Quais as características da fenomenologia?
A fenomenologia surge na filosofia como ciência sobre a experiência que a consciência tem do mundo, a relação entre a consciência do saber humano e o mundo exterior a ela. Portanto, seu principal objetivo é investigar e descrever os fenômenos enquanto experiência consciente.
Como a fenomenologia caracteriza o objeto?
A fenomenologia propõe uma revisão sobre o modo como se dá a percepção. Não busca um objeto ideal a ser descoberto, mas compreender como o fenômeno se apresenta. Entende que as ideias só existem porque são ideias sobre coisas, onde a consciência e o fenômeno não existem separados um do outro, mas numa correlação.
Quais são os três tipos de fenomenologia?
Temos, basicamente, três tipos de Fenomenologia: * 1) Fenomenologia Transcendental de Husserl; * 2) Fenomenologia Existencial de Jean Paul Sartre (1905-1980), e Maurice Merleau Ponty (1908-1961); * 3) Fenomenologia Hermenêutica de Martin Heidegger (1889-1976), Hans Georg Gadamer (n.
Qual é o conceito da fenomenologia?
A fenomenologia é um estudo que fundamenta o conhecimento nos fenômenos da consciência. Nessa perspectiva, todo conhecimento se dá a partir de como a consciência interpreta os fenômenos.
Qual o princípio básico da fenomenologia?
O postulado básico da fenomenologia é a noção de intencionalidade, pela qual toda consciência é intencional, isto é, visa a algo fora de si; a consciência é sempre consciência de alguma coisa.
Qual é a abordagem da fenomenologia?
Resumindo, a abordagem fenomenológica é o cuidado de permitir que os fenômenos se mostrem a partir de si mesmos, e não de pressupostos sobre eles. Esse mostrar-se depende do contexto do mostrar-se, que precisa, portanto, ser levado em conta.
Qual o papel da fenomenologia?
A fenomenologia permite a atitude de inclinação do profissional psicólogo rumo à clarificação dos fundamentos de suas práticas e para tal, o exercício rigoroso proposto pela fenomenologia apresenta-se como um caminho possível de atuação e investigação em Psicologia Clínica.
O que a fenomenologia busca estudar?
O termo fenomenologia significa estudo dos fenômenos, daquilo que aparece à consciência, buscando explorá-lo. O fato de Husserl ter em vista, a todo momento, a subjetividade transcendental,correspondente à tarefa da investigação fenomenológica da constituição de toda validez ôntica.
Como a fenomenologia é aplicada?
A fenomenologia nos faz retornar aos fenômenos experienciais eles mesmos, ao invés de contentar-se com meras especulações e teorias acerca de sua natureza. Ainda, a fenomenologia pode fornecer à psicologia esclarecimentos fundamentais de seus conceitos básicos (atenção, intenção, percepção, conteúdo, etc.).
Onde a fenomenologia é aplicada?
A investigação fenomenológica aplicada à enfermagem permite-nos responder a questões de como a experiência dos seres humanos é vivida e como dá sentido à vida humana, possibilitando-nos compreender como se constrói a realidade tal como é experienciada pelos sujeitos 13.
Qual a proposta do método fenomenológico?
Portanto, o método fenomenológico consiste em retornar a uma experiência anterior ao mundo teórico, anterior aos conceitos, indo em direção ao mundo e a si mesmo, enquanto experiência pré-reflexiva e originária da consciência, retomando toda a riqueza da vivência, que foi descartada pelas tendências da objetividade, da ...