Porque vinho da enxaqueca?

Perguntado por: aAvila . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.4 / 5 14 votos

Aquela dor de cabeça pode estar relacionada a compostos orgânicos chamados aminas, encontrados na bebida. Uma delas é conhecida como tiramina, uma amina biogênica que pode estar presente e exercer efeitos tóxicos e farmacológicos, como enxaqueca, vômito, diarreia e elevação da frequência cardíaca.

Dicas: Beba muita água enquanto estiver tomando vinho, para evitar a desidratação. Evite beber de estômago vazio, para minimizar os efeitos do álcool no organismo. Beba com moderação: bebidas alcoólicas devem te trazer prazer, e não dor.

Tanto as bebidas alcoólicas quanto o café provocam dilatação dos vasos sanguíneos, o que acaba aumentando as chances de enxaqueca”, afirma o neurologista e médico do sono Shigueo Yonekura.

Dores de cabeça, é claro. A dica aqui é simplesmente evitar o consumo de vinho tinto e não beber quando estiver de cabeça quente, já que o estresse também atua como vasodilatador, o que é pior para as dores de cabeça. Procure por vinhos que sejam feitos com uvas de baixo teor de taninos, como a Pinot Noir.

Alimentos que podem desencadear as crises de enxaqueca:
Bebidas alcoólicas como: vinho tinto, espumantes e destilados em geral possuem fenóis, aldeídos e sulfetos.

A falta de água, desidratação, é considerada uma das principais causas de ressaca devido ao excesso de álcool. Com a urina o corpo perde ainda substâncias minerais importantes, como magnésio ou potássio. A falta de substâncias minerais dá por sua vez origem às típicas dores de cabeça.

Como dito acima, o álcool age no corpo como uma toxina, contaminando seu funcionamento. Por ser diurético, ele estimula a produção de urina e, consequentemente, nos desidrata. Além disso, irrita o revestimento do estômago, provocando enjoos, e expande os vasos sanguíneos, situação responsável pela forte dor de cabeça.

A ingestão de álcool, ainda que em pequenas quantidades, pode irritar a mucosa do estômago, porque aumenta a quantidade de ácido no local.

Para a maioria das pessoas, a causa da ressaca, seja qual bebida você estiver bebendo, é simplesmente beber muito, de forma rápida, sem comer e pouca água. A solução simples aqui é estar sempre atento à quantidade de álcool que você consome e intercalar com água, mantendo-se sempre hidratado.

O vinho natural é uma das categorias de bebidas mais procuradas hoje nos Estados Unidos, e as alegações de saúde são igualmente inebriantes: beba vinho natural, dizem os defensores, e suas dores de cabeça e ressacas serão menores; você não se sentirá tão desidratado; sua saúde intestinal vai melhorar.

Frequentemente, é agravada pela atividade física, luz, sons ou odores e acompanhada por náuseas, vômitos e sensibilidade a sons, luz e/ou odores. Enxaquecas podem ser desencadeadas pela falta de sono, mudanças no clima, fome, excesso de estimulação dos sentidos, estresse ou outros fatores.

Itens como chocolate, carnes processadas, gorduras, frutas cítricas, bebidas alcoólicas ou com cafeína, laticínios, alimentos com glúten, sementes, oleaginosas, conservas, glutamato monossódico, leveduras e adoçantes artificiais são muito prejudiciais para uma pessoa que sofre de enxaqueca.

Pródromo, aura, dor e pósdromo: entenda sintomas de cada fase da enxaqueca e como lidar com a doença.

Mas então, qual é o mais saudável: cerveja ou vinho? De acordo com alguns especialistas, a cerveja é tão benéfica quanto o vinho, desde que consumida moderadamente: uma taça por dia para as mulheres e duas para os homens.

Conclusão: O vinho tinto ganha de longe, mas a cerveja pode ser melhor do que outras bebidas alcoólicas. Veredicto final: Quando se trata de benefícios para a saúde, o vinho se mostra um melhor “remédio”.

Evite o consumo excessivo de álcool. Opte por um estilo de vida mais saudável, beba mais água e suco para garantir que você aproveite cada momento sem dor de cabeça.

Confira a seguir alguns chás que ajudam a aliviar os sintomas da enxaqueca:

  • Chá de salgueiro branco.
  • Chá de gengibre.
  • Chá de cravo.
  • Chá de açafrão-da-terra.
  • Chá de hortelã-pimenta.
  • Chá de lavanda.
  • Chá de tanaceto.

“A enxaqueca se expressa por meio de uma dor unilateral alternante, pulsante e com duração entre quatro e 72 horas. Se a frequência é de 15 vezes ou mais por mês, durante três meses seguidos, então podemos dizer que é uma enxaqueca crônica”, elucida Hermes.

O que tomar antes de beber para não ter ressaca?

  • Hidrate-se: tome bastante água antes, durante e depois da ingestão de álcool. A ingestão de água é importante em todas as ocasiões da vida do ser humano. ...
  • Tome um suplemento alimentar pré-drink para repor vitaminas.