Porque tenho dificuldade em memorizar?

Perguntado por: dsampaio . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.7 / 5 17 votos

Os problemas de memória podem estar associados a inúmeras causas, sendo as mais comuns: estresse que produz cortisol e noradrenalina, hormônios inimigos da memória; traumas psicológicos e recalques, situações e experiências esquecidas devido à dor e ao sofrimento em recordá- las; ansiedade e depressão; cansaço; o uso ...

8 técnicas pra memorizar as coisas que você aprende

  1. Ler e ouvir não bastam. ...
  2. Ache um enfoque do assunto que lhe interesse. ...
  3. Concentre-se. ...
  4. Lembretes na hora certa. ...
  5. Descanse. ...
  6. Antes de dormir, logo que levantar. ...
  7. Faça conexões entre o que você aprende e o que você já sabe. ...
  8. Reflita sobre o que você aprendeu.

Você sabia que o ser humano esquece, em média, 70% daquilo que acabou de aprender, dentro do período de 24 horas, caso não seja feito nada para reter ou assimilar as informações novas? É verdade. Para que esse não seja o seu caso, preparamos cinco dicas valiosas sobre como não esquecer o que estudou.

Quebra-cabeças e jogos da memória são importantes exercícios. Eles podem ser seus aliados na hora de preparar o seu cérebro para lembrar dos assuntos estudados. Os jogos podem estimular concentração e treinam a mente para fazer a associação de imagens. Sudoku, jogos de cartas, dominó e palavras também tem esse efeito.

Dislexia. O mais conhecido entre os transtornos de aprendizagem é também um dos mais banalizados. O uso irônico e equivocado do termo “disléxico” causa certa confusão quanto ao real significado do diagnóstico.

Ela afirma que a estimativa de 15 a 20 vezes serve como uma média entre o aprendizado de palavras mais fáceis e mais difíceis - ou seja, aquelas com significado simples e as mais complexas.

Felizmente, alguns passos básicos na sua rotina podem ajudar!

  1. Tenha um caderno de anotações. ...
  2. Estude por questões. ...
  3. Faça associações e crie macetes. ...
  4. Não tente gravar vários assuntos de uma vez. ...
  5. Explique a matéria para si.

Caça-palavras, palavras cruzadas, sudoku e outros tipos de jogos auxiliam no estímulo das células cerebrais, que fortalecem a retenção das informações. O ideal é fazer esses exercícios todos os dias. Afinal, assim como nosso corpo, nossa mente também precisa de estímulos diários.

Como exercitar o cérebro para estudar? 5 dicas práticas!

  1. Pratique jogos estimulantes. ...
  2. Leia textos com temas variados. ...
  3. Exercite o corpo. ...
  4. Evite distrações. ...
  5. Faça desafios diferentes.

7 dicas para estudar melhor e alcançar os resultados que você espera

  1. Crie e siga o plano de estudos.
  2. Elimine distrações.
  3. Crie conexões com os temas.
  4. Faça revisões.
  5. Faça pequenas pausas durante os estudos.
  6. Use materiais impressos.
  7. Conte com um ambiente estimulante.

A curva do esquecimento descreve um processo pelo qual toda pessoa passa, independentemente da sua capacidade de memorização. Ou seja, você esquecer parte do que o professor disse na aula da semana passada é normal. Curva do esquecimento hipotética, não desenhada em escala.

Vitamina B1

Vitamina B1
Se você quer seus neurônios trabalhando a todo vapor, com plena capacidade de raciocínio, memória e concentração, consuma alimentos ricos em vitamina B1, como: Cereais integrais.

VITAMINAS DO COMPLEXO B

VITAMINAS DO COMPLEXO B
Elas promovem o funcionamento adequado do sistema nervoso e do metabolismo energético, melhorando a memória, a concentração e reduzindo o cansaço e a fadiga.

O descanso, assim como a meditação, é uma forma de consolidar as memórias. Ao focar a mente em algo prazeroso, como um esporte ou atividade de lazer, é possível melhorar a memória, mantendo-se descansado e saudável.

Ele se manifesta em uma área definida do conhecimento causando déficit. Ou seja, o adolescente apresenta uma parada brusca em sua capacidade de aprender em área específica, mas continua desenvolvendo normalmente em outras como se nada houvesse acontecido.