Quais as classificação de LPP?

Perguntado por: rmorais . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.9 / 5 17 votos

A lesão por pressão apresenta um sistema de classificação bem definido, de acordo com a extensão do dano tissular. Estágio 1 Pele íntegra com eritema que não embranquece. Estágio 2 Perda da pele em sua espessura parcial com exposição da derme. Estágio 3 Perda da pele em sua espessura total.

Classificação de feridas
Quanto ao mecanismo de lesão as feridas podem ser descritas como incisas, contusas, lacerantes ou perfurantes. As feridas incisas ou cirúrgicas são aquelas produzidas por um instrumento cortante. As feridas limpas geralmente são fechadas por suturas.

FERIDA qualquer lesão na integridade da pele e tecidos adjacentes . Classificação da UP pelo comprometimento tecidual: • Estágio I: comprometimento da epiderme; Estágio II: comprometimento até a derme; • Estágio III: comprometimento até o subcutâneo; • Estágio IV: comprometimento do músculo e tecido adjacente.

Lesão por Pressão Estágio 1: Pele íntegra com eritema que não embranquece. Pele íntegra com área localizada de eritema que não embranquece e que pode parecer diferente em pele de cor escura (Figuras 12, 13 e 14).

Lesões por pressão (LPP) causam dano considerável aos pacientes, dificultando o processo de recuperação funcional, frequentemente causando dor e levando ao desenvolvimento de infecções graves, também têm sido associadas a internações prolongadas, sepse e mortalidade.

A Membrana Regeneradora Porosa Membracel é muito indicada para o tratamento de lesões por pressão (grau II e grau III), pois protege a região lesionada e favorece a formação do tecido de granulação, etapa essencial do processo de cicatrização.

O tipo de exsudato pode ser descrito como seroso, serossanguinolento, sanguinolento, purulento, amarelo, marrom ou verde.

Lesões traumáticas: contusões, lacerações e pelo estiramento muscular. Lesões atraumáticas: cãibras e dor muscular tardia. Lesões parciais: acometem parte do músculo. Lesões totais: abrangem a totalidade do músculo e acarretam deformidade aparente, causa assimetria e perda da movimentação ativa.

Corte ou incisão: quando é causada por algum tipo de lâmina - faca ou bisturi, por exemplo. Contusão: são as esquimoses, fraturas ou luxações, causadas por objetos que causam trauma ou choque nos tecidos. Perfuração: são as feridas causadas pela perfuração em um ou em vários tecidos, como a causada por armas de fogo.

Tipos de feridas

  • Feridas agudas.
  • Agentes causais.
  • Grau de contaminação.
  • Feridas crônicas.
  • Feridas superficiais.
  • Feridas profundas.
  • Feridas simples.
  • Feridas complexas.

Fases da Cicatrização: inflamatória, proliferativa, maturação e mais! | Colunistas

  • Fase inflamatória.
  • Fase proliferativa.
  • Fase de maturação.
  • Leituras relacionadas.

3.3- Tipos de cicatrização de feridas
Existem três formas pelas quais uma ferida pode cicatrizar, que dependem da quantidade de teci- do lesado ou danificado e da presença ou não de in- fecção: primeira intenção, segunda intenção e tercei- ra intenção (fechamento primário retardado).

Os sintomas da lesão por pressão variam dependendo do estágio da lesão. Nos estágios iniciais, a área afetada costuma ser vermelha e sensível ao toque, além de ligeiramente inchada. Na medida em que a lesão progride, a pele vai se tornando mais escura e forma uma ferida aberta.

GRAUS DE LESÃO POR PRESSÃO
Estágio 3: perda de espessura total da pele envolvendo dano ou necrose dos tecidos subcutâneos, mas não através da fáscia subjacente e não se estendendo ao osso, tendão ou cápsula articular subjacente.

Lesão por pressão é um dano localizado na pele e/ou tecidos moles subjacentes, geralmente sobre uma proeminência óssea ou relacionada ao uso de dispositivo médico ou a outro artefato. A lesão pode se apresentar em pele íntegra ou como úlcera aberta e pode ser dolorosa.

Exsudatos são líquidos, CÉLULAS ou outras substâncias celulares eliminados vagarosamente dos VASOS SANGUÍNEOS (geralmente em tecidos inflamados). Transudatos são líquidos que passam para o ESPAÇO EXTRACELULAR dos TECIDOS através de uma membrana ou [sob pressão] de tecidos.