Porque passar no Exame da Ordem é difícil?

Perguntado por: adomingues . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

O motivo disso é que a prova da OAB possui questões multidisciplinares e que dependem de uma ótima interpretação. É comum encontrar questões que parecem ser de uma matéria quando na verdade está tratando de outra matéria ou que requerem conhecimento em mais de um área para serem respondidas com total certeza.

XXIII Exame de Ordem: interdisciplinaridade
Com apenas 13,35% de aprovação na primeira fase, o XXIII Exame de Ordem luta pelo posto de prova da OAB mais difícil.

A fase mais difícil da OAB pode ser a 1a para o candidato X, mas a 2a para o candidato Y. Tudo dependerá das forças e fraquezas de cada um. No entanto, existem dificuldades, comuns às duas fases, que devem ser enfrentadas: Gestão do tempo: em ambas as provas, a FGV concede 5 horas para realizar as questões.

Para um candidato passar na OAB, o limite da boa preparação são 3 meses. O fundamental neste ponto é preservar a metodologia que apontamos anteriormente (as três etapas). No entanto, você terá menos tempo para passar por todo o conteúdo. Então, a saída neste caso é optar pelos assuntos que mais caem na prova.

Ao analisar a tabela, lembre-se de que a peça vale 5 pontos e as questões, somadas, também valem 5 pontos. Estas duas últimas tabelas demonstram que, em termos de aproveitamento, a matéria lider é Direito Civil, com a maior nota geral. Já as matérias que apresentaram menor nota geral foram Tributário, Penal e Trabalho.

A OAB esclarece que não existe venda de registro ou de carteira da Ordem, que qualquer oferta nesse sentido é golpe. A única forma de obter registro é por meio de aprovação no exame de Ordem, cujas regras e calendário são amplamente divulgadas.

Mas, afinal, qual o salário de um advogado recém-formado? De acordo com dados do site Salário.com.br, considerando a Classificação Brasileira de Ocupações, CBO, 2410-05, a média salarial desse profissional no início de carreira é de R$ R$ 4.576,27 por mês, para jornadas de trabalho de 41h semanais, aproximadamente.

Quantas vezes pode fazer a prova da OAB? Bom, a resposta é simples e direta. Quantas vezes for necessário até você passar! Além disso, há um adendo importante: se passou na 1ª Fase e reprovou na 2ª Fase, você pode refazer a última etapa.

Quando um candidato não é aprovado na prova da segunda fase, a OAB oferece a oportunidade da repescagem: o candidato, por uma única vez, pode repetir o exame da segunda fase, sem que seja necessária nova aprovação no exame da primeira fase.

O exame é composto por duas partes:
Uma peça processual, no valor de 5 pontos e quatro questões discursivas (valendo 1,25 pontos cada). Para ser aprovado na segunda fase da OAB, é necessário alcançar 60% de aproveitamento (6 pontos).

Uma das formas mais eficientes de estudar é colocar seu conhecimento em prática. Por isso, de tempos em tempos, resolva algumas provas de edições anteriores ou simulados. Assim, você terá uma ideia melhor dos assuntos mais cobrados no exame, e também irá melhorar a gestão de tempo para resolvê-lo.

Números de inscritos e aprovados nas 28 edições avaliadas
Nas 28 edições, 1.077.837 examinandos fizeram a prova OAB e 660.298 em números absolutos (61,26%) foram aprovados.

Exame da oab: 89% de reprovação. Quem é o culpado?

E para ter um rendimento ainda melhor, siga as dicas que dei nesse texto para acertar no mínimo 40 questões da prova. Comece resolvendo as questões mais fáceis, depois elimine os itens que estão incorretos nas outras perguntas e na hora das questões mais difíceis chute todas na letra menos marcada até aquele momento.