Quais as favelas da Zona Sul?

Perguntado por: aaguiar . Última atualização: 19 de maio de 2023
4 / 5 11 votos
  • Cantagalo/Pavão-Pavãozino - Controlada pela polícia.
  • Cruzada São Sebastião - ADA.
  • Vidigal - ADA.
  • Rocinha - ADA.
  • Babilônia/Chapéu Mangueira - Controlada pela polícia.
  • Dona Marta - Controlada pela polícia.
  • Cerro Corá - CV.
  • Ladeira dos Tabajaras - Controlada pela polícia.
  1. 1 - Heliópolis. É a maior favela de São Paulo com mais de 200 mil habitantes. ...
  2. 2 - Paraisópolis. Também na zona sul, na Vila Andrade, é a segunda maior favela da cidade, com 330 mil m² e cerca de 100 mil habitantes. ...
  3. 3 - Nova Jaguaré Abrange 4.500 casas na zona oeste. ...
  4. 4 - Recanto do Paraíso. ...
  5. 5 - Jardim Iporanga / Esmeralda.

zona sul

Paraisópolis é um bairro favelizado, localizado na zona sul da cidade de São Paulo, e pertencente ao distrito de Vila Andrade. É derivado do loteamento de Paraisópolis, e sua população, aferida no Censo de 2010, era de 42 826 habitantes.

Cinque Terre – as favelas mais bonitas do mundo.

Dentro e ao longo dos limites do Capão Redondo, existem 83 favelas com aproximadamente 29000 domicílios no total.

Paraisópolis

Uma das maiores favelas do País, a comunidade é emblemática por fazer divisa com o Morumbi, bairro de alto padrão. Conforme informações da Secretaria Municipal de Habitação, Paraisópolis é a maior favela da capital.

Comando Vermelho (CV).
Mais poderosa facção do tráfico do RJ, com ramificações pelo Brasil, domina vastas áreas nas zonas Sul e Norte — como a Rocinha, o Complexo do Alemão e a Cidade de Deus. Sob seu jugo estavam 2 milhões de fluminenses, segundo o Geni/UFF, com dados de 2022.

O ranking das dez maiores favelas do Brasil pela prévia do Censo 2022 inclui, ainda, Rio das Pedras (Rio de Janeiro), Beiru/Tancredo Neves (Salvador), Heliópolis (São Paulo), Paraisópolis (São Paulo), Pernambués (Salvador), Coroadinho (São Luís), Cidade de Deus/Alfredo Nascimento (Manaus) e Comunidade São Lucas (Manaus ...

Em Vila Isabel, Riachuelo e na região da Mangueira, três novas favelas estão sendo erguidas. As construções irregulares vêm crescendo nos últimos anos. A de Vila Isabel fica na Rua Maestro Ernesto Nazaré.

Cantagalo-Pavão-Pavãozinho

Cantagalo-Pavão-Pavãozinho é um conjunto de favelas situado na fronteira entre os bairros de Ipanema e Copacabana, na Zona Sul do município do Rio de Janeiro, no Brasil. Possui cerca de 5000 moradores.

Heliópolis possui aproximadamente 1 milhão de metros quadrados e se localiza na região sudeste da cidade de São Paulo, a 8 km do centro. Em sua área, hoje vivem cerca de 200 mil habitantes, o que faz de Heliópolis a maior favela de São Paulo. Os barracos deram origem as construções de alvenaria.

Rocinha

Visita à Rocinha, a mais famosa favela do Brasil, em companhia de morador local, nascido e criado na Rocinha e que lá vive há mais de 50 anos, o sr Aílton Araújo , pessoa conhecida em toda a comunidade!

São Paulo tem 2.087 favelas, o equivalente a 33% das favelas nacionais, e o Rio tem 1.332 (21%), mas as características desses locais de moradia são muito distintas nos dois Estados.

O Vila Olímpia está localizado na zona sul e faz parte dos bairros mais valorizados de SP. A região é excelente para imóveis comerciais, inclusive, há quem chame o bairro de Vale do Silício brasileiro. Em 2020, o metro quadrado na Vila Olímpia foi avaliado em mais de R$ 16 mil.

As principais decisões do chamado "tribunal do crime" do PCC (Primeiro Comando da Capital) se concentram na favela de Paraisópolis, na zona sul de São Paulo, de acordo com processos criminais analisados pelo UOL.

HELIÓPOLIS - MAIOR FAVELA DE SÃO PAULO.

As favelas que lideram o ranking são:

  • Cidade de Deus - 41 tiroteios;
  • Rocinha - 32 tiroteios;
  • Jacarezinho - 23 tiroteios;
  • Vila Kennedy - 13 tiroteios.

O Morro do Vidigal, em São Conrado, na zona sul do Rio de Janeiro, é um local considerado privilegiado devido à tranquilidade que se instalou na comunidade nos últimos anos com a implantação de uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP).

A Rocinha foi, por muitos anos, uma das favelas mais seguras do Rio. Seu mergulho em batalhas sangrentas é simbólico do esfacelamento da cidade.

Alberto Mota Gonçalves

Alberto Mota Gonçalves, conhecido como “Capão”, chefe do tráfico de drogas na região do Capão Redondo, foi detido junto aos comparsas Jorge Yuri Barbosa, o “Orelha” e Higor Lourival Nascimento, o “De Menor”.

Favela da Rocinha

O Censo 2022 indicou para a população Brasileira uma reorganização do ranking de maiores favelas do Brasil. Há décadas, a Favela da Rocinha, no Rio de Janeiro, ocupava o topo da lista, sendo a maior favela do Brasil e, também, uma das favelas mais conhecidas no mundo.