Quais as 5 etapas da anamnese?

Perguntado por: rpires . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.9 / 5 5 votos

Fique até o final para descobrir quais as etapas da anamnese para você se orientar durante esse procedimento:

  • Identificação do paciente;
  • Entendimento da queixa principal do paciente;
  • Investigação do histórico da queixa;
  • Investigação do histórico médico e familiar do paciente;
  • Solicitação de exames.

As seis partes são: identificação, QP (Queixa Principal), HDA (História da doença atual), HPP (História Patológica Pregressa), História Fisiológica, História Familiar e História Social.

Não se deve confundir a anamnese com a amnésia, esta última a condição de perda total ou parcial da memória, normalmente descrita como a causa de alguma doença neurológica ou de algum tipo de trauma físico, como uma pancada forte na cabeça, por exemplo.

Um profissional da área da saúde deve realizar as 3 etapas básicas de uma análise clínica: a inspeção, palpação e a percussão. No mundo médico, isso é chamado de “tríade médica” – que permite ao profissional ver, sentir e escutar.

Para começar, é preciso fazer uma identificação do perfil do paciente. Nela, observe desde a idade e o sexo até a ocupação e a residência. Também é necessário observar a queixa principal, o sintoma que motivou a busca pelo atendimento, e o HDA ou HMA, que é a história da doença atual.

O que deve constar em um processo de anamnese? Deve constar a identificação do paciente, informações sobre a sua queixa principal, o histórico da doença atual, história patológica pregressa, hábitos de vida e histórico familiar.

Na medicina, a anamnese é o diálogo estabelecido entre profissional de saúde e paciente com o objetivo de ajudá-lo a lembrar de situações e fatos que podem estar relacionados a sua doença. Parte-se de uma queixa principal para entender a doença atual e reconstituir a história clínica daquele paciente.

São elementos obrigatórios da identificação do paciente: nome, idade, sexo, cor/etnia, estado civil, ocupação, escolaridade, religião, naturalidade e procedência e grau de confiabilidade.

Inspeção (visão, olfato) Palpação (tato) Percussão (tato e audição) Ausculta (audição)

Devem constar dados sobre: condições de nascimento e desenvolvimento (parto, aleitamento, dentição, deambulação, fala, aprendizado escolar), passado mórbido (referir todas as doenças desde o nascimento até a moléstia atual, inclusive cirurgias, hospitalizações, exames laboratoriais realizados e traumatismos).

Explorando a doença e a experiência dela; 2. Entendendo a pessoa na totalidade; 3. Elaborando plano conjunto de manejo dos problemas; 4. Incorporando prevenção e promoção de saúde; 5.

De acordo com o Código de Ética Odontológica, o preenchimento da ficha de anamnese é obrigatório. Ela costuma ser realizada em conversas descontraídas entre o cirurgião-dentista e o paciente. Não há a necessidade de tornar esse momento formal, mas é fundamental levá-lo a sério.

A anamnese é uma entrevista realizada pelo médico com o seu paciente durante a consulta em consultório, em que são realizadas perguntas específicas para se chegar ao diagnóstico de uma doença.

Qual a importância da queixa principal em uma anamnese? A queixa principal é o motivo que levou o paciente a procurar atendimento médico. Ela deve ser anotada da forma como o paciente falou, ou seja, você não deve usar termos técnicos, e sim as palavras do paciente.

O quarto capítulo – Primeira Etapa do Processo de Enfermagem: Investigação (Anamnese e Exame Físico) – discute a respeito da investigação para identificar problemas e necessidades do paciente e assim, determinar seu estado de saúde.

A palpação é realizada através das polpas digitais utilizando-se de movimentos suaves e precisos. Basicamente as técnicas utilizadas para a palpação são o deslizamento sobre a pele utilizando os dedos indicadores e polegares.

Em média, uma anamnese completa, como manda o figurino, demora de 30 minutos a uma hora.