aracnídeos e crustáceos. Em comum, esses indivíduos apresentam um corpo segmentado em diferentes partes, além de apêndices articulados, como as patas.

Reino animal: principais características e classificações

  • Anfíbios.
  • Aves.
  • Mamíferos.
  • Peixes.
  • Répteis.

As novas espécies ainda estão sendo descritas, mas já empolgam bioquímicos gaúchos, que encontraram nas esponjas substâncias antioxidantes capazes de alterar a produção de radicais livres, moléculas que provocam o envelhecimento e que em descontrole podem causar doenças como câncer, diabetes, mal de Alzheimer e mal de ...