Porque ser mãe é cansativo?

Perguntado por: rribeiro . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.3 / 5 19 votos

As mulheres são sobrecarregadas com as funções de mãe e de gestão da casa, além de terem que se preocupar com o fim da licença e como irão conciliar todas estas tarefas. Mesmo quando homens e mulheres têm a mesma carga horária, geralmente são elas que fazem a maior parte do trabalho em casa e do cuidado com os filhos .

"A parte mais difícil de ser mãe é permitir que seus filhos cometam erros, mesmo sabendo que depois será difícil para eles", disse. Jessica revelou que acredita que encontrou um equilíbrio entre orientar seus filhos e, ao mesmo tempo, deixar que eles aprendam por conta própria.

As exigências da maternidade
Ela complementa que, no pós-parto, normalmente há uma série de exigências, palpites, sugestões que muitas vezes não são úteis às novas mães, pois cada bebê é único e cada mãe também. “A falta de compreensão disso nos faz sentir muito sozinhas.

A autora Esther Engelsma diz que mães podem se sentir produtivas - se mudarem a forma como pensam sobre seu trabalho. Ela ajuda as leitoras a entenderem que o propósito de Deus para as mães não está centrado em fazer coisas. Ao invés disso, Deus quer que elas usem bem o tempo, cresçam em santificação, e O glorifiquem.

Se você está com sintomas do burnout materno:
Procure apoio psicológico. Agende terapia para ontem com mulheres e mães que entendam do assunto. Se possível, procure um psiquiatra e dialogue. Algumas mulheres precisam ser medicadas.

É uma carga alta de estresse emocional, gerado por inúmeras exigências. A mãe fica com a sensação permanente de fracasso, de que não consegue dar conta de tudo aquilo, e se culpa por estar sendo insuficiente.

A mãe não precisa lidar com o burnout sozinha, pois isso também é cansativo. Entretanto, muitas vezes, as pessoas próximas relutam em assumir que há um problema. O parceiro, familiares e amigos podem ajudar, veja como: Não julgar e não culpar a mãe: quanto maior a pressão, mais a mulher se sentirá culpada e impotente.

Ser mãe não cansa, mas cuidar, ensinar, amar, trabalhar, limpar a casa e estudar, tudo ao mesmo tempo, cansa. O que cansa é não se dar o luxo, é não ter aquele momento só seu. O que cansa é dormir depois de dar mais do que podia de si e ainda deixar pendências pro dia seguinte.

10 passos para levar a maternidade com mais leveza

  1. Aceite e peça ajuda quando precisar. A maternidade é cansativa, e pode doer ainda mais passar por momentos difíceis sozinha. ...
  2. Tenha uma rotina. ...
  3. Não se compare com outras mães. ...
  4. Escute e entenda seus filhos.

Brinque, passeie, abrace, dê risada, ensine, ajude, às vezes chame atenção (quando for preciso). O tempo não volta, então aproveite a maternidade ao máximo! E lembre-se: se está passando por um período difícil no maternar, tudo passa, melhora e se adapta.

Uma menina de apenas 11 anos se tornou a mãe mais jovem a que se tem notícias na Inglaterra. De acordo com reportagem publicada neste fim de semana pelo jornal The Sun, a criança engravidou aos dez anos e deu à luz no início de junho, após mais de 30 semanas de gestação.

O primeiro ano, especialmente os primeiros meses, de vida do bebê trazem um turbilhão de sentimentos novos à mamãe. Mas uma coisa que nem todo mundo imagina que a gente passa nesse período é por momentos intensos de solidão.

A solidão materna desperta estranhamento e normalmente temos a tendência a fugir do que é desconhecido. Então é importante encarar a verdade: mães podem estar conectadas com os seus filhos e, ao mesmo tempo, viverem uma desconexão com todas as outras áreas da vida e com isso sentir solidão.

Essa condição está relacionada, principalmente, a alterações hormonais que ocorrem durante a gravidez e novamente após o nascimento do bebê. Durante a gestação, a mulher produz muito estradiol. Após o parto, a queda da substância no organismo facilita sentimentos como tristeza e ansiedade.

Tenha uma rotina organizada
Se você tem um, dois ou mais filhos, quando for sair, lembre-se de que além de organizar a sua roupa, fazer cabelo e passar um pouco de maquiagem, você também precisa arrumar os pequenos. Então aqui vai uma dica importante: procure ter uma rotina organizada em todos os aspectos.