Quais as características do povo goiano?

Perguntado por: rsouza . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 11 votos

Hospitalidade, simpatia e bom humor são a cara e o perfil da maioria dos goianos.

A cultura goiana é bastante atrelada ao campo, ou seja, uma cultura tradicional, com modo característico de falar, se portar e se vestir, associados às suas tradições, festas, rituais, símbolos e outras características que os tornam diferentes das demais culturas existentes.

15 coisas que todo goiano raiz já fez

  • Vestir-se no mais tradicional estilo de peão (mesmo não sendo um) só para visitar as festas agropecuárias; ...
  • Encarar a lama da roça sem medo de atolar (mas acabar atolando)! ...
  • Colher pequi direto do pé ...
  • Visitar as barracas de bugigangas dos viajantes das Congadas;

Arroz com pequi, empadão goiano, galinhada, biscoito de queijo, pamonha e guariroba são alguns dos pratos e ingredientes típicos da cidade.

Além dos bandeirantes, outros povos também tiveram influência na formação do Estado de Goiás, como os negros e os europeus. Os negros eram trazidos da África como escravos para trabalhar nas minas e nas fazendas de cana-de-açúcar, arroz e algodão.

Características da Cultura
possui um caráter simbólico; é adquirida por meio das relações sociais de um grupo; é transmitida para gerações posteriores; não é estática, sendo influenciada por novos hábitos.

Catira ou cateretê é uma dança do folclore brasileiro, em que o ritmo musical é marcado pela batida dos pés e mãos dos dançarinos. De origem híbrida, com inflências indígenas, africanas e europeias, a catira (ou "o catira") tem suas raízes em Goiás, norte de Minas e interior de São Paulo.

Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno.

Goiás é considerado o coração do Brasil, não à toa o brasão de armas possui justamente essa simbologia. A paisagem superior do escudo representa o território que hoje é a capital federal, Brasília. O rebanho exemplifica a principal atividade econômica do Estado.

O nome Goiás origina-se da denominação da tribo indígena “guaiás, que quer dizer “indivíduo igual, gente semelhante, da mesma raça”. A história do estado está na descoberta das suas primeiras minas de ouro, nos séculos XVII e XVIII, iniciada com a chegada dos bandeirantes, vindos de São Paulo em 1727.

O goiano fala “eu ajoelhei”, “eu aposentei”, ao invés de “eu me ajoelhei” e “eu me aposentei”, explica a coordenadora do projeto e professora da UFG, Vânia Cristina Casseb Galvão. De acordo com a professora, 80% dos goianos não realizam a marca de reflexividade na fala.

Berço da música sertaneja, a capital de Goiás também é ponto de encontro para quem gosta de rock, samba, rap e até música clássica.

Sim, o tempo seco, que atinge seu ápice nos meses de agosto e setembro, é o principal responsável pela pele ressecada e as “rachaduras” no corpo especialmente nos cotovelos, mão e... ! Daí a expressão “goiano do pé rachado”.

Goiana | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Pequi

Para quem é do centro-oeste, esta fruta é uma velha conhecida. Com safra entre outubro e janeiro, o pequi é nativo do cerrado brasileiro, consumido largamente por todo o estado de Goiás e nos adjacentes.

A variedade de frutos típicos da região é grande, dentre eles estão: Pequi, Murici, Gariroba, Buriti, Baru, Jilozinho, Pitanga, cajá-manga, Mangaba, Pitomba, Cajuzinho do cerrado, Pera do campo, Ingá, Araticum, Jatobá, dentre outros.

6 pratos típicos de Goiás para provar durante a sua viagem

  • Arroz com pequi. Símbolo do estado, o pequi é um frutinho amarelo que dá cor e sabor às comidas típicas de Goiás. ...
  • Galinhada. ...
  • Matula. ...
  • Empadão goiano. ...
  • Angu de milho verde. ...
  • Pamonha.

Simboliza a miscigenação de três raças – negro, branco e índio, que houve e há na formação das características genéticas e culturais do povo goiano. Fonte: IBGE.

No território goiano há atualmente três povos indígenas aldeados: Karajá, Tapuio e Avá- Canoeiro.

Arraial de Santana

Goiás Velho - A cidade de Goiás, hoje conhecida como Goiás Velho, foi a primeira capital do Estado e surgiu da existência de um vilarejo chamado Arraial de Santana, fundado em 1727 por Bartolomeu Bueno, filho de Bartolomeu Bueno da Silva, o bandeirante conhecido como Anhangüera, que havia partido de São Paulo em ...

A cultura compreende o conjunto de costumes e tradições de um povo os quais são transmitidos de geração em geração. Como elementos culturais representativos de um determinado povo destacam-se: língua, crenças, comportamentos, valores, costumes, religião, folclore, dança, culinária, arte, dentre outros.