Porque tenho medo de escrever?

Perguntado por: uornelas . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.3 / 5 6 votos

Ela pode ser fruto da grafofobia! Esse medo pode afetar principalmente os estudantes que estão se preparando para o Enem e para os vestibulares. Como já estão submetidos a muita pressão e estresse, eles acabam desenvolvendo um medo psicopatológico de escrever.

Algumas dessas causas incluem fatores hereditários, alterações na estrutura cerebral, influência do meio onde vivem, traumas ou experiências negativas, exposição frequente a fatores de risco na infância, temperamento e até mesmo a persistência de novas situações que demandem interação social.

Sobrancelhas ligeiramente levantadas, a testa franzida e a boca entreaberta são sinais inequívocos de que o medo está dentro de uma pessoa. Embora sentir medo seja normal e perfeitamente legítimo, há situações nas quais exteriorizá-lo não favorece nossos interesses.

Significado de Insegurança
Sem segurança; em que há perigo; periculosidade. Acometido por um sentimento de desamparo; sensação de não se estar seguro e/ou protegido. Falta de convicção ou segurança em si próprio; durante o discurso, sentiu-se a sua insegurança. Etimologia (origem da palavra insegurança).

7 dicas para superar os seus medos

  1. Aceite os seus medos. Uma das piores coisas que você pode fazer é negar que tem determinado medo. ...
  2. Escreva sobre os seus medos. ...
  3. Cultive pensamentos positivos. ...
  4. Ressalte as suas vitórias. ...
  5. Converse sobre os seus medos com amigos e familiares. ...
  6. Foque na sua respiração. ...
  7. Faça terapia.

As fobias são tratadas com uma combinação de terapia e medicamentos. Se você estiver interessado em encontrar tratamento para sua fobia, marque uma consulta com um psicólogo ou psiquiatra, que são profissionais de saúde mental qualificados.

Termo usado para explicar o medo irracional de se envolver em jogos amorosos. A pessoa evita carícias, beijos, preliminares, tudo relacionado ao jogo da sedução, do contato íntimo com o outro (e não só amoroso, sexual). Para quem sofre desta fobia é impensável se envolver com alguém.

+Atazagorafobia - medo de ser ignorado ou esquecido.

Pessoas tímidas têm receio de errar, de serem julgadas por pessoas próximas ou desconhecidas e de se sentirem rejeitadas. Para quem tem fobia social, essas sensações se transformam em aversão e pavor, que tomam conta de todo o organismo. O resultado é a manifestação de sintomas de ordem física e psicológica.

A principal característica definidora da timidez é um medo do que as outras pessoas irão pensar do comportamento próprio, resultando em medo de fazer ou dizer o que quer que seja por temor de ser ridicularizada, humilhada, criticada ou rejeitada.

A ansiedade social é um transtorno crônico, que geralmente dura 6 meses ou mais.

“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus” (Filipenses 4, 6-7).

O medo é criado dentro das nossas mentes e, por mais que tentamos evitá-lo ou ignorá-lo, não conseguimos acabar com ele. Isso acontece porque a crença que alimenta esse sentimento não foi alterada. Essa é a única maneira de acabar com o medo e, para isso, pode ser preciso a ajuda de um psicólogo.

Medo pode impedir a formação de memórias de longo prazo e causar danos a certas partes do cérebro, tais como o hipocampo. Isso pode dificultar ainda mais a regular o medo e pode deixar uma pessoa ansiosa na maioria das vezes. Para alguém com medo crônico, o mundo parece assustador e suas memórias confirmam isso.

Como lidar com a insegurança?

  1. Pratique o autoconhecimento. Sabe aquele provérbio que diz que devemos conhecer nossos inimigos para derrotá-los? ...
  2. Identifique suas inseguranças. ...
  3. Seja gentil consigo. ...
  4. Preste atenção na sua linguagem. ...
  5. Busque exemplos em quem você admira. ...
  6. Dê um passo de cada vez. ...
  7. Escute-se mais. ...
  8. Adquira competências.

Por isso, precisamos orar mais em favor da nossa tranqüilidade, dirigindo-nos diretamente a Deus, principalmente para vencer a insegurança e o medo. Orar é um ato de fé e de confiança na bondade do Pai Celestial, que nos criou para sermos felizes.

Quem sofre desta fobia, tem um medo persistente, anormal e injustificado de estar envolvido em jogos amorosos. A pessoa simplesmente não suporta os gestos relacionados à sedução, e evita as carícias, as massagens, os beijos, as preliminares, etc.

O número de fobias possíveis é quase infinito. Leia abaixo sobre alguns dos tipos mais comuns de fobia. O medo é um sentimento normal, ele serve para nos proteger ou alertar sobre o perigo. Todas as pessoas sentem medo de algo, porém quando não é possível controlar esse medo, ele…