Porque Teresa Cristina só usava azul?

Perguntado por: orosa . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.4 / 5 18 votos

Na novela cada personagem tem uma cor específica para seu figurino a da Condessa de Barral é verde, da Pillar amarelo e da Teresa (Leticia Sabatella) é o azul. Em nossas pesquisas descobrimos que o brasão da família real das Duas Cecílias era azul logo a cor, poderia representar suas origens italianas.

imperatriz Teresa Cristina, em 28 de dezembro de 1889, vítima de um ataque cardíaco.

Uma curiosidade: seu nome completo era Teresa Cristina Maria Josefa Gaspar Baltasar Melchior Januária Rosalía Lúcia Francisca de Assis Isabel Francisca de Pádua Donata Bonosa Andréia de Avelino Rita Liutgarda Gertrude Venância Tadea Spiridione Roca Matilde.

Ao sancionar em 1888 uma das mais emblemáticas normas brasileiras — a Lei Áurea —, Isabel Cristina Leopoldina Augusta Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Bourbon e Bragança, popularmente nominada princesa Isabel, "a Redentora", lapidou por definitivo seu nome entre os mais importantes da história nacional.

O nome Teresópolis, é uma homenagem à Imperatriz Teresa Cristina, esposa de D. Pedro II, que encantados com as belezas naturais e climáticas freqüentemente descansavam em férias. A primeira descrição oficial de Teresópolis foi feita em 1788 pelo Dr.

DONA MARIA GABRIELA DE ORLEANS E BRAGANÇA
Sua Alteza Real a Senhora Dona Maria Gabriela Josefa Fernanda Yolanda Micaela Rafaela Gonzaga de Orleans e Bragança, Princesa do Brasil, Princesa de Orleans e Bragança, é a quarta na linha de sucessão ao Trono e à Coroa do Brasil.

Governo Deodoro antecipou expulsão de d. Pedro 2º com medo de reações populares pró-imperador; banimento vigorou até 1920. Às 3h do dia 17 de novembro de 1889, um domingo, d. Pedro 2º e a família imperial deixaram o Rio de Janeiro de forma discreta, sem muitas testemunhas.

Pedro II foi a Guerra do Paraguai, conflito que se estendeu de 1864 a 1870, marcando o fim do auge do seu reinado e o início da sua decadência. A partir daí, a monarquia brasileira passou a ser questionada, o republicanismo começou a ganhar força, e a imagem de d. Pedro II iniciou seu desgaste.

Nunca assumiu o trono, porque a Proclamação da República pôs fim à monarquia. A princesa Isabel era filha de Dom Pedro II, imperador do Brasil entre 1840 e 1889, e é uma figura extremamente conhecida de nossa história por ter assinado a lei que aboliu a escravatura do Brasil – a Lei Áurea.

Maria Leopoldina da Áustria (nascida Leopoldina Carolina Josefa, em alemão: Leopoldine Caroline Josepha von Habsburg-Lothringen; Viena, 22 de janeiro de 1797 — Rio de Janeiro, 11 de dezembro de 1826), foi uma arquiduquesa da Áustria, a primeira esposa do Imperador Pedro I e Imperatriz Consorte do Brasil de 1822 até sua ...

  • Pedro II do Brasil
  • Maria II de Portugal
  • Isabel Maria de Alcântara, Duquesa de Goiás
  • Maria Amélia de Bragança
  • Pedro de Alcântara Brasileiro de Saisset
  • Francisca de Bragança

Significado: De origem incerta. Possivelmente do grego theros (verão) ou de therizo (colher). Outra hipótese é Thirasia, nome de uma das ilhas do arquipélago de Santorini, na Grécia. No Brasil, o nome também é usado no diminutivo por causa da devoção à Santa Teresinha do M Jesus.

Traços gerais da personalidade nome Teresa
Inteligente e corajosa, sensível e intuitiva, tem um forte espírito inventivo mas também pode desenvolver uma personalidade desobediente, contestando ordens e regras que considere limitadoras. Relaciona-se positivamente com os outros, mas é impulsiva e inquieta.

Tereza: Significa “natural de Tera”, “habitante de Tera”. Tem origem no nome grego Therasia, que significa “natural de Tera”, “habitante de Tera”.

Foi nomeada Isabel em homenagem à mãe, de Alexandra como a bisavó paterna, falecida seis meses antes, e Maria como a avó paterna. A família chamava-a de "Lilibet".