Porque os santos da igreja ficam cobertos?

Perguntado por: nibrahim4 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.9 / 5 17 votos

Ao velar o crucifixo, até a Sexta-feira Santa, e as imagens dos santos, até a Vigília Pascal, a Igreja antecipa o luto pela morte de seu Senhor, incutindo nos fiéis uma mortificação à sua visão.

A partir do 5º Domingo da Quaresma, enquanto os fiéis começam a se preparar com mais força para a Páscoa, as imagens de nossas igrejas são cobertas com um véu.

O Missionário Redentorista, padre Luiz Carlos de Oliveira explicou ao Portal A12 que a cor roxa, usada na Quaresma, no Advento e nas missas funerais, indica tempo de reflexão, penitência, conversão e mesmo sofrimento de morte.

Geralmente, a maioria das paróquias remove os véus antes da Vigília Pascal, quando os sacristãos se preparam para a solenidade especial e adornam o santuário com flores e outras decorações.

São símbolos da proteção que o Direito Internacional confere aos doentes e feridos, assim como aos que prestam assistência, durante um conflito armado. Mostram aos combatentes que não devem atacar qualquer pessoa ou objeto identificado com esses emblemas.

Entenda porque cobrimos as imagens no tempo quaresmal
Remonta ao século sétimo indicando um luto antecipado pela morte do Senhor. As imagens são cobertas com um tecido roxo. É uma prática facultativa.

O gesto faz parte do rito da celebração católica e lembra a crucificação e morte de Jesus Cristo.

Segundo ele, não comer carne é uma forma de penitência, que tem como referência a crucificação de Jesus que, de acordo a Bíblia, aconteceu numa sexta-feira. Esse gesto de renúncia é, para os católicos, uma forma de aproximar os fieis de Deus, experimentando restrições de prazer.

Os católicos costumam realizar o velório e o enterro logo em seguida, tentando fazer tudo dentro de 24 após a morte. Quando possível, os católicos também preferem fazer o velório com o caixão aberto para que os familiares interajam com o corpo e se despeçam.

A tradição de velar as imagens, especificamente a partir do 5º Domingo da Quaresma, é bastante antiga.

Tradição e significado. De acordo com a Igreja Católica, a "Celebração de Trevas" é um conjunto de salmos, cânticos, preces penitenciais e símbolos que permite aos católicos meditarem sobre a situação de escuridão em que ficou a Terra com a morte de Jesus.

O costume normalmente deve ser iniciado no quinto Domingo da Quaresma ou no Primeiro Domingo da Paixão. O sentimento de cobrir as imagens sacras fundamenta-se no luto pelo sofrimento de Jesus Cristo. As cobertas deverão ser retiradas do altar após a Missa da Ceia do Senhor, na Quinta-feira Santa.

Na quaresma, todavia, ele se transforma todos os dias! E se normalmente costuma ser pouco perigoso, atacando bebês não-batizados e pequenos animais, na quaresma fica mais violento. Nossos lobisomens, como os de Portugal, se transformam quando o amaldiçoado vai a um espojadouro de animais, tira sua roupa e ali rola.

O padre usa rosa para nos recordar que a temporada de preparação está chegando ao fim e a grande festa se aproxima. A igreja introduz essa expressão de alegria na liturgia do quarto domingo da Quaresma para encorajar seus filhos a perseverar fervorosamente até o final deste santo tempo.

A sugestão é que não há “necessidade” de se levar as imagens quebradas para depositar nas Igrejas, cemitérios, jogar em rios ou em outros lugares, mas elas podem ser trituradas e enterradas no jardim ou em um vaso de sua casa.

São exatamente 40 dias em que o glória e o aleluia não aparecem nas missas. Isso porque são hinos de celebração, de alegria e de muita festa pela vinda do Senhor que vem na Eucaristia. Durante a quaresma é necessário que esta alegria seja contida até o Domingo da Ressurreição.

Domingo de Ramos: Entrada triunfal de Cristo em Jerusalém
Este dia comemora a entrada triunfal de Jesus Cristo na cidade de Jerusalém, no domingo antes de Sua morte. Antes de entrar em Jerusalém pela última vez, Jesus pediu a dois de Seus discípulos que Lhe trouxessem um jumento (ver Mateus 21:1–7).

Cruz Missioneira: Símbolo de fé redobrada e proteção nas Missões.

Ícone 3d cruz de madeira com pano branco símbolo da ressurreição de jesus cristo ele ressuscitou páscoa.