Quais as cores para crimpar?

Perguntado por: uvasconcelos . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.7 / 5 14 votos

Padrão utilizado para crimpar cabos usando conectores RJ45.

  • Verde Claro;
  • Verde Escuro;
  • Laranja Claro;
  • Azul Escuro;
  • Azul Claro;
  • Laranja Escuro;
  • Marrom Claro;
  • Marrom Escuro.

A montagem de cabos do tipo T568A usa a sequência de cores de pinos: 1-branco e laranja, 2-laranja, 3-branco e verde, 4-azul, 5-branco e azul, 6-verde, 7-branco e marrom, e 8-marrom.

Nas figuras abaixo é possível ver qual a ordem das cores em cada padrão: Padrão T568A: Verde/Branco, Verde, Laranja/Branco, Azul, Azul/Branco, Laranja, Marrom/Branco, Marrom.

Antes de você começar a realizar a montagem de um Cabo de Rede, é muito importante que você saiba quais são as 2 sequências para que você tenha a melhor qualidade de transmissão de internet em sua casa. Que são elas, 568A e 568B.

Existem dois padrões que são os mais utilizados, são eles o padrão EIA/TIA 568A e EIA/TIA 568B, cada qual com suas características que nada se diferem quanto a seu desempenho ou qualquer outra característica física do cabeamento, a única diferença está na posição dos seus pares na hora de crimpar.

Olha, o cabo composto geralmente tem três pontas com cores padronizadas. A amarela serve pra mandar o sinal de vídeo pra tela. Já a branca e a vermelha trabalham juntas pra dar conta do som. E as portas dos aparelhos costumam vir com as mesmas cores desses plugs pra ficar mais fácil de pôr no lugar certo.

Falando assim, pelo nome, muitas pessoas podem não perceber, mas se comentar sobre aquele cabo com três pontas - uma amarela, uma branca e uma vermelha - é praticamente certo que muitos vão visualizar esse cabo. Este cabo colorido e com um pino em sua ponta é conhecido como cabo RCA.

Quando os cabos são crimpados de forma incorreta, um dado chega antes do outro gerando um erros e tendo que fazer retransmissões, às vezes a rede até cai com isso.

No que diferem
Como pode se notar há uma inversão nos pares do padrão 568A, pinos 3 e 6 do par 2, para pinos 1 e 2 no padrão 568B.

MONTAGEM DO CABO
EIA/TIA 568A: branco-verde, verde, branco-laranja, azul, branco-azul, laranja, branco-marrom, marrom. EIA/TIA 568B: branco-laranja, laranja, branco-verde, azul, branco-azul, verde, branco-marrom, marrom. Essa ordem é seguida da esquerda para a direita.

Categorias T568A e T568B
No entanto, a diferença entre essas duas categorias se dão aos pares; laranja/branco e verde/branco, que correspondem aos pinos 1 & 2, 3 & 6, serem trocados na montagem do cabo, como ilustrada na Figura 1 abaixo.

Entre os cabos de rede mais utilizados atualmente estão os do tipo coaxial, pares trançados, fibra óptica e USB-C. Por conta dos avanços tecnológicos, alguns modelos, como o serial, paralelo e cruzado, estão caindo em desuso e sendo substituídos por opções que oferecem maior velocidade de transmissão.

Vamos simplificar e falar dos principais padrões de cabos de rede: Cat5, Cat5e, Cat6, Cat6a.

  1. Cat5 – até 100mb/s e 100 metros. ...
  2. Cat5e – 1.000 Mbps, 100 metros. ...
  3. Cat6 – Até 10 Gbps, 50 e 100 metros, 250 Mhz. ...
  4. Cat6a – Até 10 Gbps, 100 metros, 500 Mhz.

Para descobrir a categoria de um cabo de rede, a princípio, basta conferir a informação decalcada na sua parte externa.

Os cabos de categoria 8 conseguem chegar perto do nível da fibra óptica em termos de velocidade de transmissão, conseguindo atingir até 40Gbps em distâncias de até 30 metros, ou seja, se você tiver uma distância maior do que essa para cobrir, apesar da alta velocidade, é mais indicado ficar com os cabos CAT7.

O cabo CAT5E tem quatro pares, pq tem quatro pares. Ocorre que além de ter quatro pares, ele também tem características que permitem a transmissão a 100Mbps (e a 1Gbps, no caso da conexão gigabit).

Normas T568A e T568B
T568A e T568B são as duas normas de pinagem do RJ45 que especificam a atribuição dos 8 fios dentro do conector. Estes fios codificados por cores devem ser inseridos corretamente em seus locais específicos da pinagem, para o funcionamento adequado de uma rede Ethernet.

Diferenças visuais entre CAT5e vs. CAT6. Na maioria das vezes, a categoria do cabo estará impressa no cabo. Caso não esteja, você não será capaz de identificar a categoria do cabo por cor ou por conector RJ45, mas os cabos CAT6 são normalmente mais grossos que os cabos CAT5e por usarem cabos de cobre mais grossos.

Para fazer isso, introduza o cabo na parte que possui uma lâmina e corte o revestimento, mas não os fios no interior. Encaixe o cabo até a lamina ficar posicionada no ponto em que será cortada a capa. Em seguida, aperte suavemente a ferramenta de crimpagem e gire-a para cortar completamente o revestimento.

O cabo azul claro é utilizado para condutores neutros.
Geralmente, esse tipo de condutor não tem carga e é utilizado para criar uma diferença de potencial em relação ao condutor com energia — o condutor fase. Isso é o que faz a corrente elétrica fluir e estabelece a referência para circuitos de 127V.

– Plug vermelho: esse é o plugue onde passa o sinal de áudio; – Plug branco: por esse daqui também passa o sinal de áudio (conferindo o estéreo).